• Passos que salvam

    Prof. Dr. Luiz Fernando Lopes
    Diretor Médico do Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos

    Para 2016, havia a expectativa de que mais de 200 mil crianças seriam diagnosticadas com câncer no mundo, em um único ano. Destas, 80% vivem em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, o que pode comprometer as chances de cura. Nem sempre há acesso ao tratamento e nem todos os médicos que receberam as crianças pela primeira vez com sinais e sintomas (que, às vezes, chegam disfarçados) sabem reconhecer que estão diante de um caso de câncer.

  • Prevenção da Violência na Primeira Infância

    1307 prevencao violencia entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância da idade entre 0 e 6 anos, para a formação de um cidadão mais apto à convivência social e à cultura da paz, a Lei 11.523/2007 instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância, celebrada anualmente entre os dias 12 e 18 de outubro.  De acordo com o texto da lei, neste período “serão desenvolvidas atividades pelo setor público, juntamente com as entidades da sociedade civil, visando ao esclarecimento e à conscientização da comunidade sobre as verdadeiras causas da violência e suas possíveis soluções”.

  • Panorama da violência contra as crianças no Brasil

    1307 prevencao violencia outros assuntosjpgA violência contra crianças e adolescentes acontece em todos os países do mundo e nos mais variados ambientes: na comunidade, na escola, em instituições socioeducativas e até mesmo, na família. Para reverter essa realidade, é preciso dar destaque a um dos principais problemas: a invisibilidade. A maioria dos casos de violência contra crianças e adolescentes, seja ela física, sexual ou psicológica, não são denunciados ou investigados.

  • Momento ecumênico celebra o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

    Dia Mundial de Oracao pelo Cuidado da Criacao 1
    União da comunidade e diferentes tradições religiosas, em frente ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Iguaçu, em Fazenda Rio Grande (PR)

    Inspirada pelo chamado do Papa Francisco, neste 1º de setembro, a Pastoral da Criança celebrou o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data foi marcada por um momento ecumênico, realizado no município de Fazendo Rio Grande (PR), nas proximidades do Centro de Gerenciamento de Resíduos Iguaçu, local que recebe 2500 toneladas de lixo diariamente, provenientes de Curitiba e da região metropolitana. A proposta era que, além do viés espiritual, a ocasião também ajudasse a abordar de maneira prática uma questão ambiental que afeta crianças e famílias da região – e que merece atenção durante o ano todo.

  • Conheça seus direitos sobre medicamentos

    1301 medicamentos entrevista

    Foto: Shayne

    A saúde é um direito de todos os cidadãos e um dever do Estado, garantido pela Constituição Federal. Receber tratamentos, medicamentos e suplementos faz parte do conjunto de ações e serviços necessários para a promoção e a proteção da saúde, em todas as idades.

  • A falta de medicamento no SUS

    1301 medicamentos cpf

    Foto: Shayne

    A saúde integral, direito garantido pela Constituição Federal, abrange tudo o que é necessário para prevenir e curar as doenças. O Sistema Único de Saúde (SUS) organiza a sua assistência farmacêutica através do Decreto Federal nº 7508, legislação que estabelece a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). 

    Para ter acesso aos medicamentos previstos pelo RENAME, é preciso ser atendido pelo SUS e receber, do profissional de saúde credenciado ao Sistema, a prescrição.

  • Ausência da figura paterna e seus efeitos

    Um estudo internacional conduzido pelos pesquisadores Abdul Khaleque e Ronald P. Rohner, da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, avaliou os efeitos da aceitação e da ausência da figura paterna para a formação da personalidade dos filhos. Depois de muitos anos de análise, considerando levantamentos de diversas partes do mundo, envolvendo mais de 10.000 participantes, da infância até a idade adulta, a certeza a que se chegou é que o amor do pai é determinante para o desenvolvimento de uma pessoa.

    Segundo a pesquisa, o amor de pai contribuiu tanto, ou até mais, para o desenvolvimento de uma criança quanto o amor de mãe. Assim como a experiência de rejeição por parte do pai também é marcante. "Em meio século de pesquisas internacionais, nós não descobrimos nenhuma outra classe de experiências que tenha um efeito tão forte e tão consistente sobre a personalidade e o desenvolvimento da personalidade quanto a experiência da rejeição, sobretudo a rejeição dos pais na infância", relata Dr. Rohner. De acordo com a pesquisa, o impacto da rejeição paterna é ainda maior do que uma rejeição materna.

  • Cuidar da Casa Comum: vocação de todos!

    1300 oracao criacao outros assuntos

    Uma das expressões mais bonitas para definir a Terra como ambiente para acolher a vida e a presença humana é “casa comum”, expressão essa que brotou do coração e da mente de Papa Francisco. 

  • Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

    1300 oracao criacao entrevista

    Foto: Marcello Caldin

    Em sua encíclica “Laudato Si” (Louvado Seja), o Papa Francisco ressalta as preocupações com o futuro do planeta e como devemos cuidar melhor dele. Uma das iniciativas para chamar mais a atenção para este tema e propor ações foi a instituição do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que já era celebrado pela Igreja Ortodoxa e que, desde 2015, também passou a ser uma data importante para os católicos e todos aqueles que se unem pelo bem comum.

  • Pai cuidador: bom para todos!

    1296 dia dos pais cpf1

    Foto: Ariene Rodrigues

    “Ser pai, para mim, significa uma bênção grandiosa de Deus, por ter confiado a mim, que sou tão pequeno, esses seres humanos lindos. Nossos filhos, que através da sua simplicidade, desse rosto angelical, nos revelam o rosto de Deus e refletem seu imenso amor por cada um de nós. Sou grato a Deus por me ter concedido a graça de ser pai”. A fala é de Maicon Duarte Brilhante, que aparece na foto junto com a esposa e os filhos.

  • Entrevista com Vital Didonet - Paternidade e Primeira Infância

    1282 criancas e novas tecnologias entrevistado

     Vital Didonet

    Sobre a paternidade, o educador Vital Didonet, integrante da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), reforça a alegria e a responsabilidade na formação de um novo ser humano, assim como a importância da presença do pai desde o pré-natal, o que foi ainda mais incentivado com a aprovação do Marco Legal da Primeira Infância. Confira a entrevista completa:

  • Paizinho, Vírgula! Ser pai é muito mais do que prover!

    1296 dia dos pais entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Na família brasileira comum, a mãe sempre teve a responsabilidade dentro do lar: arrumar a casa, educar os filhos, acompanhar a saúde e o desenvolvimento das crianças. Enquanto o pai ia trabalhar fora, porque ele era o provedor da família, tinha que garantir o sustento. Com as transformações da sociedade, essa visão ultrapassada começou a mudar. Hoje, boa parte dos pais já estão participando mais ativamente da tarefas e têm uma relação mais afetiva e próxima com os filhos.

  • Aproveitamento integral e reaproveitamento de alimentos para mais economia e saúde

    1295 como evitar desperdicio alimentos cpf2

    Foto: Arquivo da Pastoral da Criança

    Uma batatinha pode ser assada, fazer parte de uma sopa e também virar um purê. As opções são muitas e não devem resumir-se ao primeiro pensamento. O que é comum, entretanto, é ver a casca da batata virar lixo, o que não deveria ser regra. Se bem lavada, é possível transformá-la em um suculento petisco. Se essa não for a opção, ela pode ainda fazer parte do adubo orgânico, que servirá para nutrir hortas caseiras.

  • Como evitar o desperdício de alimentos

    1295 como evitar desperdicio alimentos entrevista2

    Foto: onlyyouqj / Freepik

    Ter uma família bem alimentada é a preocupação de muitas famílias. No Brasil, isso deveria ser possível para todos, pois o país é o quarto produtor mundial de alimentos. Mas, por que há tantas pessoas sem acesso à comida? Porque, infelizmente, ocorre um imenso desperdício.

  • Zero violência, 100% ternura: o novo compromisso pelas crianças do continente

    nota 100 ternura
    Equipe que participou do encontropara o planejamento da campanha, incluindo (à esquerda) dois representantes do Unicef do México, que demonstraram apoio à campanha

    Depois de alguns dias intensos de trabalho na Cidade do México, na sede da Pastoral Social - Cáritas, entre os dias 2 e 4 de maio, o Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-Americano (Dejusol/Celam), a World Vision, a Pastoral da Criança Internacional e a Cáritas da América Latina e Caribe, por meio do projetoCentralidad de la Niñez (PCN), empreenderam com o desenvolvimento da campanha continental "Zero violência, 100% ternura”.

  • Crianças desaparecidas: uma cruel realidade

    1286 criancas desaparecidas cpf

    Ilustração elaborada pelo Núcleo de Comunicação da Pastoral da Criança

    Quando Sara* sumiu, foram dias de agonia para a pequena cidade no Rio Grande do Sul, onde ela vive. No momento do desaparecimento, a menina estava com a mãe, irmãos e padrasto, próximos à casa onde moravam. O município de pouco mais de 20 mil habitantes, sentiu a dor de ter uma de suas crianças desaparecida durante cinco dias. Neste período, várias instituições se mobilizaram para colaborar nas investigações e tentar aliviar o sofrimento do restante da família – Sara tem outros cinco irmãos e a mãe estava esperando o sétimo filho. A Pastoral da Criança, que acompanha a menina há três anos, foi uma delas, e procurou confortar a mãe e os demais irmãos durante aqueles momentos de aflição.

  • Como evitar que as crianças desapareçam

    1286 criancas desaparecidas outros assuntos

    • Desde cedo, ensinar à criança o nome completo, endereço onde mora e o telefone dos responsáveis;
    • Fazer, o quanto antes, a carteira de identidade de sua criança;
    • Orientar a criança a não dar informações a qualquer estranho que se aproxime;
    • Ensinar a criança a não aceitar presentes, alimentos, doces, falar ou sair com estranhos ou pessoas não autorizadas, mesmo que haja interesse pelo objeto;
    • Alertar para que as crianças não conversem ou se aproximem de pessoas desconhecidas, e não aceitem carona de quem não conhecem;
    • Ao deixar a criança sozinha em casa, mesmo que seja por um curto período, pedir para que o vizinho fique atento a qualquer atitude suspeita;
    • Ensinar a criança que, ao sair de casa, informe para que lugar irá e onde estará;
    • Quando a criança acessa internet, ficar atento a que sites ela navega e sempre alertar sobre os perigos que ali se encontram;
    • Não deixar uma criança pequena brincar na rua sem a supervisão de um adulto.
    • Crianças desaparecidas

      1286 criancas desaparecidas entrevista

      Foto: Anthony Teoh

      Uma estimativa do Conselho Federal de Medicina (CFM) indica que, a cada ano, aproximadamente 50 mil crianças somem no Brasil. Infelizmente, um grande número não volta para casa – estima-se que entre 15 e 20%. Muitas podem ser as causas dos desaparecimentos.

    • Quando o abuso acontece dentro de casa

      1285 abuso cpf

      Foto: SXC

      Durante a visita mensal a uma família, chamou a atenção de Rosa, a atitude de uma das crianças, uma menina de 3 anos. Aquela cena marcou a semana da líder da Pastoral da Criança, que passou dias pensando. Exatamente uma semana depois, ela recebia a ligação da mãe das crianças, preocupada porque as filhas poderiam ser tiradas dela, e perguntando o que devia fazer. “A menina falou algo na creche e a família foi chamada para uma reunião junto com o Conselho Tutelar”, conta a líder.

    • Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: vamos enfrentar!

      1285 abuso entrevista

      Foto: T.Rolf

      Todas as crianças já nascem com direitos. A lei garante a elas proteção. Mas, infelizmente, os números sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são muito grandes. E essa realidade precisa mudar.