Acervo da Pastoral da Criança
Este ano a Campanha da Fraternidade celebra 60 anos de realização, fruto do esforço de dom Helder Câmara em 1964, então secretário geral da CNBB. Sempre chamando a atenção da igreja e da sociedade como todo, de algum aspecto da realidade brasileira, a Campanha tem o objetivo de conversão e também de ações concretas em torno do tema em discussão.
Com isso, são apoiados projetos nas comunidades, como testemunho de fraternidade, comunhão e partilha. Para entender melhor sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), acompanhe a entrevista com Padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
ENTREVISTA COM: Padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Qual é o objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2024?
O objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2024 é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.
O que significa a amizade social?
Amizade social, no dizer do Papa Francisco, é uma fraternidade aberta a todos, para além de qualquer limite, geográfico, moral, qualquer limite que se possa admitir a relação fraterna. O Papa Francisco, na Encíclica Fratelli Tutti, nos propõe com esse conceito, que nós abramos o nosso leque, o nosso círculo de amizades, de relações para todas as pessoas, para todas as criaturas, para tudo o que vive.
Quais são os sinais, em nossa sociedade de hoje, que identificam a falta de amizade social?
Nós vivemos numa sociedade desigual, dividida, que marginaliza, onde o diferente, o divergente, o oponente são transformados em inimigos para que possam ser eliminados. Nós vivemos numa sociedade onde cresce o ódio, a violência, a exclusão e até a morte. São muitos os sinais de que nós precisamos urgentemente de abrir, de alargar o nosso coração para a amizade social.
Programa de rádio Viva a Vida 1690 - 12/02/2024 - Campanha da Fraternidade 2024
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Quais são os sinais que sustentam a amizade social em nossas comunidades?
A própria comunidade cristã é um desses sinais. A nossa solidariedade nos momentos de catástrofe é um sinal de que somos vocacionados à fraternidade, à amizade social. O nosso cuidado uns com os outros. Diversas iniciativas eclesiais, como as próprias Campanhas da Fraternidade, a Campanha “É Tempo de Cuidar”. A Economia de Francisco e Clara. O Pacto Global pela Educação. São iniciativas que mostram como nós somos vocacionados à amizade social e como ela já acontece no meio de nós.
Como podemos trabalhar a Campanha da Fraternidade de modo concreto nas famílias e comunidades?
A primeira coisa, para nós concretizarmos a Campanha da Fraternidade, é acreditarmos nela. É sonhar um mundo novo de fraternidade e amizade social e nos dispormos, pessoalmente, para a conversão, para mudar em nós aquilo que nos impede de sermos agentes de reconciliação, agentes de pacificação, agentes de fraternidade e comunhão nas nossas famílias e comunidades. O segundo passo, é um grande e profundo exame de consciência pessoal e acompanhado esse exame de consciência com a disposição de mudar. Depois, ampliar esse foco para as nossas famílias e comunidades. Como nós, enquanto famílias e comunidades podemos ser promotores da comunhão, da igualdade, da fraternidade e da amizade? E por fim, pensarmos no campo da sociedade. Como é que enquanto sociedade, nós podemos fazer esse processo de conversão? Não basta ouvirmos falar. É preciso entrarmos no processo de conversão que a Campanha da Fraternidade deste ano exige de nós pessoalmente, comunitariamente e socialmente.
Leia a entrevista na íntegra
1690 - 12/02/2024 - Campanha da Fraternidade 2024
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”
A Pastoral da Criança abraça a Campanha da Fraternidade como uma grande oportunidade de conversão que o Senhor nos oferece, para levar vida e esperança a todas as crianças, gestantes e suas famílias. O símbolo maior da comunidade é a celebração da fé acolhendo irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida.
Dra. Zilda
"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena.”
Papa Francisco
“Amizade social é “o amor que se estende para além das fronteiras” (Fratelli Tutti, n.4)”.