Quem nunca ficou ansioso ou surpreso com cada conquista? Ou pela chegada de novas habilidades do bebê, tais como engatinhar, ficar em pé, andar sem apoio, falar e dar tchau?
As conquistas são fases esperadas do desenvolvimento infantil. Essas características motoras, cognitivas, sócio afetivas, de comunicação e linguagem dos marcos de desenvolvimento são observadas na Pastoral da Criança através dos Indicadores de Oportunidades e Conquistas que, em cada visita, são observados junto à família, e orientados pelo líder!
Em cada visita domiciliar, os pais e responsáveis são orientados sobre a importância de conversar com a criança, estimular e incentivar para que suas conquistas sejam alcançadas. Para o desenvolvimento saudável da criança, são determinantes os papéis dos pais, dos profissionais de saúde, dos cuidadores e de todos que a cercam. Esse apoio e orientação à família possibilita incentivar os estímulos e conquistas, para que a família e comunidade ofereçam condições adequadas para que ela se desenvolva e possibilita identificar quando algo não vai bem para que o encaminhamento seja feito em tempo oportuno.
Saiba mais sobre esse assunto no tema dessa semana. Se ainda não leu ou ouviu, clique aqui.