jornada mundial dos pobres lideres visitando comunidade

Foto:  Acervo da Pastoral da Criança

O Dia Internacional da Mulher é uma data que simboliza a luta das mulheres em busca de igualdade salarial, valorização, respeito, a luta pela afirmação de sua dignidade e pelo fim de todas as formas de violência sofridas pelas mulheres, discriminação de gênero e machismo. É um dia que nos convida a refletir e a mobilizar a sociedade para a necessidade de apoiar as lutas diárias das mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado.

Na Pastoral da Criança as mulheres são exemplos de força e perseverança na missão, sempre solidárias e atentas às necessidades do próximo, inspiram outras pessoas a seguirem seus exemplos de fé, empatia, coragem para recomeçar quantas vezes forem necessárias, sempre com alegria e entusiasmo.

As mulheres exercem um papel muito importante na transformação da sociedade, segundo Papa Francisco sem a mulher não há harmonia, poesia e beleza no mundo, pois “é a mulher que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bonita”.

professora roberta guedes

Maria Martiniano, Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança do estado de Alagoas.

ENTREVISTA COM: Maria Martiniano, Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança do estado de Alagoas.

A história de cada mulher é marcada por superação. Tudo é conseguido através de lutas individuais e comunitárias. Quais são os principais desafios que as mulheres necessitam vencer hoje?

Hoje em dia, ainda nos deparamos com problemas antigos e novos que dificultam a busca por igualdade social em todos os aspectos. Ainda enfrentamos as desigualdades salariais, violência sexual, feminicídio, baixa representatividade política. Ainda temos um longo caminho a percorrer.

 

professora roberta guedes

Wanessa Dias, Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança de Marabá, estado do Pará.

ENTREVISTA COM: Wanessa Dias, Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança de Marabá, estado do Pará.

Como é possível fortalecer a mulher nos vários desafios que ela enfrenta no dia a dia?

A cada visita realizada, nós escutamos os clamores das famílias. Partilhamos a vida, valorizando o ser mãe, mulher que educa, que cuida, que busca força em Deus e na comunidade. Ao dar esta visibilidade a estas mulheres elas se enchem de coragem para continuar sua caminhada como mãe que sonha com um futuro melhor para os seus filhos, família e comunidade.

 

professora roberta guedes

Marli Rocha de Carvalho

ENTREVISTA COM: Marli Rocha de Carvalho, Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança da Diocese de Colatina, Espírito Santo.

De que maneira a própria família pode apoiar a mulher em sua missão na Pastoral da Criança?

É na família que aprendemos um com o outro a respeitar, partilhar e ter compromisso. E na missão da Pastoral da Criança não é diferente, porque para nós, líderes, a Pastoral da Criança é continuação da nossa família. Então, significa muito ter esse apoio para fortalecer mais a nossa missão.

 

professora roberta guedes

Viviane Medeiros, Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança do estado do Piauí.

ENTREVISTA COM: Viviane Medeiros, Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança do estado do Piauí.

Qual é a importância da fé na sua missão?

A fé é de suma importância para a nossa vida, para a nossa caminhada enquanto Pastoral da Criança, enquanto pessoa. A fé é transformadora, ela transforma as nossas vidas em algo maravilhoso.

 

professora roberta guedes

Lady Anne dos Santos Cardoso, Advogada e Assessora da Pastoral da Criança Internacional.

ENTREVISTA COM: Lady Anne
dos Santos Cardoso, Advogada e Assessora da Pastoral da Criança Internacional.

Qual é a identidade das mulheres da Pastoral da Criança?

As mulheres engajadas na Pastoral da Criança são empáticas e comprometidas, são solidárias e generosas. São criativas e amorosas. São fortes, cheias de energia e capazes de fazer tudo o que se propõem. São mulheres que na maioria das vezes têm dupla-jornada e, ainda assim, dedicam tempo para cuidar das famílias que acompanham na comunidade.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1589 - 07/03/2022 - Dia Internacional da Mulher

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Elas ensinam e compartilham conhecimento com as gestantes e as famílias de como cuidarem melhor de seus filhos desde o ventre materno. As mulheres da Pastoral da Criança são anjos na terra com a missão de contribuir para que o mundo seja um lugar mais fraterno e igualitário.

Leia a entrevista na íntegra: 1589 - 07/03/2022 - Dia Internacional da Mulher

  

 

 

1616º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”

É importante destacar a luta das mulheres, além de lembrar e celebrar todas as vitórias da liderança feminina. A Pastoral da Criança conta com uma equipe linda de mulheres à frente de muitas missões prestadas às famílias, crianças e gestantes.