• Você faz parte de uma rede de proteção à criança!

    1355 rede comunitaria outros assuntos

    Foto: Kate Mangostar / Freepik.com

    Nos últimos tempos, muito tem sido falado sobre trabalho em rede. O CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, terceiro capítulo da Resolução 113/2006.)* afirma que os órgãos públicos e as organizações da sociedade civil devem atuar em rede pela garantia dos direitos humanos desta faixa etária. Mas, você sabe o que isso significa?

  • Rede Comunitária de Proteção à Infância e à Adolescência

    1355 rede comunitaria entrevista

    Foto: Pexels / Pixabay

    A Rede Comunitária de Proteção à Infância e à Adolescência é uma rede que envolve a ação de várias instituições, comunidades e áreas governamentais que atuam em questões sociais, definindo estratégias para prevenção, atendimento e incremento de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

  • Choro: a comunicação do bebê

    1354 comunicacao do bebe entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    O bebê recém-nascido ainda não sabe falar. Mas, como ela vai dizer para a sua mãe ou pai que está com fome, que precisa ser troca, está cansado, com cólica, sede, frio ou calor, que se sente só ou que é um dentinho está começando a nascer? A resposta é simples: ele chora.

  • Dicas para a criança comer bem

    aleitamento 1268

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    1. Não ofereça doces, salgadinhos, refrigerante e outras guloseimas para a criança. Essa prática faz com que ela prefira esses alimentos em substituição à alimentação básica.

  • Alimentação e o apetite das crianças

    Foto: IStockPhoto

    “Tem que raspar o prato, ein!”Essa frase é dita por muitos pais. Mas, será que tem mesmo?

    No primeiro ano de vida, a criança passa por um processo de crescimento acelerado, que permite que ela desenvolva habilidades, como: receber, mastigar e engolir alimentos. Isto é, a criança reconhece a quantidade de alimento que precisa consumir para suprir suas necessidades nutricionais.

    Após esse período, quando a energia necessária para crescer diminui, as crianças passam a comer menos que os bebês e os pais começam a se preocupar se elas estão comendo o suficiente. Junto a recusa de alguns alimentos no momento da introdução alimentar, essa preocupação vai aumentando. Mas, saiba que esse não é nenhum bicho de sete cabeças e que o segredo é oferecer alimentos saudáveis e deixar a criança escolher o quanto quer comer.

  • Dia dos pais: momento de celebrar e refletir

    1349 dia dos pais entrevista

    Foto: Prostooleh / Freepik

    Comemorado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais nos leva a celebrar essa figura tão importante, que é sinônimo de dedicação, cuidado, amor e proteção com o futuro e também, a refletir sobre o papel da paternidade na vida dos filhos e da sociedade.

  • Criatividade nas férias

    1344 criatividade nas ferias entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    No meio do ano, as crianças entram em férias escolares, mesmo as mais novas. Com isso, alguns pais se sentem divididos: ficam felizes por terem as crianças mais tempo em casa, mais também se preocupam, porque muitos precisam trabalhar nesse período. Como fazer com que esse seja um tempo de união familiar e muita brincadeira e diversão?

  • “Não vou perder meu filho para o álcool e as drogas”

    1343 prevencao ao uso de drogas outros assuntos

    Foto: Cathy Snider / freeimages.com

    Manter o pensamento confiante não é fácil, mas é necessário. O ensinamento vem de um pai que já viu seu filho envolvido com as drogas e atua como ativista para que outras pessoas também consigam superar essa situação e voltar a uma vida saudável, livre dos vícios. O pai em questão é o economista José Augusto Soavinski – palestrante, coordenador do Regional Sul II da Pastoral da Sobriedade e integrante do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas do Paraná.

  • Como prevenir o alcoolismo e o uso de outras drogas

    1343 prevencao ao uso de drogas entrevista

    Foto: Dashu / Freepik

    No dia 26 de junho, celebra-se o Dia Mundial de Combate às Drogas. E vale lembrar que as drogas não são apenas as ilícitas, mas todas aquelas substâncias que, quando ingeridas, causam alguma alteração no sistema nervoso de quem consome. Por isso, o Guia do Líder da Pastoral da Criança alerta também para o uso do cigarro, do álcool e dos medicamentos.

  • Festa junina: é hora de celebrar a nossa cultura

    1342 festas juninas e julinas entrevista

    Foto: José Valdis

    Comadre e compadre, vocês estão preparados para a festança? É hora de celebrar uma das maiores tradições brasileiras, que mescla em sua história os costumes e o folclore de cada região do país. É isso mesmo: são as festas juninas e julinas!
    Trazidas para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial, essas festas são celebradas pela população desde o começo do século 17. Uma das explicações sobre como elas surgiram, remete às homenagens feitas aos santos católicos celebrados no mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro.

  • Ser mãe: uma missão especial

    1336 dia das maes cpf

    Foto: Phduet

    O Dia das Mães é uma data muito especial, comemorada ao redor do mundo com o objetivo de homenagear as mulheres mais importantes de nossas vidas: as mães.

  • Mãe: expressão de ternura

    1336 dia das maes outros assuntos

    Foto: Gris Guerra

    “Ser mãe é dádiva de Deus, é tocar o céu,
    Ser mãe é o maior presente, é ganhar o maior dos troféus”
    (Adriana Arydes).

  • Marco Legal da Primeira Infância: um ano em defesa das crianças

    1328 marco legal brunobralfperr entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Sancionada no dia 8 de março de 2016, a lei nº 13.257/2016, também conhecida como Marco Legal da Primeira Infância, completou um ano. Tem como objetivo fomentar e assegurar políticas públicas específicas para crianças até seis anos, visto que esse período é fundamental para todas as aprendizagens e o desenvolvimento pleno das mesmas.

  • Mulher: símbolo de amor e de luta por um mundo mais justo

    1327 dia da mulher cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    A mulher é um símbolo sagrado, imagem e exemplo de amor, esperança e perseverança. Celebramos em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, data que relembra as grandes conquistas realizadas pelas mulheres ao longo da história e nos leva a refletir sobre a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

  • Dia Internacional da Mulher: uma data para refletir

    1327 dia da mulher ent

    Foto: Marcello Caldin

    Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou estabelecido que o Dia Internacional da Mulher seria celebrado em 8 de março, como forma de obter apoio internacional e em homenagem aos movimentos pelos direitos das mulheres.

  • O exemplo da família para as crianças

    A família é a instituição mais privilegiada na educação, uma vez que é o meio em que as crianças nascem e se desenvolvem. Por isso, exerce grande influência no desenvolvimento e no comportamento dos pequenos. 

  • O papel dos pais na educação dos filhos

    É por meio da família que a criança receberá a primeira educação, entrará em contato com a sua cultura e aprenderá valores. Os pais são o “centro de informações” de seus filhos. Por meio da fala, mas principalmente do exemplo e de suas próprias ações, eles mostram às crianças como se comportar em cada situação. De modo que, nada é tão decisivo para a educação das crianças do que o amor e o incentivo dos pais.

  • Biomas brasileiros e defesa da vida

    1326 outros assuntos eli pio

    Foto: Eli Pio

    Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta e conclama toda a sociedade a participar da Campanha da Fraternidade, como caminho de conversão quaresmal, cultivo e cuidado comunitário e social. Em 2017, a Campanha tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. E, inspirado no Livro do Gênesis (2,15), o lema: “Cultivar e guardar a criação”.

  • Passos que salvam

    Prof. Dr. Luiz Fernando Lopes
    Diretor Médico do Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos

    Para 2016, havia a expectativa de que mais de 200 mil crianças seriam diagnosticadas com câncer no mundo, em um único ano. Destas, 80% vivem em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, o que pode comprometer as chances de cura. Nem sempre há acesso ao tratamento e nem todos os médicos que receberam as crianças pela primeira vez com sinais e sintomas (que, às vezes, chegam disfarçados) sabem reconhecer que estão diante de um caso de câncer.

  • Prevenção da Violência na Primeira Infância

    1307 prevencao violencia entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância da idade entre 0 e 6 anos, para a formação de um cidadão mais apto à convivência social e à cultura da paz, a Lei 11.523/2007 instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância, celebrada anualmente entre os dias 12 e 18 de outubro.  De acordo com o texto da lei, neste período “serão desenvolvidas atividades pelo setor público, juntamente com as entidades da sociedade civil, visando ao esclarecimento e à conscientização da comunidade sobre as verdadeiras causas da violência e suas possíveis soluções”.