Foto: Acervo da Pastoral da Criança
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas, que deverão ser atingidos pelos 193 países membros da ONU, até 2030.
Esses objetivos englobam ações mundiais para a erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, entre outras, que podem ser divididas em quatro dimensões principais: social, relacionado às necessidades humanas; ambiental, a respeito da preservação e conservação do meio ambiente; econômica, em relação ao uso dos recursos naturais; e institucional, sobre a capacidade dos países colocarem em prática os ODS.
O Brasil desempenhou papel fundamental na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Em 2015, o país participou de todas as sessões da negociação intergovernamental, que geraram os ODS e tem mostrado grande empenho em atingir os objetivos propostos.
Cada brasileiro, assim como cada empresa, pode fazer a sua parte para alcançar os ODS. A Pastoral da Criança, desde sua fundação, em 1983, age por aqueles que mais precisam e vem conquistando melhorias a partir de suas ações.
Para entender mais sobre esses Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e como a Pastoral da Criança colabora com eles, confira a entrevista com Regina Reinaldin, enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Programa de rádio Viva a Vida
1318 - 02/01/2017 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Sul
Norte
O que significa desenvolvimento sustentável?
É o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprir as suas necessidades.
Por que foram estabelecidos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
É um plano que pretende, até 2030, acabar com a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça, e conter as mudanças climáticas.
Por que pessoas e as organizações devem se importar com esses objetivos?
Para tornar o mundo melhor para as futuras gerações. Nesses últimos 15 anos, conseguimos diminuir bastante a pobreza extrema, as crianças tiveram mais acesso a escola, a mortalidade infantil diminuiu. De qualquer maneira, tem muito trabalho para fazer. Queremos alcançar o marco zero em mortalidade infantil provocada pela fome.
Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança
Como a Pastoral da Criança procura colaborar para realizar esses objetivos?
A Pastoral da Criança busca orientar as famílias das comunidades para o desenvolvimento sustentável através da partilha do saber e da conscientização sobre os temas, como: Acompanhamento Nutricional e Alimentação Saudável, incentivo ao pré-natal, acompanhamento domiciliar de gestantes e crianças. Também, promove campanhas permanentes sobre os temas que ajudam a garantir o desenvolvimento sustentável, tais como: aleitamento materno, vacinação, prevenção de infecções respiratórias, prevenção de dengue, zika e chikungunya, e também orientando sobre os direitos da cidadania. Além disso, convida a todos a criar e a viver num ambiente de paz.
Leia também
Pastoral da Criança e a prática dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Leia a entrevista na íntegra: 1318 - Entrevista com Regina Reinaldin - Objetivos do desenvolvimento sustentável (.PDF)