Tema: Hospital Amigo da Criança
Foto: URFJ
Os primeiros 1000 Dias da criança vão afetá-la pro resto da vida e eles já começam no primeiro dia da gestação. Para garantir que a criança tenha um bom desenvolvimento, a gestante deve ter um pré natal de qualidade, um parto humanizado com assistência médica e todos os seus direitos garantidos. A saúde da gestante é tão importante quanto a saúde do bebê e o Hospital responsável pelo parto deve garantir que ambos tenham as melhores condições possíveis antes, durante e depois do parto, por isso existem algumas ações como o Hospital Amigo da Criança e a Rede Cegonha. Jéssica Dinardi, Chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná fala sobre isso com a gente:
O que é a iniciativa Hospital Amigo da Criança e por quê surgiu?
No Brasil, ela foi lançada em 1992 como uma ação prioritária para a saúde da criança, com o enfoque de combater a mortalidade infantil e contribuir pro aumento e a duração da amamentação.
Que benefícios o Hospital Amigo da Criança traz para a mãe e para a criança?
Faz toda a diferença você ter um parto em um hospital que é credenciado à Rede Cegonha ou é Amigo da Criança, porque elas proporcionam para a gestante e a criança quando nasce ações humanizadas, que visam promover a qualidade de vida dela e da mãe. Essas duas iniciativas e estratégias vieram para mostrar a importância de proporcionar o contato dessa criança que acabou de chegar com a sua mãe. O Hospital Amigo da Criança tem alguns passos a seguir e um deles é promover esse contato pele a pele com a mãe na primeira hora de vida do bebê, e deixar ele sugar o peito, tentar procurar o seu alimento.
Programa de rádio Viva a Vida
1473 - 16/12/2019 - Hospital Amigo da Criança
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
O que é fundamental na prática da amamentação?
É fundamental respeitar o tempo da criança, o limite dela. As pessoas gostam de falar do aleitamento materno de 3h em 3h, mas a criança não é um reloginho, pode ser que antes das 3h ela já tenha vontade de mamar e o aleitamento materno deve ser proporcionado em livre demanda para esse bebê poder se desenvolver cada vez melhor.
Como saber se existe um Hospital Amigo da Criança na região?
A forma mais fácil é entrar em contato a Secretaria de Saúde do estado em questão e perguntar onde é o hospital credenciado mais próximo daquela região.
O que é a Rede Cegonha?
Jéssica Dinardi
A Rede Cegonha existe para promover o atendimento humanizado para gestantes e crianças, diminuir a mortalidade materna e infantil e aumentar o aleitamento materno. A Rede Cegonha tem algumas diretrizes como a captação precoce de gestantes no pré-natal, de mostrar pra gestante onde vai ser o parto, de levar ela para conhecer a equipe e o hospital, ter todo um suporte para caso seja necessário transferir essa mulher de um hospital para o outro, o contato pele a pele depois do parto. É uma rede porque ela envolve toda a atenção que a mulher e o bebê podem precisar.
Leia a entrevista na íntegra: 1473 - Hospital Amigo da Criança