A gravidez é um período muito importante, porque tudo aquilo que acontece com o bebê durante a gestação vai repercutir em sua vida adulta. Por isso, a gestante deve fazer um bom pré-natal, comparecendo a todas as consultas necessárias.
Ela deve procurar se alimentar de maneira saudável, evitando o excesso de sal e açúcar, dando preferência a frutas, legumes e verduras, procurando evitar alimentos ultraprocessados, gordurosos e muito condimentados.
A gestante que fuma e bebe precisa abandonar esses vícios. Ela precisa receber o ácido fólico, tomar todas as vacinas necessárias e fazer os exames solicitados pelo médico.
A prática de exercícios físicos, com orientação médica, durante a gestação ajuda a controlar o peso e facilita na hora do parto. A gestante deve se preparar também para amamentar. Os líderes da Pastoral da Criança, durante as visitas domiciliares, de forma presencial quando possível, ou remota, orientam as gestantes sobre os primeiros mil dias de vida do bebê e sobre como ajudar a prevenir, em alguns casos, o baixo peso ao nascer. Eles também incentivam o parto normal e a amamentação do bebê logo que nasce.
Um abraço carinhoso,
Ir. Veneranda Alencar
Irmãs Missionárias de Santa Teresinha
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança
Esse é o tema dessa semana. Acesse aqui, caso não tenha lido ou ouvido.