Pastoral da Criança Pastoral da Criança

Sidebar

  • Início
  • Gestante
  • Bebê
  • Criança
  • Missão
  • Quem somos
  • Contato
  • Doar
  • Busca
  • Facebook
  • instagram
  • Pastoral em ação
  • Ser voluntário
  • Português
  • Español
  • Inglês
  • Kreyòl ayisyen
  • Pastoral em ação
  • Quero ser voluntário
  • Português
  • Español
  • Inglês
  • Kreyòl ayisyen
  • Início
  • Gestante
  • Bebê
  • Criança
  • Missão
  • Quem somos
  • Contato
  • Doar
  • Busca
  • Facebook
  • instagram

Dra. Zilda

Dra. Zilda Arns Neumann – mensageira da Paz e do Bem!

Prefiro olhar o lado positivo das coisas! (Zilda Arns Neumann).

Dra. Zilda Arns Neumann

Uma mulher de coragem! Dra. Zilda viveu para defender e promover as crianças, gestantes e idosos, construir uma sociedade mais justa, fraterna, com menos doenças e sofrimento humano.

Em seu trabalho, sempre aliou o conhecimento científico ao conhecimento e à cultura popular; valorizou o papel da mulher pobre na transformação social; mobilizou a todos, pobres e ricos, analfabetos e doutores, na busca da Vida Plena para todos. Ela costumava dizer: “Há muito o que se fazer, porque a desigualdade social é grande. Os esforços que estão sendo feitos precisam ser valorizados para que gerem outros ainda maiores”.

Morreu dia 12 de janeiro de 2010 no terremoto que devastou o Haiti. Neste mesmo dia discursou sobre como salvar vidas com medidas simples, educativas e preventivas. Fez o que sempre falou: congregar mais pessoas para se unirem na busca de “vida em abundância” para crianças e gestantes pobres.

Deixou sua marca na história do Brasil ao fundar e coordenar a Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa.

Mais

Frases Dra. Zilda

Detalhes
Última Atualização: 22/09/2025

Criança

“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los. “
“As crianças, quando estão bem cuidadas, são sementes de paz e esperança. Não existe ser humano mais perfeito, mais justo, mais solidário e sem preconceitos que as crianças.”
“Deve-se valorizar o leite do peito, que protege a criança, alimenta-a e lhe dá a grande experiência do verdadeiro amor, alicerce da segurança afetiva e do desenvolvimento”.
“Gostaria de lhe dizer que as crianças que mamaram no peito e receberam muito amor, sentem mais facilidade em se dar bem com as pessoas para o resto da vida”.
“Para construir a paz é preciso começar com a criança desde a gestação. Os primeiros anos de vida são os principais para que a criança adquira valores culturais e se transformem em sementes da paz.”
“Vamos educar nossas crianças com amor, pois esse amor se converte em gestos de fraternidade para o Brasil e o mundo”.
“O pai também exerce papel importante para que a criança seja criada num ambiente de amor e fraternidade; precisamos escutá-lo e motivá-lo a abraçar essa sua missão”.
“Agradeço a Deus porque você tem consciência de que as crianças são o futuro do Brasil e do mundo.”
“O melhor resultado para a paz nas famílias é cuidar bem das crianças, para que elas tenham oportunidade de se desenvolver, tenham saúde, alegria de viver e fé em Deus.”
“Cada criança é uma benção de Deus para o mundo”.
“Os primeiros anos de vida são os principais para que a criança adquira valores culturais e se transforme em semente de paz”.

comunidades e liderancas

Comunidades e Lideranças

“A Pastoral da Criança tem essa missão de ser fermento na massa, para levar esse país para frente, onde todos tenham seus direitos garantidos e cumpram os seus deveres”.
“Os serviços de saúde devem favorecer o acesso, ter boa qualidade e atender de forma humanizada, com carinho, respeito e dignidade”.
“Você sabe que é a pessoa mais importante em tudo isso. De minha parte, quero lhe falar: já estou satisfeita e agradeço a Deus por tudo principalmente por você existir e ser o que você é”.
“Reconhecendo e desenvolvendo a sua capacidade de amor e, portanto, de transformação, a Pastoral da Criança deposita na mulher a confiança da mudança e que ela seja a grande agente de sua promoção e da sua família”.
“Quando vejo, depois de anos de intenso trabalho, como a Pastoral da Criança se expandiu, como formou uma rede de solidariedade, como formou uma verdadeira família, acredito sempre mais no amor de Deus por nós, em sua sabedoria e graça ao conduzir tão bem a Pastoral da Criança”.
“Você já notou como a gente deve estar atento ao sofrimento humano? Quando você faz visita às famílias, no dia da Celebração da Vida, quando se identifica o peso e se fortalecem os laços de fraternidade, juntos podemos fazer muito mais do que sozinhos”.
“Quanta violência hoje é gerada por falta do mínimo necessário às famílias! Com fé em Deus e confiança em nosso trabalho, conseguiremos fazer maravilhas em nossa comunidade, para que se torne mais justa e fraterna, a serviço da vida e da esperança“.
“Um carinhoso abraço pra todas que me ouvem. Especialmente, para as líderes, essas pessoas maravilhosas que Deus colocou no caminho das crianças e das famílias.”
Voluntariado: “Esse é o melhor e mais abençoado dos trabalhos, porque é feito com puro amor, dedicação total, fé em Deus, procurando sempre aprender mais para ensinar mais, nessa rede de solidariedade humana”.
“Talvez seja esse o segredo da Pastoral da Criança: milhares e milhares de líderes comunitários dizem que são tão felizes nesse trabalho cotidiano de fé e vida, em busca da transformação de suas comunidades”.
“Em cada situação, os líderes da Pastoral da Criança vão demonstrando ser verdadeiros discípulos missionários”.
“Na Pastoral da Criança, você é aquele anjo, ungido por Deus para a missão especial de garantir a vida e a dignidade das crianças em sua comunidade e no país”.
“Cada um realiza uma bela e importante missão na comunidade onde vive. É justamente essa missão de fé e vida que está transformando o país”.
“Você já pensou que maravilha viver numa casa, numa comunidade, onde todos se entendem, se acolhem, se amam e se perdoam? Isso é possível!“
“O líder da Pastoral da Criança acompanha, ora, vigia, como o Bom Samaritano que busca o bem e a saúde de quem precisa”.
“Você, líder, é a pessoa mais importante do país, pois trabalha com amor, garra e dedicação multiplicando o saber e a solidariedade entre aqueles que mais precisam.”
“Somar esforços para alcançar os objetivos, servir com humildade e misericórdia, sem perder a própria identidade. “

Visita Domiciliar

Visita Domiciliar

“Feitas com amor, as visitas são bênçãos que ajudam na construção da paz”.
“Leve à gestante a Palavra de Deus, a certeza de que Deus a ama e de que a vida que ela carrega em seu ventre é abençoada, é graça, dom de Deus”.
“No acompanhamento da gestante mês a mês, através da visita domiciliar, você está melhorando o mundo, pelo benefício que leva à gestante e à criança, na partilha do saber e do amor fraterno”.
“Além do acompanhamento da gestante, é muito importante que você, líder, converse com os articuladores, o pessoal do Conselho de Saúde, para ver se o atendimento oferecido pelo Sistema de Saúde local está de acordo com as necessidades do pré-natal”.
“Líder, como é maravilhoso o seu trabalho, tão humilde, tão simples e que, por ser feito com tanto amor e dedicação, faz verdadeiros milagres, em busca de vida plena para todos”

paz e solidariedade

Paz e Solidariedade

“A caridade é o maior sinal concreto da nossa fé, é o maior mandamento da lei de Deus e representa a energia da Pastoral da Criança”.
"É sempre a arte e a técnica de multiplicar o saber e a solidariedade com muito carinho, porque é isso que todos precisam".
“A solidariedade é a grande alavanca para a paz”.
“No fundo, quando se olha a Pastoral da Criança, sente-se o perfume que só brota do amor, da solidariedade”.
“Assim, unidos, somando esforços, continuamos a fortalecer essa rede de solidariedade humana, a serviço da vida e da esperança”.
“A paz começa dentro de cada pessoa e é transmitida aos outros”.
"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena.”
“(...) Sabemos que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o Amor, expressado na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas.”
“A gente sabe que para haver paz no mundo, é preciso haver justiça”.
“Líder, são muitos os instrumentos que você tem em mãos para falar de paz, para ser um portador de paz junto às famílias“.

“A Pastoral da Criança, desde o início, teve a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades, pelas atitudes de solidariedade e a partilha do saber a todas as famílias” (Jornal 200).

espiritualidade

Espiritualidade

“A Campanha da Fraternidade é um esforço de toda a Igreja em favor da construção de uma sociedade mais justa e fraterna, a serviço da vida e da esperança, conforme aprendemos nos ensinamentos de Jesus.”
“O segredo e a alma da transformação não estão apenas no repasse do conhecimento de ações básicas de saúde, mas na vivência do amor de Cristo, que veio para dar a vida, a vida em abundância”.
“A mística cristã é essa intimidade com Deus, essa força interior. Somos ungidos por Deus para construir a Paz, que é a conquista da cidadania, isto é, quando a pessoa cumpre suas obrigações e tem acesso aos seus direitos”.
“Como é bom transmitir amor e alegria a todos, o mesmo amor que Jesus demonstra por cada um de nós”.
“Que o bálsamo do dever cumprido nunca lhe falte e lhe faça muito feliz”.
“Que Deus abençoe você, sua família, sua comunidade. E derrame sobre você a força e a graça para perseverar na mais bela das missões, cuidar da vida plena para todos”.
“Páscoa significa vida nova. É acreditar na força e presença de Cristo Ressuscitado que nos fortalece, orienta e conduz“.
“Que você sinta sempre em seu coração a alegria que a Páscoa traz, de renovação da fé, da vida e da esperança”.
“É Jesus que vem no Natal e não o Papai Noel. É importante ensinar isso às crianças para que elas cresçam sabendo o verdadeiro sentido do Natal”.
“O Natal é luz para nossos corações, não é comércio, nem presentes. É Jesus que vem para alegrar os nossos corações e nos tornar todos irmãos”.
“Para que a gente seja feliz, é preciso que a gente ame com ardor missionário a todos que Deus nos confiou”.
“Temos que agradecer a Deus por tantas bênçãos alcançadas ao longo desses anos de trabalho, amor e de dedicação”.
“Que Deus abençoe a cada um que se dedica a garantir a qualidade de vida para todos”.
“Quando a gente se esforça, Deus parece que está mais perto”.

cidadania

Cidadania

“O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem para oferecer. Deste modo, fortalece-se o tecido que sustenta a ação e cada um sente que é uma célula de transformação do país”.
“As crianças são prioridade absoluta, como garante o Estatuto da Criança e do Adolescente, e merecem carinho, atenção e respeito”.
“Há muito o que se fazer, porque a desigualdade social é grande. Os esforços que estão sendo feitos precisam ser valorizados para que gerem outros ainda maiores”.
“A construção de um mundo justo e fraterno nasce no coração de cada pessoa e das atitudes positivas que vão ao encontro do próximo, principalmente da criança. Uma delas é colocar-se a serviço como voluntário”.
“Não podemos esquecer também das políticas públicas, de lutar pela melhoria da qualidade de vida de nossas famílias, melhor assistência pré-natal, ao parto e melhores escolas“.
“A luta deve continuar para haver políticas públicas que gerem oportunidades iguais para todos”.

amor

Amor

“Sei que posso contar com a sua colaboração para isso, pois tenho certeza que o amor, que tudo pode, e que você traz dentro de seu coração, por obra e graça de Deus, vai ajudar você a colaborar na transformação da vida de tanta gente”.
“Estamos vencendo na medida em que perseveramos no amor”.
“Para que a gente seja feliz, é preciso que a gente ame com ardor missionário a todos que Deus nos confiou. Quanto mais a gente se dedica, mais amor a gente sente.”
“Louvo a Deus por você existe e pelos seus gestos de amor verdadeiro, nunca medindo esforços para cada vez mais ajudar as famílias a cuidarem melhor de seus filhos e as gestantes a terem uma gestação saudável.”

familia

Família

“A dengue não acaba se a família não fizer a sua parte”.
“Você transforma o país quando educa as famílias para cuidarem melhor de seus filhos.”
“O pai também exerce papel importante para que a criança seja criada num ambiente de amor e fraternidade; precisamos escutá-lo e motivá-lo a abraçar essa sua missão”.
“Quando você ensina as mães e famílias a cuidarem melhor dos filhos, você está construindo um mundo melhor, mais justo e fraterno para essas crianças.”
“Em um lar sem brigas, as crianças crescem mais seguras, mais felizes e os adultos e sentem mais apoiados e confiantes no futuro”.

Vídeos - Tríduo em Memória da Dra. Zilda

Detalhes
Última Atualização: 23/04/2024

10 DE JANEIRO DE 2020 (sexta-feira) - 11h00

Celebração Eucarística

Celebrante: Pe. Marcos André (Paraná)

Animação litúrgica e cantos: Gilson

 

 

10 DE JANEIRO DE 2020 (sexta-feira) - 18h30

Celebração Eucarística

Celebrante: Dom Anuar Battisti - Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança

Animação litúrgica e cantos: Família Musical Mendonça (Mauro)

 

 

10 DE JANEIRO DE 2020 (sexta-feira) - 19h30

Teatro: Zilda Arns - A dona dos lírios

Local: Capela/Pastoral em Ação

 

 

11 DE JANEIRO DE 2020 (sábado) - 09h00

Celebração Eucarística

Celebrante: Dom Anuar Battisti - Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança

Liturgia: Coordenadores e Líderes da Pastoral da Criança das Regiões Sul e Sudeste

Animação litúrgica e cantos: Gilson

 

 

 

11 DE JANEIRO DE 2020 (sábado) - 16h00

Celebração Eucarística - Encerramento da Campanha Pequenos Reis Magos

Local: Trilha do Bosque

Celebrante: Dom Francisco Cota - Bispo Auxiliar da Aquidiocese de Curitiba

Liturgia: Thiesco e equipe da Campanha Pequenos Reis Magos

Animação litúrgica e cantos: Gilson

 

 

11 DE JANEIRO DE 2020 (sábado) - 18h00

Teatro: Zilda Arns - A dona dos lírios

Local: Capela/Pastoral em Ação

 

 

 

12 DE JANEIRO DE 2020 (domingo) - 10h30

Celebração Eucarística no Cemitério da Água Verde

Horário: 10h30

Local: Praça Sagrado Coração de Jesus, em frente ao Cemitério do Água Verde

Avenida Água Verde, 1171

Celebrante: Dom José Antonio Peruzzo - Arcebispo de Curitiba

Liturgia: Coordenação Nacional da Pastoral da Criança e Evangelizar É Preciso

Animação litúrgica e cantos: Pe. Reginaldo Manzotti

Responsável: Ir. Veroni

 

Clipe - Tríduo pela caminhada da Pastoral da Criança e em memória da Dra. Zilda

Download video_triduo_2020.mp4

 

 

Moção de apoio ao pedido de abertura do processo de beatificação da Dra. Zilda

Detalhes
Última Atualização: 27/03/2015

MocaoDraZilda topo

No dia 10 de janeiro de 2015, durante a Celebração Dra. Zilda – Vida plena para as crianças, ocorreu a entrega oficial da moção que solicita a abertura do processo de beatificação da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa.

Ao longo do ano de 2014, as coordenações da Pastoral da Criança receberam vários exemplares da moção de apoio, para que os fieis pudessem assiná-la e preencher com o documento de identidade ou CPF. Quem não tivesse assinatura ou não soubesse escrever, podia inserir sua digital na lista (no lugar da assinatura).

No link abaixo, há um arquivo com a moção, disponível para impressão. Mesmo que não tenha ligação com a Pastoral da Criança ou Pastoral da Pessoa Idosa, você ainda pode fazer cópias desse documento, assinar e coletar mais assinaturas de familiares, amigos e conhecidos em sua comunidade. Outra maneira de colaborar é divulgar essa ação e incentivar mais pessoas a participar.

Moção.pdf

Moção_em_espanhol.pdf

Estas moções devem ser entregues, por portadores de confiança, na Sede Nacional da Pastoral da Criança em Curitiba, para que os dados possam ser organizados e contabilizados. Muitos coordenadores e caravanas fizeram a entrega no dia do evento (10 de janeiro).

 

Assinaturas

Foram recebidas centenas de assinaturas desta moção, incluindo:

• 67 assinaturas de bispos, recolhidas durante a 52ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP) – de 30 de abril a 9 de maio de 2014;
• 21 assinaturas dos membros do Colegiado Deliberativo do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) – 30 de abril a 4 de maio de 2014;
• 55 assinaturas coletadas no Seminário Marco Legal Primeira Infância, na Assembleia Legislativa de Curitiba (PR) – 19 de maio de 2014;
• 20 assinaturas provenientes da Colômbia, da Pastoral da Criança e da Conferência Episcopal;
• 403 assinaturas vindas do Encontro da Vida Religiosa Consagrada, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil e realizado em Curitiba (PR) - 28 e 29 de agosto de 2014;
• Assinaturas provenientes das dioceses.

Total de assinaturas válidas recebidas (eventos e dioceses): 215.089

Relatos, testemunhos, histórias, fatos que marcaram a vida e missão da Pastoral da Criança e o legado da Dra. Zilda, bem como graças alcançadas, poderão ser enviados para o e-mail da Irmã Veroni Medeiros (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Orientações gerais

Para contribuir com a moção de apoio, fique atento aos seguintes detalhes:

  • Toda assinatura precisa estar acompanhada de um número de documento (CPF ou RG). Caso contrário, será considerada inválida;

  • Cada pessoa deve assinar apenas uma vez e não pode preencher em nome de outras pessoas (mesmo que possua o número de documento delas).

  • As assinaturas devem ser feitas com caneta azul ou preta. Evite o uso de lápis ou canetas coloridas.

  • Procure preencher toda a folha (as 25 linhas, com nome e documento). Evite enviar a moção para a Coordenação Nacional com poucas assinaturas e o restante em branco.

  • As assinaturas não devem ser passadas a limpo.

  • Tome cuidado para não rasurar a folha.

 

Perguntas frequentes

O que é uma moção?

É um documento que reúne assinaturas, com o objetivo de demonstrar o apoio da população a uma causa ou proposta. Cada assinatura representa um voto de confiança à causa em questão.

Para que serve a moção que a Pastoral da Criança está divulgando?

Trata-se de uma moção de apoio dos fieis em reconhecimento à fama de santidade e ao legado evangelizador e pastoral da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. A moção solicita a abertura do processo de sua beatificação.

Quem pode assinar a moção?

Qualquer pessoa com o documento de identidade (RG ou CPF), desde que tenha consciência sobre o que a moção representa e reconheça o legado da Dra. Zilda.

Posso assinar várias vezes?

Não, sua assinatura será contada apenas uma vez. Se seu nome já está em alguma lista, você não deve assinar de novo.

Quantas assinaturas são necessárias?

Não há um número mínimo estipulado. Mas é muito importante coletar o máximo de assinaturas possíveis para demonstrar o apoio da sociedade à causa da beatificação da Dra. Zilda.

 

Materiais do Evento - Celebração Dra. Zilda

Detalhes
Última Atualização: 27/03/2015

topo caravanas 3

 

Logotipo:

 celebracao dra zilda logo pequeno

Vetor .EPS (alta qualidade) | Vetor .PDF (alta qualidade) | Imagem .JPG (qualidade média) | Imagem .PNG (qualidade média)

 

Cartaz:

celebracao dra zilda cartaz web pequeno

 Cartaz .PDF (alta qualidade) | Cartaz .PDF (baixa qualidade) | Imagem (média qualidade)

 

Folder:

celebracao dra zilda frente pequeno 

Folder .PDF (alta qualidade) | Folder .PDF (baixa qualidade) | Imagem .JPG (baixa qualidade)

 

Fotos da Dra. Zilda

 

Memorial Dra. Zilda Arns

Detalhes
Última Atualização: 25/06/2015

ProjMemorial A Coordenação Nacional da Pastoral da Criança está preparando um memorial em homenagem à Dra. Zilda, em sua sede, na cidade de Curitiba. O Memorial Dra. Zilda Arns Neumann será uma parte do Museu da Vida, instituição que contará a história dos 30 anos da Pastoral da Criança em sua missão em prol das crianças no Brasil e no mundo e mostrará a atual situação da atuação da Pastoral em suas comunidades.

O memorial será um espaço especial dedicado à memória e ao trabalho desenvolvido pela Dra. Zilda. A sala em que ela trabalhava diariamente será recuperada e aberta à visitação. Também estarão em exposição os prêmios, títulos e homenagens que recebeu como reconhecimento ao seu trabalho.

No Museu da Vida, contaremos ainda com exposições sobre as práticas e as ações desenvolvidas pela Pastoral da Criança, como os Brinquedos e Brincadeiras e os Mil Dias. Além disso, uma trilha em um bosque de mata nativa, com estações de reflexão, integrará espiritualidade e natureza.

Saiba mais: Museu da Vida

Mais Artigos...

  1. Celebração Dra. Zilda
  2. Dra. Zilda Arns Neumann – mensageira da Paz e do Bem!
  3. Dra. Zilda Arns Neumann: testemunho de amor e solidariedade

Subcategorias

Notícias sobre o Falecimento da Dra. Zilda

Vídeos sobre o falecimento da Dra. Zilda

Homenagens à Dra. Zilda

1746 url a forca e a participacao da mulher

  • Entrevista:
  • Dia Internacional da Mulher
  • A força e o protagonismo da mulher
  • Dia Internacional da Mulher 2023
  • Dia Internacional da Mulher 2022
  • Dia Internacional da Mulher 2021
  • Dia Internacional da Mulher 2020
  • Dia Internacional da Mulher 2019
  • Dia Internacional da Mulher 2018
  • Uma data para refletir
  • Como a Pastoral da Criança faz:
  • Lutas, desafios e conquistas
  • Mulheres: exemplos de força e transformação
  • Mulher: símbolo de amor e de luta por um mundo mais justo
  • O poder da escolha
  • Voluntárias: mulheres transformadoras
  • Leia também:
  • Empoderamento da mulher: uma conquista a cada dia
  • Uma mensagem para refletir sobre o Dia da Mulher
 

Pastoral da Criança

Endereço: Rua Jacarezinho 1691 - Mercês
CEP: 80810-900 - Curitiba - Paraná - Brasil

Telefone: ++55 (41) 2105-0250
Fax: +55 (41) 2105-0201 e 2105-0299

Este trabalho da Pastoral da Criança é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial 3.0 Não Adaptada.

Política de Privacidade