• DSTs: conhecimento é sinônimo de saúde

    1325 dst cpf

    Foto: Daviles

    As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) podem ser causadas por bactérias, fungos ou vírus, o que exige um tratamento específico para cada tipo. Como muitas sequer apresentam sintomas, é necessário realizar os exames de rotina e se prevenir da contaminação.

  • O exemplo da família para as crianças

    A família é a instituição mais privilegiada na educação, uma vez que é o meio em que as crianças nascem e se desenvolvem. Por isso, exerce grande influência no desenvolvimento e no comportamento dos pequenos. 

  • A situação das creches no Brasil

    1322 creche cpf1

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    A falta de creches é um dos grandes desafios a serem superados no Brasil. Segundo dados do relatório produzido pela fundação Abrinq, “Desafios na Infância e na Adolescência no brasil: Análise Situacional nos 26 Estados Brasileiros e no Distrito Federal”, de 2012, as creches no país atendem a apenas 22,53% das crianças de zero a três anos.

  • Juntos somos mais fortes que a dengue

    1321 dengue zika chicungunya cpf

    Foto: Chatchai stocker

    O Brasil registrou no último ano 1,6 milhões de casos de dengue, maior número de casos registrado em um só ano desde o ínicio da série histórica do Ministério da Saúde, em 1990. O vetor da dengue, o mosquito Aedes Aegypti, transmite pelo menos outras três doenças: zika, chikungunya e febre amarela urbana.

  • Informação e tranquilidade para o desmame sem traumas

    1320 desmame cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    O aleitamento materno é uma fase marcante para a mãe e para a criança e por isso, o desmame pode ser tão complicado quanto o início da amamentação. As mães devem dar preferência pelo desmame natural e estarem atentas aos sinais que a criança dá, de que a hora chegou.

  • Soro caseiro: uma receita simples

    1319 soro casseiro cpf

    Foto: Marcello Caldin

    Duas medidas de açúcar e uma de sal, misturadas em um copo da água: essa é a receita do soro caseiro. Uma ação simples, de baixo custo e facilmente replicada pelas famílias, que continua salvando milhões de crianças desidratadas ao redor do mundo. O soro caseiro se tornou um dos maiores legados da Pastoral da Criança, que a promove como uma campanha permanente, desde 1983.

  • Renasce a fé e a esperança: mensagens de Ano Novo

    1317 ano novo cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    A Pastoral da Criança é um milagre que acontece todos os dias e nos faz acreditar no amor, na fé e na força da vida. A cada ano que se inicia, a energia para dar continuidade ao trabalho de levar vida plena a todas as crianças renasce e, com ela, a certeza das maravilhas que iremos vivenciar junto às famílias que acompanhamos.

  • Mensagens de Natal

    1316 natal cpf

    Foto: Designed by Freepik

    O Natal, data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo na singela gruta em Belém, é celebrado pelos cristãos em todos os lugares do mundo, no dia 25 de dezembro. Mas, o que significa essa festa tão esperada?

  • O brincar e a autoestima das crianças

    1315 brincar cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Todos nós já olhamos uma criança brincando e quisemos voltar no tempo. Mas, você já parou para pensar em como o ato de brincar influencia as nossas ações e habilidades na vida adulta?

  • Voluntariado: um caminho para solidariedade, autoconfiança e autoestima

    1314 voluntariado cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1985, o Dia Internacional do Voluntário é celebrado em 5 de dezembro, juntamente ao Dia da Pastoral da Criança, e busca incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo o mundo. Segundo o levantamento realizado pelo Instituto Datafolha, 11% da população, cerca de 16,4 milhões de brasileiros, são voluntários e 28% já realizaram algum tipo de trabalho voluntário ao longo da vida. Mas, o que isso quer dizer?

  • A preparação e entusiasmo dos Pequenos Reis Magos

    1313 pequenos reis magos cpf1

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Trazendo o exemplo dos Três Reis do Oriente, apresentado pelo Evangelho de Mateus, a Pastoral da Criança, iniciou em 2015 a campanha Pequenos Reis Magos, que tem por objetivo conscientizar os participantes sobre a realidade de outros países, despertando a solidariedade e o espírito missionário em em prol de outras crianças que estão em situação de pobreza, assim como estava Jesus quando nasceu.

  • Alegria e fé para superar o câncer

    1312 superacao do cancer cpf

    Foto: Pressfoto | Freepik

    Câncer é uma denominação utilizada para se referir a um grupo de mais de 200 doenças não contagiosas, que se caracterizam pelo crescimento descontrolado de células que se dividem sem respeitar os limites normais e que podem migrar e invadir outras regiões do corpo, formando tumores.

  • Oração e Ação pela criança: uma iniciativa de cuidado e amor

    1311 dia de oracao e acao cpf

    Foto: Marcello Caldin

    Celebrado anualmente no dia 20 de novembro, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança é uma iniciativa inter-religiosa que tem como objetivo promover o bem-estar das crianças por meio da reflexão, da celebração da vida e da definição de estratégias para superar os desafios e para a proteção dos direitos das crianças.

  • Acompanhamento Nutricional: cuidado com a saúde

    1310 educacao nutricional cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    A ação de Acompanhamento Nutricional possibilita determinar, por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) - que relaciona peso, altura e idade, o diagnóstico nutricional das crianças. Assim, permite que os voluntários orientem da melhor maneira os pais ou responsáveis quanto à alimentação saudável, estímulo à prática de atividade física e encaminhamento para a unidade de saúde, quando necessário.

  • Bendito é o fruto do teu ventre!

    1309 mutirao cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Você já imaginou o quanto a visita domiciliar representa para as gestantes acompanhadas pela Pastoral da Criança? O gesto de generosidade de cada líder ao entregar uma cartela dos Laços de Amor, ao ensinar quais são os sinais de alerta para o momento do parto, os direitos que devem ser respeitados, a importância dos cuidados nos primeiros mil dias...

  • A higiene da casa e a nossa saúde

    1308 higiene e saude cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Os pais servem de espelho para os filhos em todos os sentidos. Na higiene, não seria diferente. Mesmo antes do nascimento dos filhos, é preciso ficar atento para que os pequenos se desenvolvam e tenham um ambiente adequado onde possam crescer com saúde.

  • Obesidade infantil e o papel dos pais

    1306 dia da crianca e prevencao da obesidade cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    A obesidade infantil ocorre quando uma criança está acima do peso para a sua idade e altura. Isso pode levar a complicações, como diabetes, pressão alta, dificuldades respiratórias, problemas no fígado, entre outros. Mas, como os adultos podem ajudar a criança com sobrepeso?

  • Doe leite materno, doe vida

    1305 doacao de leite materno cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH), parceria do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo. Dos 292 bancos de leite existentes no planeta, 217 são brasileiros e há, ainda, outros 167 postos de coleta, reconhecidos pela OMS.

  • A efetivação do direito à saúde no Brasil

    1304 direitos no sus outros cpf

    Foto: JComp / Freepik

    A vida é o nosso bem mais valioso e para que todos possam usufruir dela, é necessário que o acesso a saúde seja irrestrito e de qualidade. Com esse objetivo, foi criado em 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS), que garante acesso integral, universal e igualitário para toda a população brasileira.

  • A criança com diferença no funcionamento de seu organismo no contexto familiar

    1303 criancas com diferenca no funcionamento do seu organismo cpf

    Foto: Aneta Blaszczyk

    A família é o primeiro grupo social em que a criança é recebida. Quando se descobre que a criança terá uma diferença no funcionamento de seu organismo, ocorrem muitas mudanças, dúvidas e confusões. Nesse momento, a família precisará desconstruir seus modelos de pensamento e recriar conceitos que englobem esta realidade. É importante lembrar que a superação do conceito de doença é um dos primeiros desafios a serem ultrapassados.