• As crianças e a separação dos pais

    1356 pais separados cpf2

    Foto: Prostooleh / Freepik

    Muitos são os motivos que levam um casal a se separar, mas esse momento se torna ainda mais delicado quando envolve os filhos e os cuidados necessários para garantir que eles passem por esse momento da melhor forma possível.

  • Proteção à criança e ao adolescente: uma iniciativa de todos

    1355 rede comunitaria cpf

    Foto: Quinn Kampschroer / Pixabay

    Cada vez mais é necessário unir todos os segmentos da sociedade (Estado, empresas, instituições religiosas, filantrópicas e os membros da comunidade) para, em um esforço coletivo e articulado, buscar a prevenção e principalmente, o atendimento das situações de violência e vulnerabilidade, ainda mais quando falamos de crianças e adolescentes

  • Carinho e conversa para identificar o choro do bebê.

    1354 comunicacao do bebe cpf

    Foto: Carlos Alberto Melo Florián

    “O choro é a única forma que o bebê tem para se comunicar quando é pequeno.” É isso mesmo Leani Scheneider Lutz, coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Toledo (PR). Por isso, ter paciência e saber que é possível sim, identificar o choro dos pequenos.

  • Limites: exemplo e diálogo

    1353 limite nas criancas cpf

    Foto: Prostooleh

    “Na vida, na caminhada e na nossa experiência na Pastoral da Criança, nós encontramos muitas situações em que vemos que os filhos dominam toda a situação, enquanto os pais não conseguem ter nenhum domínio. Eu acredito, pelas minhas experiências, que isso acontece porque os pais não preparam as crianças para esse convívio, por meio do diálogo e dos limites” , diz João de Sousa Dias, coordenador da Pastoral da Criança na diocese de Juazeiro (BA).

  • Zelo e amor para com a Criação

    1352 dia mundial oracao criacao cpf

    Foto: Stockvault

    “A Criação está muito presente no plano de Deus. Nós somos chamados a contemplar a mãe terra e também somos chamados a respeitar, ter o maior carinho e zelo pela natureza”, lembra Irmã Irma Rodrigues da Silva, voluntária da Pastoral da Criança desde 1986. “A Pastoral da Criança ajuda as comunidades a acolherem todo esse zelo pela mãe terra. Afinal, a terra nos dá bons frutos e nos precisamos respeitá-la. Ela faz parte do plano de Deus e esse plano, é colocar a vida sempre em primeiro lugar”, ressalta Irma Rodrigues.

  • Parceria com a prefeitura em Viseu (PA)

    1351 politicas publicas cpf1

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Da Diocese de Bragança, no estado do Pará, vem uma inspiração. A equipe da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré fechou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Viseu. Há três anos, existe um diálogo frequente com as Secretarias da cidade, em especial com a Secretaria de Saúde. Além de melhorar os serviços de consultas médicas e odontológicas, nutrição e vacinas, os profissionais são convidados para as atividades da Pastoral nas comunidades.

  • Alimentação e o poder do exemplo

    aleitamento 1268

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    “Se alimentar é na verdade uma arte. Você tem de aprender e ir aprimorando ela na cozinha com as panelas, os cheiros, a horta, a terra, a natureza e a vida. É esse conjunto de coisas que fazem você se apaixonar e quando você se apaixona por algo, você leva isso adiante”, diz Suzana Casagrande dos Santos, voluntária da Pastoral da Criança em Caxias do Sul (RS).”Quando falamos de alimentação na Pastoral da Criança, estamos passando essa paixão para as famílias, para que eles aprendam os nutrientes, como diversificar, como tornar ela colorida, criativa, nutritiva e gostosa e para que eles transmitam tudo isso para os seus filhos”, complementa a líder.

  • Intolerância à lactose é mais comum do que você imagina

    1347 intolerancia a lactose cpf

    Foto: Dashu83

    “Sofri bastante com dores na barriga”, conta Neninha, líder da Pastoral da Criança em Borborema (PB). “Eu e meu neto ficávamos muito estufados, logo depois que tomávamos leite no café da manhã”, relata Leonice Nilton, de Cascavel (PR). “Desde pequeno ele tinha muito vômito e diarreia”, lembra Zezé Furlan, de Limeira (SP).

  • Despertar o interesse pela leitura é essencial

    1346 leitura para as criancas cpf

    Foto: Freepik

    Você tem o costume de contar histórias para o seu filho? Esse é um hábito fundamental para despertar nas crianças o interesse pelo universo da literatura. Para isso, você pode escolher um livro infantojuvenil, criar um novo conto e até mesmo, narrar a história da famílias e as ações vividas no dia a dia.

  • Responsabilidade dos adultos, segurança para as crianças

    1345 seguranca ao transportar a crianca cpf

    Foto: Freepik

    Hoje, no Brasil, duas crianças morrem por dia vítimas de acidentes de trânsito, segundo dados da ONG Criança Segura. Mortes que poderiam ser evitadas se os equipamentos adequados fossem utilizados e as medidas de segurança previstas pela legislação fossem respeitadas.

  • Antibiótico: a importância de levar informação para as famílias

    1339 antibiotico cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

     “Na época, eu era articuladora de saúde na minha cidade e, investigando as mortes das crianças com menos de um ano, me deparei com uma situação que poderia ter tido um final diferente. Uma mãe, que morava em uma região bem afastada da cidade, no bairro de Botujuru, em Jundiaí (SP), contou que seu filho teve bronquiolite e, em seguida, o quadro evoluiu para pneumonia. Com muita falta de ar, ela levou a criança para a unidade de saúde. Após o diagnóstico, recebeu a receita para o antibiótico. Como era um final de semana prolongado, a farmácia da prefeitura estava fechada. Sem o medicamento, ela conseguiu carregar a criança até a casa de uma vizinha mais próxima, que chegava do trabalho no final da tarde. Já com o bebê totalmente sem ar, elas correram de volta para o hospital. Infelizmente, era tarde demais, a criança veio a falecer na mesma noite. Um anjo partiu cedo demais” – lembra Sonia Maria Noguero, coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Jundiaí (SP).

  • Pós-parto: momento a ser vivido pelo casal

    1338 pos parto cpf1

    Foto: Pexels

    O pós-parto ou puerpério, período que costuma durar de 6 a 8 semanas após o parto, é um momento muito delicado, que envolve uma mistura de sentimentos e também muito aprendizado. E tudo isso deve ser vivenciado pelo casal.

  • O cuidado com a criação começa com o que está ao nosso redor

    1337 muse da vida biomas brasileiros cpf

    Foto: SXC | Freepik

    Um terreno baldio cheio de lixo transformado em jardim de flores e frutas. Essa é a história de mobilização promovida pelas líderes da Paróquia Perpétuo Socorro, em uma rua da comunidade Anjo Gabriel, do município de Imperatriz, no Maranhão.

  • Ser mãe: uma missão especial

    1336 dia das maes cpf

    Foto: Phduet

    O Dia das Mães é uma data muito especial, comemorada ao redor do mundo com o objetivo de homenagear as mulheres mais importantes de nossas vidas: as mães.

  • Respeito e compreensão para o bem comum

    1335 humanizacao servico saude cpf

    Foto: Marcello Caldin

    Humanizar é promover o bem comum por meio da compreensão e do respeito aos sentimentos humanos. No campo da saúde, não é diferente. A humanização dos serviços busca melhorar o atendimento aos usuários, a qualidade nos serviços prestados e no tratamento, as condições de trabalho e a participação da comunidade nas decisões.

  • Escova de dente e fio dental: amigos da saúde bucal

    1334 saude bucal cpf1

    Foto: Jenny Friedrichs

    Uma forma de incentivar as crianças a cuidarem da saúde bucal, é tornar a escovação uma atividade interessante e divertida, feita por todas as pessoas da casa. O mesmo vale para as visitas ao dentista. “Eu vejo que o medo já vem da família. Há alguns anos atrás, o povo brasileiro não ia ao dentista por medo e até hoje encontramos adultos que entram em pânico quando precisam ir a uma consulta por causa de uma dor de dente ou de um dente estragado, que poderiam ter sido evitados se eles tivessem cuidado da boca desde crianças. Esse medo acaba passando de geração para geração. Então, é nosso trabalho como pais, adultos e líderes da Pastoral da Criança, mostrar que não é nenhum bicho de sete cabeças e que tratar os dentes é muito importante”, contou Sandra Regina Persch, coordenadora da Pastoral da Criança em Pelotas (RS).

  • Informação e orientação para combater a febre nas crianças

    1333 febre nas criancas cpf

    Foto: Peoplecreations / Freepik

    Apesar de não ser uma doença e sim um sintoma clínico de que o organismo está em processo de defesa contra uma infecção, a febre é um dos quadros que mais preocupa os pais. Acompanhar a evolução do quadro e os sintomas que a criança tem é essencial para diagnosticar a doença por detrás da febre.

  • Páscoa: momento de celebrar a vida

    1332 pascoa cpf

    Foto: Congerdesign

    A Semana Santa celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus e se inicia no Domingo de Ramos, relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, quando os fiéis cobriam as estradas com folhas de palmeira para comemorar a chegada do Senhor. E termina com a ressurreição de Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.

  • Aborto espontâneo: sofrimento em família

    1331 aborto cpf

    Foto: Antonio Guilen

    Mais de 2 milhões de casos de aborto espontâneo, gestações que terminam naturalmente antes da 22º semana, são registrados no Brasil por ano. A maioria dos casos (80%) é precoce, ou seja, ocorre antes da 12ª semana, depois disso, é considerado tardio. Vale destacar que em 65% das vezes, a interrupção da gravidez ocorre antes mesmo da mulher descobrir ou ter a confirmação de que estava grávida.

  • “Nós somos o que comemos”

    1330 alimentacao e saude cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Muitas vezes, nos deparamos com a frase: “Nós somos o que comemos”. E ela está mais do que certa! A alimentação possui papel fundamental na vida das pessoas. Além de ser uma necessidade básica, ela influencia todo o organismo e, consequentemente, a saúde de cada um de nós.