AmamentarO leite materno é o alimento mais importante para o bebê durante os seus primeiros meses de vida. Isso nós já sabemos, não é mesmo?

É preciso orientar as mães que já sabem o dia que devem voltar ao trabalho, pois a dica é começar ordenhar o leite materno 15 dias antes do retorno, para ter um estoque para o período inicial de ausência. 

Antes da mãe voltar ao trabalho, ela pode tentar combinar um horário de expediente flexível, pois a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), determina que a lactante tem direito a dois intervalos de meia hora cada para amamentar, até que o bebê complete 6 meses, ou, se for possível, sair uma hora mais cedo do trabalho para amamentar. 

Se a profissão permite, é muito bom fazer parte da jornada de trabalho em casa. Há empresas que têm creche própria e, no horário das mamadas, a mãe se ausenta do trabalho e vai amamentar o bebê. Outra opção seria alguém levar o bebê ao encontro da mãe para ser amamentado durante o dia.

Vale lembrar que toda mãe que trabalha deve ser informada sobre os intervalos de amamentação determinados pela lei trabalhista, que são dois descansos de meia hora.

Para saber mais sobre como retirar o leite do peito, clique aqui.

O tema dessa semana traz mais informações sobre os direitos da gestante e do bebê. Caso não tenha lido ou ouvido ainda, clique aqui.