1743 entrevista desenvolvimento infantilFoto: Arquivo/Agência Brasil

Cada marco de desenvolvimento atingido por uma criança representa uma conquista não somente para ela, mas também para sua família e sua rede de apoio, como a Pastoral da Criança.

O desenvolvimento integral da criança depende de fatores como saúde, higiene, alimentação, convívio social e educação. Cada vez mais, a temática da tecnologia, especialmente das telas, ganha importância nessa discussão.

É consenso que o excesso do uso de telas atrapalha o desenvolvimento infantil. Por outro lado, a convivência real com a família e as brincadeiras ao ar livre ajudam a criança a se desenvolver.

Na entrevista a seguir, abordamos os principais pontos sobre o desenvolvimento infantil, os Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs) da Pastoral da Criança e os prejuízos do uso excessivo de telas.

Na sessão “saiba mais” você encontra importantes matérias sobre o desenvolvimento infantil, como o impacto do estresse tóxico no desenvolvimento da criança e a importância de lugares seguros para os pequenos brincarem.

 

Saiba mais

Fevereiro é o mês do Mutirão em Busca das Gestantes

Desenvolvimento infantil

O impacto do estresse tóxico no desenvolvimento infantil

A importância dos IOCs no desenvolvimento cerebral

Espaços seguros para as crianças brincarem

 

1743 entrevistado desenvolvimento infantil

Dra. Ana Lea, pediatra, coordenadora e líder da Pastoral da Criança da comunidade Flores do Campo, em Londrina, Paraná.

ENTREVISTA COM: Dra. Ana Lea, pediatra, coordenadora e líder da Pastoral da Criança da comunidade Flores do Campo, em Londrina, Paraná.

Por que brincar é tão importante para um bom desenvolvimento infantil?

Olha, o brincar é essencial para que a criança desenvolva criatividade,
desenvolva sua imaginação, desenvolva a capacidade de interação social, de interagir com outras pessoas, de formar um raciocínio, de formar uma opinião. Então, o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo dessas crianças. Estudos também já mostram que bebês cujos pais contam histórias, pegam um livrinho infantil e leem historinhas para esses bebês, eles desenvolvem a linguagem antes. A recomendação é que isso seja feito desde os três meses de idade.

Como dar atenção e respeitar as etapas do desenvolvimento de cada criança? Cada criança tem seu tempo, não é?

Nós temos o que a gente chama de marcos de desenvolvimento. Em alguns períodos da vida, essas crianças, elas atingem alguns marcos que podem variar de uma criança para outra. Porém, alguns marcos, eles precisam estar presentes até uma faixa etária limite, para que a gente considere que essa criança está se desenvolvendo bem. Toda essa evolução do desenvolvimento é necessária para que a criança vá construindo uma biomecânica do seu corpinho, para que ela se torne uma criança saudável, integralmente saudável. Então, primeiro se senta com apoio, depois senta sem apoio; depois começa a ficar de quatro para engatinhar, depois começa a engatinhar; do engatinhar começa a se colocar em pé, aí fica em pé com apoio; depois fica em pé sem apoio, aí começa a ir. Por volta de um aninho, já entende o seu nome quando é chamado, pode começar a falar algumas palavras. Então, com um aninho e meio já é esperado que ela fale algumas coisas. Dois aninhos, já tem que estar falando várias palavrinhas e formando algumas pequenas frases de duas palavrinhas. Com três aninhos, essa criança já tem que estar conversando. Ela pode falar um pouco errado ainda, mas tem que estar conversando e entendendo perfeitamente a informação de um adulto.

O que não pode faltar para que as crianças se desenvolvam melhor e integralmente?

O afeto estimula o desenvolvimento. Então, nós sabemos que onde há falta de amor, onde há violência, mesmo que seja violência psíquica, a criança não se desenvolve adequadamente. Ela vai ter prejuízo no seu desenvolvimento. A violência, seja ela física ou psíquica, é um tipo de estresse, que a gente chama de estresse tóxico, que interfere profundamente no desenvolvimento cognitivo dessas crianças. Então, essa questão do amor, do amor ao próximo, de passar para as famílias essa noção do afeto, essa noção da não violência, isso é muito importante no trabalho do líder com relação ao desenvolvimento dessas crianças.

A senhora tem mais alguma orientação que gostaria de acrescentar sobre o desenvolvimento infantil?

Hoje, o que mais me preocupa é a saúde mental e o desenvolvimento infantil, considerando que nós temos hoje um abuso no uso da tecnologia, das redes sociais, das telas por crianças. E muitas vezes isso vem também como reflexo do mau uso que os pais fazem. Porque nós vemos hoje que a Internet, as redes sociais, os videogames estão inseridos dentro da realidade de todas as famílias. Porém, a maioria não tem informação sobre a nocividade disso para o desenvolvimento infantil, sobre os prejuízos. Mas nós vemos também que há famílias em que os pais também estão fazendo mau uso e, muitas vezes, deixando as crianças relegadas a segundo plano, porque eles mesmos estão nas redes sociais. Eles mesmos estão fazendo uso excessivo. Eles mesmos estão com problemas de saúde mental relacionados ao uso excessivo. O apelo que eu faço aos líderes, hoje, é para que prestem atenção nisso.

1743 mensagem desenvolvimento infantil

Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Maria Inês Monteiro de Freitas.

(MENSAGEM) Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Maria Inês Monteiro de Freitas. Maria Inês, o que uma criança precisa para se desenvolver bem?

Olá a todos! Desde que foi fundada, a Pastoral da Criança reforça a necessidade e a importância de acompanhar o desenvolvimento de uma criança em todas as áreas: na saúde, na parte cognitiva, na parte psicológica e até mesmo na parte familiar e social. Tudo contribuiu para o desenvolvimento infantil. Por isso, os líderes da Pastoral da Criança orientam as gestantes e a família de bebês e crianças como observar se a criança está se desenvolvendo bem e sobre como promover oportunidades de melhorar ainda mais as condições de vida, nutrição, saúde e do brincar para que as crianças possam se desenvolver ainda mais. E como é bonito ver uma criança crescer e se desenvolver bem. Já no Evangelho, nós lemos que Jesus crescia em estatura, sabedoria e graça. Isso é o que queremos para nossas crianças: um desenvolvimento integral, saudável e cheio de amor.

 

 

 

Programa de rádio Viva a Vida 1743 – 17/02/2025 – Desenvolvimento infantil

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Leia a entrevista na íntegra

1743 – 17/02/2025 – Desenvolvimento infantil

 

44º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

4.2 Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário

Dra. Zilda

“Líder, como é maravilhoso o seu trabalho, tão humilde, tão simples e que, por ser feito com tanto amor e dedicação, faz verdadeiros milagres, em busca de vida plena para todos”.

Papa Francisco

“As crianças são o futuro da família humana: cabe a todos nós promover o seu crescimento, saúde e serenidade”.

1743 url desenvolvimento infantil