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Missão

Missão

Missão da Pastoral da Criança

zilda arns com crianca no coloA inspiração bíblica da missão da Pastoral da Criança é também uma frase que a Dra. Zilda sempre repetia: “eu vim para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância”, Jo 10, 10. Quem teve a feliz oportunidade de conviver com ela ouviu muitas vezes também sobre a importância da linda missão pela promoção e o desenvolvimento das crianças, gestantes e suas famílias.

Segundo o estatuto, nossa missão é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

criancas em grupoÉ por este motivo que a Pastoral da Criança atua em todo o Brasil, acompanhando mais 360 mil crianças, mais de 18 mil gestantes e suas famílias, zelando pelo cuidado desde o nascimento e durante toda a primeira infância. Para que isso aconteça, mais de 42 mil voluntários estão mobilizados, sendo 33 mil líderes. Juntos, eles levam a missão Pastoral da Criança para mais de 2.600 municípios ,em mais de 16 mil comunidades.*meninas juntas em comunidade no brasil

Além disso, está presente em outros 11 países da América Latina, África e Ásia: Guiné-Bissau, Haiti, Peru, Filipinas, Moçambique, Bolívia, República Dominicana, Guatemala, Benin, Colômbia e Venezuela.

Nossa missão, desde 1983, é continuar sendo a presença do amor solidário de Deus neste mundo. Cada um de nós deve continuar o caminho de solidariedade, da partilha fraterna, da missão que nasce da fé em favor da vida, e que tem se multiplicado de comunidade em comunidade. 

voluntario visitando familia carente de mascaraA presença dos líderes na casa e na vida das famílias mais pobres é a manifestação viva do amor de Deus para com os mais frágeis, para com aqueles que mais necessitam da bondade e do carinho de Deus. Por isso, eles são a grande força que move a Pastoral da Criança.

Juntos, os líderes e voluntários realizam muito mais do que as importantes ações básicas e complementares. São, na prática, o exercício diário da solidariedade, da amizade e do amor ao próximo. Na convivência com a comunidade, além da partilha de conhecimento sobre saúde, nutrição, educação e cidadania, há doação de tempo, de escuta e a compreensão dos saberes dos outros, das diferenças e particularidades de cada local. Por vezes, os líderes e voluntários da Pastoral da Criança são os únicos que entram em casas de difícil acesso e constroem com as famílias uma relação de confiança que é levada para a vida toda. Em outros casos, chamam atenção das autoridades e fazem valer, junto com seus vizinhos,  os direitos das crianças e gestantes daquela comunidade, ou para resolver uma situação de dificuldade.

Para melhorar ainda mais este trabalho, a Pastoral da Criança desenvolveu o aplicativo Visita Domiciliar e Nutrição, que, além de auxiliar nosso voluntariado no acompanhamento às famílias, também possui um módulo de comunicação entre os voluntários, as famílias acompanhadas, coordenadores e multiplicadores. Com isso, são mais pessoas recebendo a melhor e mais relevante informação possível e com celeridade.

menina com celular no aplicativo visita domiciliarTemos certeza que a dedicação dos voluntários da Pastoral da Criança ajuda a produzir no Brasil uma mudança de mentalidade sobre os cuidados com a criança. As comunidades descobriram a sua força transformadora. Milhares de pessoas se sentem valorizadas onde vivem, sabem dialogar, assumem compromissos para melhorar a realidade em que vivem, fazem história e contribuem para a continuidade da história e a construção de uma sociedade de paz e solidariedade.

 

 

* Sistema de Informação da Pastoral da Criança, 3º trimestre de 2021.
Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2021 out 20 ]
(Para recalcular clique aqui).

  

Missão

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).

A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

 

Vídeos Mensagens de Fé é Vida

 
 

Mensagens de padres assessores

 

 



Missão da Pastoral da Criança

Folder Missão da Pastoral da Criança (Mobile)

folder missao

 Saiba mais sobre a Missão da Pastoral da Criança

Folder Missão da Pastoral da Criança (PDF)

caderno do lider novo

Saiba mais sobre a Missão da Pastoral da Criança

Folder Missão da Pastoral da Criança (PDF Impressão)

caderno do lider novo

Saiba mais sobre a Missão da Pastoral da Criança



  

 

Saiba mais sobre nossas ações de Fé é Vida clicando nos temas abaixo:

 

Dia Mundial da Alfabetização

Detalhes
Última Atualização: 13/09/2022
campanha a paz comeca em casa maria das gracas

 

O Dia Mundial da Alfabetização foi criado pela ONU/UNESCO em 8 de setembro de 1967 com o objetivo discutir assuntos e questões ligados à alfabetização, a fim de destacar a sua importância social.

A alfabetização de crianças, jovens e adultos gera impactos positivos na vida do ser humano e na sociedade, pois quanto maior for o acesso a leitura e a escrita, melhor é a transformação cultural e social gerando oportunidades, escolhas e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

Segundo a nota técnica, mais recente do Todos Pela Educação, entre 2019 e 2021, houve um aumento de 66,3% no número de crianças de 6 e 7 anos de idade que não sabiam ler e escrever. Passando de 1,4 milhão em 2019 para 2,4 milhões em 2021. Isso revela os impactos da pandemia no ensino brasileiro.

Portanto, esta data tem uma relevância grande, uma vez que conscientiza sobre a importância de saber ler e escrever, e a como propor alternativas e soluções para que a alfabetização chegue a todos, sem prejuízos.

Entrevista com: Priscila do Rocio Costa, pedagoga da equipe técnica da Coordenação Nacional da Criança

Ir. Veroni

Priscila do Rocio Costa 

Você poderia dizer para os nossos ouvintes o que é alfabetização e quando ela se inicia?

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização. Portanto, é o processo pelo qual se aprende a ler e a escrever e usar essas habilidades para se comunicar, interpretar, compreender e produzir o conhecimento. O processo de alfabetização infantil deve se iniciar no 1º ano do Ensino Fundamental, por volta dos 6 anos de idade.

Quando a criança começa a aprender?

A aprendizagem é algo que começa muito antes da fase escolar; começa já no ventre materno. Por volta do quarto mês de gestação, o bebê já reage aos sons e ao toque. Por isso, a gestante e a família precisam estimular o seu bebê. E desde o nascimento a criança tem a curiosidade e a vontade de aprender. Isso pode ser estimulado de diversas formas ao longo da infância, sendo uma das principais delas a brincadeira.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1615 - 05/09/2022 - Dia Mundial da Alfabetização

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

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Como a família pode ajudar o bebê ou a criança na preparação para a alfabetização?

Um ambiente altamente estimulante e rico de experiências pode aumentar a aprendizagem da criança. É preciso ter livros em casa, cantar para os filhos, falar e identificar nomes, contar histórias, aproveitar os brinquedos educativos, utilizar materiais acessíveis, tudo pode ajudar a preparar para a alfabetização.

Como criar ou encontrar circunstâncias mais estimulantes para as crianças?

Para que ela aprenda a escrever na fase de alfabetização, antes de tudo, é preciso desenvolver sua coordenação e força nas mãos. Por isso, precisamos oferecer brinquedos e brincadeiras que estimulem essas habilidades manuais, como massinhas de modelar, confecção de brinquedos, desenho livre, pintura, entre outras. Para aprender a ler é preciso conhecer a sonoridade das palavras. Por isso, desde bebê, precisamos falar o nome dos objetos, as cores, ler, cantar, conversar com a criança, perguntar a sua opinião. Tudo isso a estimula a desenvolver essas habilidades e a prepara para a fase da alfabetização.

Qual a importância do brincar na aprendizagem?

Brincar é muito importante, pois brincando as crianças aprendem. Pesquisas reforçam que as brincadeiras ajudam a enriquecer a aprendizagem, já que desenvolvem habilidades importantíssimas, como investigação, expressão, experimentação e socialização, além de ser uma ótima atividade que oferece benefícios à saúde física e mental.

Qual é o papel da pré-escola no processo de aprendizagem?

A pré-escola tem um papel importantíssimo no preparo da criança para a alfabetização. É onde ela vai ter o primeiro contato com o processo de ensino que será a base para todos os anos de escola que ela terá no futuro, como estar bem emocionalmente, ter segurança e autoconfiança para enfrentar as dificuldades que o processo de alfabetização irá lhe impor. Na pré-escola irá se conhecer e socializar, sabendo conviver em grupo, respeitar as pessoas e compreender seus limites, se expressar, se comunicar e ter disciplina, ter domínio de seus movimentos corporais, conhecer seu corpo e seus limites, ter equilíbrio, reflexos e raciocínio lógico bem desenvolvidos.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1615 - 05/09/2022 - Dia Mundial da Alfabetização (.PDF) 

 

1616º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

"Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis."

Alfabetizar uma criança desde cedo, é mais do que garantir seu direito: é uma forma de enriquecimento para a criação de seu caráter!

 

Dra. Zilda

“Oriente as famílias que em um lar em que existe amor, respeito e diálogo as crianças crescem mais saudáveis e felizes.”

Papa Francisco

“Os primeiros anos de vida são os principais para que a criança adquira valores culturais e se transforme em semente de paz”

Cidadania Missão

Dia da Infância

Detalhes
Última Atualização: 19/08/2022
campanha a paz comeca em casa maria das gracas

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

O Dia da Infância, celebrado em 24 de agosto, foi criado pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e tem como finalidade promover uma reflexão sobre as condições em que as crianças estão vivendo, além de ser um convite a toda sociedade para colocar a infância como prioridade absoluta.

Uma das hipóteses para a sociedade pensar a respeito, é: o que pode ser feito a fim de melhorar a situação das crianças para a promoção do desenvolvimento integral? As oportunidades e experiências vividas na primeira infância são fundamentais para a formação no futuro. Por isso, é muito importante que toda a criança cresça em um ambiente favorável ao seu desenvolvimento e, cercada de afeto, respeito, brincadeiras, com acesso a todos os seus direitos, em família e em sociedade.

Entrevista com: Irmã Veroni Medeiros, Especialista em Educação Infantil e Vigária Provincial das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Ir. Veroni

Irmã Veroni Medeiros

Quais são os impactos da pandemia da Covid-19 para a infância?

Sabemos que a pandemia da Covid-19 trouxe grandes impactos à infância: milhares de crianças ficaram órfãs; o agravamento da insegurança alimentar e nutricional; fome; sequelas no desenvolvimento infantil; aumento da violência doméstica; defasagem no aprendizado; queda na cobertura vacinal; aumento do trabalho infantil e impactos sobre a saúde mental das crianças. Percebo que a educação foi a que mais impactou as crianças, uma vez que a escola representa muito mais do que um espaço de aprendizado, mas também é o primeiro ambiente, depois da família, em que as crianças dão continuidade ao convívio social, recebem estímulos e proteção.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1613 - 22/08/2022 - Dia da Infância

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

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As crianças têm direitos garantidos por lei. Um pouco antes da pandemia, em 2016, foi sancionada a Lei 13.257, também conhecida como Marco Legal da Primeira Infância. No que consiste essa lei?

O Marco Legal da Primeira Infância é uma lei que colocou a criança como prioridade absoluta. Essa lei garantiu à criança o direito de brincar; priorizou a qualificação dos profissionais que trabalham com crianças; reforçou a importância do atendimento domiciliar; ampliou a licença-paternidade de 5 para 20 dias nas empresas que aderirem ao programa “Empresa Cidadã”. E ainda, envolveu as crianças até os 6 anos na formação de políticas públicas; instituiu direitos e responsabilidades iguais entre mãe, pai ou responsáveis; previu atenção especial e proteção às mães que optarem por entregar seus filhos para adoção e gestantes em privação de liberdade.

Durante a pandemia, as mudanças na convivência, na rotina e na situação econômica das famílias repercutiram muito no desenvolvimento integral da criança e no aumento da exclusão infantil. O que fazer para reverter isso?

É urgente orientar as famílias para que a criança retorne à creche, à escola; buscar formas de recuperar as perdas educacionais; providenciar meios para favorecer a saúde mental, a nutrição e a proteção à criança; ter atitudes solidárias, fraternas e comprometidas. Devemos cobrar junto ao poder público municipal que os municípios tenham políticas públicas em prol da infância e ainda, exigir cumprimento dos direitos e formar redes de apoio nas comunidades.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1613 - 22/08/2022 - Dia da Infância (.PDF)

  

1616º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”

A Pastoral da Criança, por meio do trabalho voluntário de seus líderes comunitários, orienta e promove uma reflexão sobre as condições de vida dos pequeninos ao redor do mundo e defende que todos tenham acesso aos devidos cuidados e a tudo aquilo que necessitam para um desenvolvimento pleno e harmonioso.

Dra. Zilda

“Oriente as famílias que em um lar em que existe amor, respeito e diálogo as crianças crescem mais saudáveis e felizes. Todos se sentem bem, porque a vida em harmonia reforça os laços de amor e torna a família mais forte e unida”.

Papa Francisco

"Família deve ser espaço de acolhimento e cuidado, proximidade e atenção, confiança e esperança para os filhos."

Cidadania Missão

Celebrar é ofertar carinho e segurança aos seus filhos

Detalhes
Última Atualização: 09/08/2022
campanha a paz comeca em casa maria das gracas

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Pai, uma palavra tão forte, especial, cheia de significados e sementes plantadas ao longo do tempo. Participar da vida do filho é uma atitude linda e proativa de coração aberto e interesse responsável. De fato, a mistura perfeita de apoio, carinho e amor para a família.

Com o passar dos dias, meses e anos, a figura paterna torna-se importante para a criança. A presença sempre ativa e constante do pai nessa relação pode ajudar os filhos(as) a se sentirem seguros ao expandirem suas experiências pelo mundo. 

A importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil vai além do que se pode imaginar, sua presença é essencial para acompanhar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional da criança em todos os momentos.

Pai é aquele que protege, ama, cuida e ensina com paciência e dedicação. Onde há paz e segurança em seus braços. Por isso, nesse dia dos pais, aproveite para agradecer e homenagear aquele que se fez e faz tão presente em sua vida, nos melhores e piores momentos. Feliz Dia dos Pais!

Para conversar um pouco mais, entrevistamos Francisco Diego de Oliveira Gonzaga, coordenador da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, de Nova Esperança do Piriá, Estado do Pará. 

ENTREVISTA COM: Francisco Diego de Oliveira Gonzaga, Coordenador da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, de Nova Esperança do Piriá, Estado do Pará

Francisco Diego de Oliveira Gonzaga, coordenador da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, de Nova Esperança do Piriá, Estado do Pará.

Francisco Diego de Oliveira Gonzaga, coordenador da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, de Nova Esperança do Piriá, Estado do Pará

Hoje em dia, é muito importante cuidar bem da saúde, principalmente devido a tantas doenças que estão presentes. Diego, como o pai deve cuidar melhor de sua saúde?

É válido ressaltar que para que sejamos saudáveis faz-se necessário uma série de cuidados, seja no âmbito da saúde, da alimentação e até mesmo das relações com as pessoas. Ou seja, tudo está interligado. O corpo humano precisa de exercícios físicos. Isso não é questão de estética, mas sim de necessidade para que os órgãos do nosso corpo possam funcionar corretamente. Precisamos trabalhar a prevenção com a realização de exames periódicos; estar com a vacinação em dia, principalmente a da Covid e, claro, ter bons amigos para se relacionar, partilhar momentos de nossas vidas e assim evitar os estresses do dia a dia.

Como o pai pode ajudar durante a gestação, parto e pós-parto?

O pai deve entender que a partir da descoberta da gestação, ele assumirá uma responsabilidade. Ou seja, naquele momento ele deverá entender que a gestante precisará de sua presença em todas as etapas da gestação, participando das consultas do pré-natal, incentivando-a na realização dos exames e nas vacinas que devem ser tomadas para que o parto possa acontecer com tranquilidade, sempre demonstrando afeto para que a gestante possa se sentir amada, segura e preparada para acolher a criança que está por vir. Ele deve enfatizar e incentivar a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida da criança e ajudar com as tarefas de casa e também no cuidado com o bebê.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1611 - 08/08/2022 - Dia dos Pais

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

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O que é a Lei do Acompanhante no Parto?

A Lei do Acompanhante no Parto traz em seu contexto a conquista de um direito que as maternidades devem disponibilizar às gestantes. Isso é algo essencial para o momento vivenciado pela gestante na hora do parto, pois ali ela terá em sua companhia alguém que ela conhece e confia e que está lhe dando todo o apoio necessário. É importante também para o bebê a presença do pai naquele momento, pois desde o seu nascimento já se sentirá amado e o pai terá a oportunidade de demonstrar todo amor e afeto para com os dois, assumindo seu verdadeiro papel de pai presente na vida de sua família.

Qual é o papel do pai nos primeiros mil dias de vida da criança?

O pai precisa entender que os primeiros mil dias de vida da criança são fundamentais para o seu desenvolvimento integral. Com isso, ele precisa oportunizar à criança um espaço propício ao seu desenvolvimento, incentivando a criança a brincar e brincar também com a criança, prezando também a participação de outras crianças na brincadeira, mostrando para a criança a necessidade de brincar com as outras. É através desses momentos que a criança cria laços com seus amiguinhos, aprendendo a respeitar e a partilhar. É válido ressaltar que as brincadeiras devem acontecer sempre com a observação do pai, mostrando que há limites e que o respeito deve sempre prevalecer.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1611 - 08/08/2022 - Dia dos Pais

  

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”

A Pastoral da Criança leva a missão de que, o pai precisa construir uma relação afetuosa e incondicional com o filho, como a oportunidade de estar mais próximo e presente na rotina dos filhos, na valorização da convivência harmoniosa de responsabilidades, mas também de amor e cuidados.

Cidadania Missão

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Detalhes
Última Atualização: 16/08/2022
campanha a paz comeca em casa maria das gracas

Foto: Freepik

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto. A data foi instituída pela Lei nº 13.585 de 2017 e tem a função de sensibilizar governos e comunidades sobre as potencialidades das pessoas com diferenças no funcionamento no organismo e chamar a atenção para suas necessidades e direitos, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o combate ao preconceito.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas têm algum tipo de deficiência no mundo e, uma em cada dez, é criança. No Brasil, de acordo com levantamento, realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, mais de 45 milhões de pessoas são portadoras de deficiência. Destas, 3,5 milhões são crianças.
O e-Guia da gestação aos 6 anos no app Pastoral da Criança + gestante lembra que as crianças com alguma diferença no funcionamento do seu organismo devem receber o acompanhamento dos líderes, mas também devem ter um atendimento especial do sistema de saúde. É importante destacar que elas são crianças com as mesmas necessidades que toda criança tem: amor, comunicar-se, brincar, aprender, além de ter seu direito de inclusão atendido e respeitado.

Para falar sobre este tema convidamos Regiane Gimenez da Silva Mendonça, Presidente da Associação Reviver Down e Juliana Pistelli de Oliva, Coordenadora do Programa Crescer Down, de Curitiba - PR.

ENTREVISTA COM: Regiane Gimenez da Silva Mendonça, Presidente da Associação Reviver Down, em Curitiba, Estado do Paraná

Como é possível identificar se a criança tem algum tipo de deficiência?

No caso do Down, quando a criança nasce, o diagnóstico já é feito praticamente de imediato, porque tem características. Mas o que é que vai confirmar esse diagnóstico para a pessoa com síndrome de Down? É o exame cariótipo, é o exame genético. Na questão do autista, às vezes, o diagnóstico vem um pouco depois. É feito através de um psiquiatra ou de um neurologista. A Deficiência Múltipla se apresenta por si própria. Ela vai estar relacionada à pessoa. Quando o bebê nasce já se tem o diagnóstico da Deficiência Múltipla.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1612 - 15/08/2022 - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

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Quais são os principais direitos das crianças com deficiência intelectual?

Direito à escola, a ter uma família, à educação, a viver em sociedade como todas as crianças. Tem o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Mas antes da gente olhar para a pessoa com deficiência, como uma pessoa como deficiente, olhemos para ela como uma pessoa. A gente tem direito a tudo isso, mas vamos deixar bem frisado, tem direito escola regular, sim. Quando a gente pressiona os pais a colocarem os filhos numa escola especial, nós estamos infringindo um dos direitos mais humanos, mais primordiais que qualquer pessoa tem, que é a convivência em sociedade.

Se uma criança com deficiência intelectual sofre alguma violação dos direitos ou violência, o que se deve fazer?

Como sociedade cabe a nós denunciarmos. Temos o Conselho Tutelar e outras formas de fazer essa denúncia. Uma criança que sofre abuso físico, moral, os pais têm que ser denunciados. Uma criança tem direito a ser amada, a ser educada. Quando uma família recebe uma criança é uma dádiva de Deus. Como que a gente pega um presente de Deus e não cuida? Lógico que muito melhorou, mas muito se tem a melhorar ainda. Então, a criança tem que ser cuidada, venha da forma que vier. Ela tem que ser amada, cuidada, protegida. Cabe a nós denunciarmos todo e qualquer maltrato às crianças.

ENTREVISTA COM: Juliana Pistelli de Oliva, Coordenadora do Programa Crescer Down, Curitiba, Paraná.

Infelizmente, ainda há muitas barreiras para garantir a inclusão das crianças com deficiência intelectual e múltipla. Juliana, quais são as principais barreiras e como superá-las?

A principal barreira, eu acho, que é a barreira atitudinal, que é aquela barreira imposta pela sociedade, ou até mesmo pelas pessoas, pela atitude das pessoas. É o que impede a maioria das vezes que a inclusão seja realmente feita. Existe a mentalidade de muitas pessoas e o olhar das pessoas que essas pessoas com deficiência elas não vão conseguir fazer as coisas. Daí baseado no capacitismo, ou de repente, superprotegem achando que não vai conseguir fazer o que todos nós conseguimos fazer. Mas a gente consegue mudar esse olhar quando a gente apresenta os recursos de acessibilidade. Que essas pessoas podem ter a mesma oportunidade de todas as outras pessoas se você preparar o ambiente para receber essas pessoas. A gente tem que promover oportunidades para que eles possam conseguir fazer o que a gente consegue. Através dos recursos de acessibilidade eles vão conseguir. Do mesmo jeito que um deficiente físico precisa de rampas e de acesso, a deficiência intelectual também precisa. Ela pode ser efetivada e baseada nesses recursos de acessibilidade que são inúmeros, como recursos de vídeos, algumas estratégias para que ela possa aprender de uma maneira que ela dê conta de aprender.

Como os pais, os familiares e a comunidade podem ajudar no desenvolvimento dessas crianças?

Não superproteger. Não achar que ela não é capaz de fazer e sempre dar possibilidade para que ela execute as atividades e não ver essa criança com olhar infantilizado. E que ela vai aprender sim, principalmente na escola, e não delegar a ela atividades infantilizadas ou fazer algumas atividades que sim, ela é capaz de fazer, a gente acaba fazendo por ela. Assim, vamos promovendo a autonomia dessas crianças.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1612 - 15/08/2022 - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

  

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”

A Pastoral da Criança conscientiza a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse grupo a fim de combater o preconceito e a discriminação.

Dra. Zilda

“As crianças são prioridade absoluta, como garante o Estatuto da Criança e do Adolescente, e merecem carinho, atenção e respeito”

Papa Francisco

"As crianças são amadas antes de ter feito algo para o merecer, antes de saber falar ou pensar, até antes de vir ao mundo”

Cidadania Missão

Semana da Amamentação

Detalhes
Última Atualização: 28/07/2022
campanha a paz comeca em casa maria das gracas

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

A campanha deste ano refere-se a governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades. ‘’Juntos, precisamos informar, capacitar e fortalecer nossa capacidade de criar e sustentar ambientes favoráveis à amamentação para as famílias’’.

‘’O aleitamento materno é fundamental para a implementação efetiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, especialmente em um mundo pós-pandemia, pois melhora a nutrição, garante a segurança alimentar e reduz as desigualdades entre e dentro dos países’’.

Amamentar também faz bem para o planeta, por que: o leite materno é produzido pela mulher e não agride o meio ambiente, para ser oferecido ao seu filho não precisa de preparo, portanto, não utiliza água, gás, energia elétrica e embalagens Além disso, criança amamentada adoece menos, evitando uso de medicamentos e internação hospitalar.

É preciso unir esforços a fim de aumentar o números de crianças sendo amamentadas exclusivamente até os 6 meses de idade!

ENTREVISTA COM: Doutora Ângela Leite Mendes, médica ginecologista e obstetra da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Paraná.

campanha a paz comeca em casa maria das gracas

 

O que a gestante precisa saber sobre o aleitamento materno durante a gravidez?

Bem, primeiro ela tem que saber realmente da importância do aleitamento, que, por meio do leite, a mãe passa para o bebê vários anticorpos que são muito importantes para evitar infecções. A gente sabe que as crianças que são amamentadas apresentam maior desenvolvimento escolar, têm um nível cognitivo e de entendimento para o estudo muito maior.

E nunca é demais lembrar que o leite materno é um alimento que já traz tudo para o bebê, não é?

Ele traz toda essa parte de nutrição do nenê e de líquido. Tanto é que a gente orienta a oferecer só o peito nos 6 primeiros meses de vida. Não há necessidade de água ou chá. Ele também diminui a cólica e é importante também para evitar muitas doenças.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1610 - 01/08/2022 - Semana da Amamentação

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

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Que práticas durante o pré-natal podem favorecer o aleitamento materno e quais podem trazer prejuízo?

A gente sempre orienta que, durante a amamentação, é preciso sempre tomar bastante líquido, ter uma alimentação saudável e evitar bebida alcoólica. O pai também pode ajudar nas tarefas cotidianas, lavar louça, arrumar a casa, para que a mãe tenha mais tempo para a amamentação do bebê. Então, a família pode ajudar nisso. A família também ajuda, principalmente, as avós ou as tias, ao evitar de falar “o teu leite é fraco”. Não existe leite fraco. A gente sabe que o leite no comecinho é mais grosso, que a gente chama colostro, onde tem maior quantidade de anticorpos e que depois fica um pouco mais líquido, mas isso é normal. E não é um seio grande que vai ter mais leite. Às vezes, a avó fala “você tem o seio muito pequeno, não vai poder amamentar”. Muito pelo contrário, às vezes, essa mãe também tem tanto leite quanto as outras que têm um seio maior. Então, isso não tem. Existe muito isso. É uma cultura sobre isso. Então, elas trazem isso para a gestante e para a puérpera, e ela já fica estressada, achando que não vai poder, que não consegue, que o leite é fraco. E isso não existe.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1610 - 01/08/2022 - Semana da Amamentação

 

1616º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”

A Pastoral da Criança é parceira nesta campanha, defendendo que a receita para começar bem a vida envolve muito carinho e leite materno. Por meio das visitas domiciliares e encontros com as famílias, os líderes voluntários orientam e preparam as mães para a amamentação, desde que elas ainda estão grávidas.

 

Dra. Zilda

“Deve-se valorizar o leite do peito, que protege a criança, alimenta-a e lhe dá a grande experiência do verdadeiro amor, alicerce da segurança afetiva e do desenvolvimento”.

Papa Francisco

“…as mães deveriam amamentar ali mesmo, na cerimônia, “sem medo” e “com naturalidade”, tal “como a Virgem”.

Cidadania Missão

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Pastoral da Criança

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CEP: 80810-900 - Curitiba - Paraná - Brasil

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Fax: +55 (41) 2105-0201 e 2105-0299

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