O estresse é uma resposta do organismo em relação a um estímulo em que, em determinada situação, nos mantém em estado de alerta para reagir ou fugir. Isso libera hormônios e substâncias químicas para preparar o corpo para agir.
Porém, nem todo o estresse é ruim, pois quando ele é positivo, deve ser visto como uma resposta normal a situações em que a criança sente medo, frustração ou insegurança, o que se torna benéfica para o desenvolvimento saudável. Mas vale lembrar que a presença dos pais ou cuidadores é muito importante para que a criança se sinta acolhida e apoiada a lidar com estas situações e não se sentir só.
O carinho dos adultos, as palavras de incentivo, o respeito e o exemplo são fundamentais para que a criança cresça saudável e feliz. Já o estresse tóxico deve ser prevenido. É necessário reforçar a importância de promover o apoio à criança e às famílias para saberem o que é o estresse tóxico, quais suas consequências e como evitá-lo.
Saiba mais sobre o assunto na entrevista da semana com Priscila do Rocio Costa, assessora técnica do desenvolvimento infantil, da Pastoral da Criança.
É só clicar aqui.
Boa leitura!