jornada mundial dos pobres lideres visitando comunidade

Foto:  Acervo da Pastoral da Criança

As doenças respiratórias podem afetar tanto as vias aéreas, como o nariz, a laringe, a faringe, a traqueia e os pulmões. Elas podem ser agudas ou crônicas, dependendo da duração e do tratamento necessário. Como provocam irritações e inflamações em todo o sistema respiratório, podem também obstruir as vias aéreas e dificultar a respiração. As mais comuns na infância, que podem variar de leves a graves, são: gripes, resfriados, amigdalites, laringites, popularmente conhecidas como dores de garganta. Também incluem sinusites, rinites, otites, bronquites, asma e pneumonia, esta última sendo a mais grave de todas. Para discutir sobre essas doenças respiratórias, cuidados e prevenção, convidamos Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança. 

professora roberta guedes

Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

ENTREVISTA COM: Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

O que provoca tanta infecção respiratória nas crianças?

As doenças respiratórias podem ser causadas por diversos fatores, internos ou externos. Então, essas doenças, normalmente, estão diretamente ligadas ao nosso estilo de vida e à qualidade do ar que respiramos. Como por exemplo: poluição do ar, ambiente com pouca ou sem circulação de ar, produtos químicos, ácaros, fumaça, animais de estimação, fungos, entre outros.

Como a família pode prevenir essas infecções respiratórias? Que cuidados deve ter dentro de casa?

A prevenção é muito importante. No caso de bebês com menos de 6 meses, é preciso evitar o contato com pessoas doentes e aglomerações de pessoas, onde pode ter maior incidência de transmissão dessas infecções. É preciso também aumentar os cuidados de higiene com os bebês. Lavar sempre bem as mãos, manter o ambiente arejado e o aleitamento materno exclusivo. É preciso evitar a fumaça de cigarro, pois a fumaça é extremamente prejudicial para o sistema respiratório das crianças. Cuidar com a hidratação. É preciso manter uma alimentação saudável, dormir bem e estar com a vacinação em dia. Estes são alguns cuidados essenciais para prevenir doenças respiratórias para todos, especialmente para as crianças.

Que sinais indicam que tenho que levar a criança ao médico?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1698 - 08/04/2024 - Doenças respiratórias

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

A família deve prestar atenção aos sinais de alerta na criança, tais como: febre, mal-estar, tosse, dor torácica, catarro, dor de ouvido, dor abdominal e ruídos ao respirar. Se tiver esses sintomas, deve levar a criança ao serviço de saúde o mais rápido possível.

Alguns ouvintes nos escreveram pedindo orientações sobre como combater a bronquiolite. O que é a bronquiolite e como tratá-la?

A bronquiolite é a inflamação dos bronquíolos, que são estruturas que fazem parte dos pulmões. Eles ficam inflamados por causa do contato com o vírus. Os sintomas iniciais são: tosse, obstrução nasal, coriza, falta de ar, febre e, às vezes, chiado no peito. É preciso manter a criança bem hidratada e em repouso, além de evitar ao máximo que ela tenha contato com fumantes. Caso a criança tenha sintomas de bronquiolite, é necessário procurar o serviço de saúde, lembrando que os antibióticos não ajudam no tratamento da bronquiolite. Por isso, é preciso seguir as orientações médicas.

  

Leia a entrevista na íntegra

1698 - 08/04/2024 - Doenças respiratórias

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.”

Com o objetivo de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar, conforme o 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e promover vida em abundância, os líderes da Pastoral da Criança orientam e levam informações para as famílias, entre elas: o direito das crianças de receber o antibiótico no tempo certo, sempre que o médico receitar.

Dra. Zilda

“A luta deve continuar para haver políticas públicas que gerem oportunidades iguais para todos".

Papa Francisco

"Os cristãos devem buscar uma participação mais ativa na sociedade como forma concreta de amor ao próximo, que permita a construção de uma cultura fraterna baseada no direito e na justiça".