O secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Carlos Casartelli, declarou seu apoio à campanha “Antibiótico: primeira dose imediata” desenvolvida pela Pastoral da Criança, em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo da campanha é incentivar que o antibiótico, quando indicado pelo médico, seja ministrado às crianças imediatamente na Unidade Básica de Saúde (UBS), especialmente nos casos de suspeita de pneumonia. Depois, os responsáveis devem ser instruídos a dar em casa o restante do remédio corretamente.
Durante encontro realizado na sede da Secretaria de Saúde, dia 16 de agosto, o gestor — médico pediatra — considerou a iniciativa simples e extremamente importante. “Algumas vezes, os pais erram a diluição do remédio e prejudicam o tratamento, cuja eficácia é maior quanto mais cedo for iniciado”, afirmou Casartelli. “Vou conversar com a nossa coordenadora de rede e com a Assessoria de Comunicação para divulgarmos a campanha”.
Estiveram presentes à reunião a secretária-geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Ana Maria Martins, e a coordenadora da Pastoral da Criança em Porto Alegre, Miriana Gravana.
Com informações do Simers (www.simers.org.br, 17.8.2011)