Passar por situações de estresse na infância é comum, quando em níveis bons ou toleráveis e passageiros. Porém, quando o estresse se torna crônico, ou seja, tem longa duração e não há ajuda de adultos para apoio, pode prejudicar o desenvolvimento saudável e, muitas vezes, causar consequências irreversíveis.
Como causas de stress crônico podemos citar um ambiente desfavorável, negligência, violência física ou verbal, abusos, maus tratos, entre outros. Essas situações estressantes em longo período causam respostas do organismo que afetam o desenvolvimento infantil e, inclusive, prejudicam a estrutura cerebral, provocando graves impactos por toda a vida.
Vemos que neste tempo de isolamento social os adultos estão mais tensos e podem mostrar sinais de estresse e alterações de comportamento, o que os deixam mais impacientes. Por isso, é tão importante ter calma, saber escutar e conversar com as crianças.
Um abraço carinhoso,
Irmã Veneranda Alencar
Irmãs Missionárias de santa Teresinha (IMST)
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança
Saiba diferenciar os níveis de estresse na infância e como prevenir o estresse tóxico na entrevista da semana com Priscila do Rocio Costa, assessora técnica do desenvolvimento infantil, da Pastoral da Criança.
É só clicar aqui.
Boa leitura!