A Pastoral da Criança promove coletiva de imprensa em Curitiba, segunda-feira  4 de julho, às 14 horas, com a participação do coordenador nacional adjunto, médico Nelson Arns Neumann, para apresentação da campanha “Antibiótico: primeira dose imediata”. O objetivo da campanha é orientar os gestores municipais de saúde, e principalmente a sociedade, sobre a necessidade de ministrar a primeira dose de antibiótico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) logo após a consulta em especial nos casos de crianças com suspeita de pneumonia.

 

 

 

Nelson Arns Neumann vai apresentar os dados sobre o acesso à primeira dose de antibiótico nas unidades de saúde acompanhadas pela Pastoral da Criança no país. Conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde (desde 2003), uma criança com suspeita de pneumonia, com a indicação médica de antibiótico, deve receber a primeira dose do remédio na própria unidade de saúde.

A primeira dose de antibiótico dada logo após a consulta, ainda na unidade de saúde, poderia evitar uma parte significativa das cerca de 4 mil mortes anuais por infecções respiratórias entre crianças menores de 5 anos no Brasil, registradas no Ministério da Saúde. Segundo dados do governo, as infecções respiratórias causadas por bactérias são a segunda causa de morte de crianças no país.

 

A campanha, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e apoio marca o início de uma grande mobilização da sociedade, voluntários e articuladores da Pastoral da Criança junto às secretarias municipais de saúde de todo o país.

 

 

 

Coletiva de imprensa

 

Dia: segunda-feira, 4 de julho

 

Hora: 14 horas

 

Local: Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

 

Rua Jacarezinho, 1.691 – Mercês – Curitiba PR

 

 

 

Assessoria de Comunicação

 

Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

 

Jorn. Shirley Galupo, fone (41) 2105 0244

 

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.