O desenvolvimento infantil, especialmente nos primeiros mil dias, tem impacto direto na pessoa adulta que a criança se tornará. Os estímulos afetivos, social e físico da criança; em conjunto com o acesso à saúde, nutrição adequada, estímulos, amor, afeto e proteção contra o estresse e a violência, e oportunidades de brincar; são fundamentais.
Por isso, é importante entendermos bem a necessidade de acompanharmos de perto, orientando as famílias e oferecendo suporte adequado para que potencializem seu bem estar no futuro. As pesquisas em neurologia mostram que a primeira infância é um período importantíssimo no desenvolvimento cerebral, pois nesta fase as crianças começam muito cedo seu aprendizado e desenvolvimento.
Para podermos acompanhar melhor cada fase de desenvolvimento, a Pastoral da Criança criou os Indicadores de Oportunidades e Conquistas, que servem para valorizar e estimular as atitudes, na família e na comunidade, e ajudam a promover o desenvolvimento integral da criança.
No tema dessa semana você encontra entrevista e muito mais sobre o assunto. Caso ainda não tenha tido oportunidade de ler e ouvir, clique aqui.