1642 alimentação infantil entrevista

Acervo da Pastoral da Criança

O Dia Mundial da Infância, celebrado anualmente em 21 de março, tem como objetivo promover reflexões sobre a importância dessa fase da vida e propor ações voltadas para a defesa dos direitos das crianças.

Cuidar e proteger os direitos das crianças é fundamental, pois preservando a infância contribuímos para o desenvolvimento integral. Nisso se incluem os direitos básicos, como condições dignas de moradia, saneamento básico, saúde, alimentação saudável, educação, brincar, ser ouvida e respeitada em família e sociedade.

ENTREVISTA COM: Irmã Veroni Medeiros, Vigária Provincial das Irmãs Escolares de Nossa Senhora e especialista em Educação Infantil

Quais são os maiores desafios que as crianças enfrentam nos dias de hoje?

Hoje vemos que ainda há crianças vivendo na extrema pobreza, com fome, desnutridas, outras são obesas, rejeitadas pelos pais, desrespeitadas em seus direitos fundamentais. Infelizmente, ainda tem criança que trabalha quando deveria brincar, que não tem escola, não tem saneamento e em muitas situações vive na rua sem o aconchego de um lar para viver com amor e dignidade.

1643 irma veroni medeiros dia mundial da infancia

 Irmã Veroni Medeiros, Vigária Provincial das Irmãs Escolares de Nossa Senhora e especialista em Educação Infantil

Todos queremos que nossos filhos alcancem o máximo de desenvolvimento. O que podemos fazer para ajudá-los nisso?

O melhor que se pode fazer é oferecer aos filhos um ambiente afetuoso, seguro e com liberdade para explorar o mundo ao seu redor. Sabemos que o cérebro do bebê começa a se formar ainda no período da gestação, por isso, conversar, cantar e estimular o bebê desde o ventre materno é tão importante. E depois que ele nascer, conversar com o bebê, falando devagar e olhando nos seus olhos, favorece e fortalece a criação de um vínculo afetivo mais forte e duradouro.

No cuidado e na educação das crianças pequenas sempre estamos diante de dois extremos: a superproteção ou o desinteresse, a negligência, o abandono. Como os pais podem chegar ao meio termo, ao equilíbrio desse dilema?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1643 - 20/03/2023 - Dia Mundial da Infância

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

As crianças estão atentas aos mínimos detalhes e o exemplo dos pais fala mais do que as palavras. As crianças devem ser respeitadas e as comparações evitadas para que elas se sintam sempre incentivadas e estimuladas a buscar conhecimento e aprender mais. É preciso respeitar o ritmo de cada criança e conversar com elas de forma natural.

Só podemos construir um mundo melhor a partir da garantia dos direitos das crianças. Quais são os novos direitos das crianças?

Toda criança tem direito de nascer e ser feliz. Tem direito que sua mãe faça os exames de pré-natal. Ao nascer, ela tem o direito de ficar com os pais, de ser amamentada e de ficar no colo. A criança tem o direito de ter o sono tranquilo e de dormir de barriga para cima. Também tem o direito de receber todas as vacinas, de brincar, de ser estimulada, de receber limites e de não ser comparada com outra criança. Ela tem o direito de ser amada e de viver num ambiente de paz e harmonia.

Sempre nos referimos à criança numa perspectiva de futuro. “Amanhã, quando ela crescer...” No entanto, para uma criança nunca podemos responder “amanhã”, porque o seu nome é “hoje”. Como fazer diante dessa urgência da criança?

Todos nós somos responsáveis pela educação das crianças. Ela precisa ser olhada e cuidada, hoje, no tempo dela. Amanhã pode ser tarde. A criança precisa ser estimulada todos os dias, ela tem necessidade de brincar e escolher suas brincadeiras. Os pais devem estar presentes na vida da criança. Acompanhar o seu crescimento e ver o quanto ela se desenvolve a cada dia. Olhar, conversar, brincar, cantar, passear juntos e conviver é muito importante.

 

Leia a entrevista na íntegra

1643 - 20/03/2023 - Dia Mundial da Infância (.PDF)  

 

1616º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

"Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis."

Reflexão: como assegurar todos os direitos das nossas crianças? De fato, a data não surgiu por acaso e exige de toda a sociedade medidas urgentes para modificar tristes realidades. Por isso, os líderes conversam com as famílias sobre a importância de amar, cuidar e proteger as crianças para que elas cresçam com saúde e possam se desenvolver num ambiente de paz e de muito amor.
Para que todos tenham vida!

 

Dra. Zilda

“As crianças, quando estão bem cuidadas, são sementes de paz e esperança. Não existe ser humano mais perfeito, mais justo, mais solidário e sem preconceitos que as crianças.”

Papa Francisco

"Cada criança marginalizada, abandonada por sua família, sem escolaridade, sem cuidados médicos, é um grito! Um grito que se eleva a Deus e acusa o sistema que nós, adultos, construímos"

1660url participacao das familias e comunidades para o desenvolvimento integral