logo toda gestação dura 1000 dias

Bebê nas primeiras semanas de vida

Foto: Marcello Caldin

Amamentação, atenção aos sinais de perigo, higiene, vacinas, exames, documentação, entre tantos outros aspectos, são muito importantes nos primeiros dias do bebê. No início da vida, ele precisa de muita atenção e carinho da mãe, do pai, da família, da comunidade e, também, do serviço de saúde. 

Para tirar suas dúvidas sobre os cuidados necessários com o bebê recém-nascido, leia a entrevista com Regina Reinaldin, enfermeira da coordenação nacional da Pastoral da Criança. 

Por que devemos dar tanta atenção à primeira semana de vida do bebê?

Este período é o mais delicado, pois algumas doenças podem aparecer rapidamente e costumam ser graves. Por isso, os cuidados na primeira semana de vida previnem a morte dos recém-nascidos e asseguram o cumprimento do 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável [“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”], proposto pela ONU.

regina reinaldin enfermeira da pastoral da crianca

 Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança

Que testes e exames o bebê deve fazer? E que vacinas o bebê deve tomar na primeira semana de vida?

As vacinas da primeira semana são: a BCG, que é contra a tuberculose; e a Hepatite B. Os testes são: o Teste do Pezinho, que vai diagnosticar as doenças genéticas; o Teste do Olhinho, que verifica a existência de tumores ou catarata congênita; o Teste da Orelhinha, que vai identificar surdez severa ou profunda; e, também, o Teste do Coraçãozinho, com o qual é possível identificar se o bebê tem algum problema, doença do coração. 

Como agir caso o bebê nasça com baixo peso?

Dra. Zilda

“Gostaria de lhe dizer que as crianças que mamaram no peito e receberam muito amor, sentem mais facilidade em se dar bem com as pessoas para o resto da vida”.

Papa Francisco

“Digamos juntos do fundo do coração: nenhuma família sem teto, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhum povo sem soberania, nenhuma pessoa sem dignidade, nenhuma criança sem infância, nenhum jovem sem possibilidades, nenhum idoso sem uma veneranda velhice.”.

São considerados de baixo peso alguns bebês com peso abaixo de dois quilos e meio. Eles precisam ficar internados no hospital por mais tempo, para receber cuidados especiais. É importante amamentar o bebê e deixar o corpo dele sempre junto da mãe, para que se mantenha quentinho e se sinta como se ainda estivesse dentro da barriga da mãe. O pai também pode ficar com o bebê junto ao seu corpo, para ir reforçando a ligação dos dois e ajudar a mãe. O bebê com baixo peso deve mamar mais vezes ao dia e à noite também. O bebê só deve tomar as primeiras vacinas, da BCG e da Hepatite, quando pesar mais de dois quilos.

Leia também:
O papel da comunidade nos primeiros dias do bebê
O bebê na primeira semana de vida

Leia a entrevista na íntegra: 1294 - Entrevista com Regina Reinaldin - Cuidados na primeira semana de vida (.PDF)

 

 

 

 

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1294 - 18/07/2016 - Cuidados na primeira semana de vida

Sul
 
Norte