Tema: ODS

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para serem cumpridos até 2030. Os países devem trabalhar seriamente para cumprir tais metas, com o apoio de organizações e de cada pessoa comprometida com uma visão de mundo melhor.

Desde sua fundação, em 1983, a Pastoral da Criança age por aqueles que mais precisam, em sintonia com iniciativas globais e locais. E vem conquistando melhorias a partir de suas ações, desempenhadas por voluntários moradores das próprias comunidades acompanhadas. Por meio do compartilhamento de conhecimento e de atitudes simples, facilmente replicáveis, líderes comunitários levam mais qualidade de vida para as famílias que visitam mensalmente. Os resultados dessa dedicação estão refletidos nos relatórios disponíveis no sistema de informação da entidade, que possibilitam observar a situação de cada indicador de desenvolvimento das crianças e gestantes acompanhadas pelos voluntários. Pelo sistema, é possível, ainda, analisar quais são os locais que apresentam os dados mais preocupantes.

A Pastoral da Criança é reconhecida pela sua participação no alcance dos Objetivos do Milênio, principalmente no que se refere à redução da mortalidade infantil, à melhoria da saúde materna e ao empoderamento feminino (mais de 90% de seus voluntários são mulheres). 

O Brasil foi um dos países que teve destaque na queda dos números de mortalidade infantil e a Pastoral da Criança teve participação direta na melhoria desse índice. Da década de 1990 até 2015, o país apresentou uma queda de 73% na mortalidade infantil. Em Florestópolis-PR, primeiro município a desenvolver as ações da Pastoral da Criança, esse registro passou de 127 para 28 a cada mil nascidos vivos, no ano da experiência-piloto. Atualmente, o índice é zero entre as crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança.

As orientações de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas pelo Guia do Líder da Pastoral da Criança e outros materiais educativos, também contribuíram para a redução dos índices de diversas doenças, resolução de casos de violação de direitos e refeições mais saudáveis – aproveitando os frutos colhidos da ação de alimentação saudável e hortas caseiras. Além disso, a metodologia desenvolvida pela Dra. Zilda Arns Neumann – pediatra, sanitarista e fundadora da Pastoral da Criança – está presente em mais seis países, além do Brasil – incentivando a cooperação e promovendo parcerias internacionais em prol das crianças.

Este mesmo esforço tem continuidade em relação aos ODS e suas 169 metas específicas, com a finalidade de “garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em matéria de dignidade e igualdade, em um ambiente saudável”. Nos próximos anos, a Pastoral da Criança seguirá aprimorando suas ações básicas, complementares, sempre de acordo com as necessidades sentidas pelas comunidades onde está presente. Também buscará sempre inovar, conforme as realidades forem mudando e novos desafios surgindo.

A certeza que permanece é que as crianças que são acompanhadas por seus voluntários têm chances de ser jovens mais saudáveis em 2030, com menos propensão de desenvolver doenças crônicas – pois receberam a devida atenção nos primeiros 1000 dias de vida, desde o ventre materno. E, ainda, com quociente de inteligência (QI) que tende a ser mais alto, pelo maior tempo de amamentação e pela construção de um ambiente favorável de cuidados e carinhos. Além disso, a convivência com valores de solidariedade e união com o próximo pode inspirá-las a serem pessoas mais empenhadas a viver de maneira harmônica na sociedade e no planeta.

Como traz a mensagem do vídeo que promoveu esta Agenda 2030 na época do lançamento, seria loucura parar no meio do caminho. Na última década e meia, a pobreza extrema no mundo foi reduzida pela metade. Mas ainda há muito a fazer. Cada pessoa que participa da Pastoral da Criança ou apoia uma de suas atividades, ajuda a realizar mais uma parte do trabalho. E as portas estão sempre abertas para mais gente, incluindo empresas e instituições comprometidas com a sustentabilidade e com o bem ao próximo. 

 

 

Clique nos objetivos para saber o que a
Pastoral da Criança já está fazendo para alcançá-los:

 

6 Água limpa e saneamento

×
- Parceria com Instituto Trata Brasil (incluindo boletins informativos)
- Participação ativa na Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016- Participação ativa na Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016
- Exposição no Museu da Vida – Casa comum, nossa responsabilidade

10 Redução das desigualdades

×
- Atuação junto às áreas mais pobres
- Compartilhamento de conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação e cidadania
- Colaboração para cumprimento de direitos

11 Cidades e comunidades sustentáveis

×
- Ação de Brinquedos e Brincadeiras (Ruas do Brincar)
- União da comunidade
- Museu da Vida (gratuito, aberto a todos), com área interna e externa (Trilha do Bosque e Rua do Brincar)

12 Consumo responsável

×
- Ação de Alimentação e Hortas Caseiras
- Orientações às famílias (valor financeiro x valor simbólico)

13 Combate às mudanças climáticas

×

16 Paz e justiça

×
- 10 mandamentos para a paz na família
- Articulador de direitos (nova ação em desenvolvimento)
- Campanha continental “Zero violência, 100% ternura” (em desenvolvimento)

17 Parcerias pelas metas

×
- Pastoral da Criança Internacional
- Cooperação inter-religiosa (Ação e Oração pela Criança)
- Parceiros institucionais
- Parceiros em projetos e programas
- Parceiros técnicos
- Doações
- Pequenos Reis Magos
Quer se tornar um voluntário e contribuir com essa imensa rede de solidariedade? Saiba como.