os sentidos do bebe entrevistaDesde muito cedo, durante a gravidez, o bebê já recebe estímulos do ambiente externo. Por isso, a interação positiva da mãe e da família com o bebê durante a gestação é muito importante. O primeiro objetivo de conversar com o bebê dentro da barriga é criar um vínculo afetivo entre ele e seus pais através de suas vozes.

 

Os estímulos com conversas, músicas, toque suave na barriga, ler histórias, entre outros, influenciam positivamente o desenvolvimento do bebê. Com o tempo, ele  será capaz de reconhecer vozes, em especial a materna, e a reagir com movimentos e sons. Estudos mostram que a conversa entre mãe e filho libera no sangue materno substâncias que geram sensação familiar e de acolhimento ao bebê.

Conversar, acariciar e massagear a barriga, chamar o bebê pelo nome, entre outros estímulos, é muito bom para o bebê e ajuda a gestante a pensar no filho, a se preparar para seu nascimento e contribuir na construção de vínculo entre os dois.

Saiba mais sobre o assunto na entrevista com Suzana Aparecida de Souza Alves, Pedagoga, Psicóloga e Neuropsicóloga de Campo Largo, Estado do Paraná.

É só clicar aqui.

Boa leitura!