Os voluntários da Pastoral da Pessoa Idosa são convidados principais da Pastoral da Criança para a Celebração Dra. Zilda – Vida plena para todas as crianças.

Assim que houve a confirmação da Arena da Baixada como local do evento, a Ir. Vera Lucia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, comunicou a Ir. Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. Como acontece quando o trabalho é guiado pelo Espírito Santo, as duas estavam presentes na mesma missa na Comunidade do Hospital Nossa Senhora das Graças, no início deste ano. A Irmã Vera acompanhou, a pé, a Ir. Terezinha até a casa desta e transmitiu seu entusiasmo a respeito da Celebração que acabava de ser confirmada.

Também Dom José Antônio Peruzzo foi convidado oficialmente, através de ofício enviado no dia 25 de fevereiro de 2014, a "participar da mobilização da Pastoral da Criança, que culminará com a celebração eucarística e a entrega da moção a Dom Moacyr Vitti, solicitando a abertura do processo de beatificação". As coordenações de setor da Pastoral da Criança também convidarão os membros da Pastoral da Pessoa Idosa de suas dioceses para participarem desta grande celebração. Independentemente da idade, é muito importante reunirmos forças para lembrar e reafirmar o legado da Dra. Zilda, levando adiante seu exemplo.

Sobre a Pastoral da Pessoa Idosa

Dra. Zilda

"O Documento de Aparecida nos diz que "a Palavra de Deus nos desafia de muitas maneiras a respeitar e valorizar os mais velhos e anciãos. Convida-nos inclusive, a aprender deles, com gratidão e acompanhá-los em sua solidão e fragilidade" (448). Este é o convite que a Igreja nos faz. Como discípulos e missionários somos convidados a olhar de forma atenciosa e operosa para as pessoas idosas de nossas comunidades, a fim de buscar soluções concretas para que elas possam, com dignidade e esperança, viver a vida em plenitude."

Assinaturazilda

Além do seu trabalho conhecido com as crianças e gestantes, Dra. Zilda também se envolveu com a causa da terceira idade e, em 2004, juntamente com Dom Aloysio Penna, foram nomeados pela CNBB para levar adiante a estruturação e a coordenação da Pastoral da Pessoa Idosa – mais uma de suas missões de amor e disseminação de informação e qualidade de vida.

“Durante a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, reunida em Itaici em abril de 2004, realizaram o gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2003, que tinha por tema: “Fraternidade às pessoas idosas” e por lema: “Vida, dignidade e esperança”. Então os bispos, através deste gesto concreto, criaram a Pastoral da Pessoa Idosa e, para organizar e coordenar essa Pastoral, indicaram a Dra.Zilda e Dom Aloysio José Leal Penna. Para começar, Dra. Zilda sugeriu que se fizesse uma pesquisa que foi encaminhada a todas as Dioceses do Brasil, com carta endereçada a todos os bispos e coordenadores de Pastoral. O resultado desta pesquisa serviu de subsídio para a Assembleia de fundação da PPI, que foi realizada entre os dias 3 e 6 de novembro de 2004, em Curitiba”

(Ir. Terezinha Tortelli ao Programa Viva a Vida nº 659 - Tema: Terceira Idade na Pastoral da Criança).

Saiba mais sobre a história da Pastoral da Pessoa Idosa.