A gestação e os dois primeiros anos de vida de uma criança compreendem o que chamamos de “primeiros 1000 dias de vida”. Este período recebe cada vez mais atenção, pois muitas pesquisas mostram que tudo o que ocorrer de positivo ou negativo nesta fase pode gerar impactos em curto e em longo prazo para o ser humano.
Fatores ambientais como a má alimentação, uso de cigarros, drogas ou álcool durante a gestação, condições de vida ruins, circunstâncias estressantes contínuas, como a violência e a negligência, impactam diretamente na saúde, crescimento e desenvolvimento das crianças e podem se tornar permanentes se não houver uma intervenção rápida e eficaz.
Neste sentido, os primeiros 1000 dias se tornam uma especial “janela de oportunidades” para garantir cuidados necessários para construir seres humanos saudáveis e que consigam atingir seu pleno potencial de desenvolvimento.
Na entrevista a seguir, a nutricionista Caroline Dalabona, da equipe técnica da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, fala mais sobre este assunto.
ENTREVISTA COM: Caroline Dalabona, Nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
Caroline Dalabona - Nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
Caroline, o que são os primeiros mil dias e por que são tão importantes?
Os primeiros mil dias do bebê compreendem o período da gestação, do primeiro ano de vida e do segundo ano de vida. E eles são tão importantes porque o que acontece durante esses mil dias repercute na vida da criança em curto, médio e longo prazo. Muitas pesquisas mostraram, por exemplo, que se o bebê sofre desnutrição no útero, ele tem uma chance maior de, lá na vida adulta, desenvolver doenças crônicas como diabetes, hipertensão, problemas no coração, porque nessa formação dentro do útero esse bebê não recebeu toda quantidade de nutrientes necessária para que a formação dos seus órgãos fosse adequada e isso compromete os órgãos no futuro.
Quais são os cuidados que a gestante deve ter durante o pré-natal?
Durante o período da gestação é fundamental ela fazer todo o pré-natal, ir regularmente nas consultas, seguir as recomendações médicas, fazer os exames necessários; tudo isso contribui para que essa gestação consiga se desenvolver de forma saudável. Além disso, é super importante a gestante ter hábitos saudáveis de vida. Por exemplo: é fundamental não fumar, não ingerir nenhuma bebida alcoólica, consumir alimentos saudáveis diversificados, variados para que ela tenha maior diversidade de nutrientes possível e também praticar alguma atividade física, sempre recomendada e orientada por um profissional de saúde. Todos esses cuidados são fundamentais durante a gestação.
Programa de rádio Viva a Vida 1616 - 12/09/2022 - Primeiros Mil Dias de Vida do Bebê
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Depois do nascimento, os primeiros mil dias prosseguem. Caroline, quais são as orientações para os dois primeiros anos de vida do bebê?
Bom, a primeira orientação fundamental é o leite materno. Todo bebê precisa mamar até os 6 meses somente leite do peito sem qualquer outro tipo de alimento, água ou chá. Depois desse período ele precisa começar a introdução de alimentos que complementam o leite materno. Aí sim, é superimportante oferecer nesse momento alimentos saudáveis para esse bebê. Tudo isso vai garantir saúde para essa criança, para o seu desenvolvimento e para o seu crescimento. Além da questão de saúde e alimentação, garantir o próprio desenvolvimento dessa criança. Então, propiciar para esse bebê oportunidades para que ele consiga desenvolver tanto a linguagem como o desenvolvimento motor, como a questão cognitiva são importantes. Ou seja, muito afeto, muito carinho, muito colo, muita atenção, muita conversa, muita leitura, muita brincadeira para que ele consiga desenvolver sua plena capacidade.
Qual pode ser a contribuição do pai e da família durante os primeiros mil dias de vida do bebê?
O pai deve fazer o papel de pai. Ele só não consegue amamentar a criança, mas ele consegue participar de todos os outros cuidados com o bebezinho. Dar banho, trocar fraldas, fazer as brincadeiras, conversar com esse bebê, dar muito colo, muito carinho, muito amor. Tudo isso cria uma conexão grande, laços de afeto dentro dessa família e que são fundamentais para o desenvolvimento dessa criança. E a própria família pode também dar esse suporte nos momentos de necessidade, ajudar nas tarefas de casa. Tudo isso contribui para que esse bebê cresça num ambiente cheio de afeto, carinho, amor, atenção e que, sem dúvida, faz a diferença no desenvolvimento dele.
Leia a entrevista na íntegra: 1616 - 12/09/2022 - Primeiros Mil Dias de Vida do Bebê (.PDF)
3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.”
A Pastoral da Criança, sabendo da importância e por meio da campanha dos primeiros mil dias de vida, orienta, incentiva e intensifica os cuidados durante a gravidez e na primeira infância.
Dra. Zilda
“Para construir a paz é preciso começar com a criança desde a gestação. Os primeiros anos de vida são os principais para que a criança adquira valores culturais e se transformem em sementes da paz.”
Papa Francisco
“As crianças são o futuro da família humana: cabe a todos nós promover o seu crescimento, saúde e serenidade”.