campanha a paz comeca em casa maria das gracas

 

O Dia Mundial da Alfabetização foi criado pela ONU/UNESCO em 8 de setembro de 1967 com o objetivo discutir assuntos e questões ligados à alfabetização, a fim de destacar a sua importância social.

A alfabetização de crianças, jovens e adultos gera impactos positivos na vida do ser humano e na sociedade, pois quanto maior for o acesso a leitura e a escrita, melhor é a transformação cultural e social gerando oportunidades, escolhas e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

Segundo a nota técnica, mais recente do Todos Pela Educação, entre 2019 e 2021, houve um aumento de 66,3% no número de crianças de 6 e 7 anos de idade que não sabiam ler e escrever. Passando de 1,4 milhão em 2019 para 2,4 milhões em 2021. Isso revela os impactos da pandemia no ensino brasileiro.

Portanto, esta data tem uma relevância grande, uma vez que conscientiza sobre a importância de saber ler e escrever, e a como propor alternativas e soluções para que a alfabetização chegue a todos, sem prejuízos.

Entrevista com: Priscila do Rocio Costa, pedagoga da equipe técnica da Coordenação Nacional da Criança

Ir. Veroni

Priscila do Rocio Costa 

Você poderia dizer para os nossos ouvintes o que é alfabetização e quando ela se inicia?

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização. Portanto, é o processo pelo qual se aprende a ler e a escrever e usar essas habilidades para se comunicar, interpretar, compreender e produzir o conhecimento. O processo de alfabetização infantil deve se iniciar no 1º ano do Ensino Fundamental, por volta dos 6 anos de idade.

Quando a criança começa a aprender?

A aprendizagem é algo que começa muito antes da fase escolar; começa já no ventre materno. Por volta do quarto mês de gestação, o bebê já reage aos sons e ao toque. Por isso, a gestante e a família precisam estimular o seu bebê. E desde o nascimento a criança tem a curiosidade e a vontade de aprender. Isso pode ser estimulado de diversas formas ao longo da infância, sendo uma das principais delas a brincadeira.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1615 - 05/09/2022 - Dia Mundial da Alfabetização

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Como a família pode ajudar o bebê ou a criança na preparação para a alfabetização?

Um ambiente altamente estimulante e rico de experiências pode aumentar a aprendizagem da criança. É preciso ter livros em casa, cantar para os filhos, falar e identificar nomes, contar histórias, aproveitar os brinquedos educativos, utilizar materiais acessíveis, tudo pode ajudar a preparar para a alfabetização.

Como criar ou encontrar circunstâncias mais estimulantes para as crianças?

Para que ela aprenda a escrever na fase de alfabetização, antes de tudo, é preciso desenvolver sua coordenação e força nas mãos. Por isso, precisamos oferecer brinquedos e brincadeiras que estimulem essas habilidades manuais, como massinhas de modelar, confecção de brinquedos, desenho livre, pintura, entre outras. Para aprender a ler é preciso conhecer a sonoridade das palavras. Por isso, desde bebê, precisamos falar o nome dos objetos, as cores, ler, cantar, conversar com a criança, perguntar a sua opinião. Tudo isso a estimula a desenvolver essas habilidades e a prepara para a fase da alfabetização.

Qual a importância do brincar na aprendizagem?

Brincar é muito importante, pois brincando as crianças aprendem. Pesquisas reforçam que as brincadeiras ajudam a enriquecer a aprendizagem, já que desenvolvem habilidades importantíssimas, como investigação, expressão, experimentação e socialização, além de ser uma ótima atividade que oferece benefícios à saúde física e mental.

Qual é o papel da pré-escola no processo de aprendizagem?

A pré-escola tem um papel importantíssimo no preparo da criança para a alfabetização. É onde ela vai ter o primeiro contato com o processo de ensino que será a base para todos os anos de escola que ela terá no futuro, como estar bem emocionalmente, ter segurança e autoconfiança para enfrentar as dificuldades que o processo de alfabetização irá lhe impor. Na pré-escola irá se conhecer e socializar, sabendo conviver em grupo, respeitar as pessoas e compreender seus limites, se expressar, se comunicar e ter disciplina, ter domínio de seus movimentos corporais, conhecer seu corpo e seus limites, ter equilíbrio, reflexos e raciocínio lógico bem desenvolvidos.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1615 - 05/09/2022 - Dia Mundial da Alfabetização (.PDF) 

 

1616º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

"Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis."

Alfabetizar uma criança desde cedo, é mais do que garantir seu direito: é uma forma de enriquecimento para a criação de seu caráter!

 

Dra. Zilda

“Oriente as famílias que em um lar em que existe amor, respeito e diálogo as crianças crescem mais saudáveis e felizes.”

Papa Francisco

“Os primeiros anos de vida são os principais para que a criança adquira valores culturais e se transforme em semente de paz”