Clique aquiSabemos que as crianças são curiosas, ativas e rápidas e todo cuidado é pouco, principalmente quando estão brincando. No entanto, o brincar não pode se originar de uma superproteção, pois pode se tornar prejudicial. É importante que as crianças corram pequenos riscos já que isso influenciará no seu desenvolvimento e no modo de enfrentar situações mais complicadas na vida adulta.

É claro que quando dizemos que as crianças devem correr riscos não queremos dizer que devem ser expostas a perigos. Para isso é necessário que elas tenham espaços seguros e a supervisão dos pais ou de quem cuida da criança para evitar acidentes.

Segundo a ONG Criança Segura, os acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças no Brasil. As causas mais comuns são queda, queimadura, trânsito, intoxicação, sufocação e engasgamento.

Não podemos deixar de mencionar o risco de desaparecimento de crianças. Todos os anos, 40 mil crianças e adolescentes somem no Brasil, e entre 10% e 15% não retornam para suas casas.

Por isso precisamos garantir as brincadeiras das crianças e tomar os cuidados necessários para que esta atividade tão importante seja saudável e contribua com o desenvolvimento infantil.

Clique aqui e saiba como prevenir acidentes