Fotos: Eli Pio
Na vida é tão bom ter amigos, mas você já parou para pensar sobre a importância das amizades? Essas relações que construímos ao longo da vida são essenciais e nos ajudam a passar pelos momentos difíceis, assim como a celebrar as nossas conquistas e vitórias.
Durante a infância as amizades se tornam ainda mais importante, pois é por meio delas que as crianças desenvolvem habilidades, competências sociais e criam a base para a qualidade das relações que vão construir ao longo da vida.
“Eu acho muito importante ter amigos. Com os amigos você pode passar o tempo brincando e correndo, o que também é muito bom pra nossa saúde”, conta João Lucas Azevedo, de Curitiba (PR).
Isso mesmo João! As amizades fazem muito bem para saúde e ainda dão às crianças oportunidades valiosas de aprendizado e ajudam a desenvolver características como: sociabilidade, autonomia, altruísmo e ainda, ajudam a reduzir comportamentos negativos. Auxiliando os pequenos a lidarem com as próprias emoções e a se tornarem independentes.
Dra. Zilda
“Você transforma o país quando educa as famílias para cuidarem melhor de seus filhos.”
Papa Francisco
“O encontro com Cristo é capaz de transformar totalmente a nossa vida”.
Contudo, muitas vezes é difícil para os pequenos brincarem com outras crianças e criar vínculos fortes e verdadeiros. Nesses casos, é preciso ter calma e incentivar as crianças a conhecerem os colegas de escola, vizinhos ou outras crianças com quem tem contato, buscando interesses em comum e participando das brincadeiras.
“A amizade na vida da criança é muito importante, pois permite que ela tenha um conhecimento maior sobre si mesma e do mundo. Em todos os casos, é muito importante que os pais dêem oportunidade para as crianças brincarem e construírem novas amizades, assim como separarem um tempo para brincar com os seus filhos, fortalecendo a relação que eles já tem”, comenta Irmã Elezenira Maria de Jesus, coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de São Félix do Araguaia (MT).
3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.
As relações de amizade são fundamentais em todas as etapas da vida, ajudando na construção de características e habilidades durante a infância. Além de contribuir para a qualidade de vida e promover o bem-estar. Os líderes da Pastoral da Criança incentivam as famílias a fazerem amizades com membros de suas comunidades e por meio da ação Brinquedos e Brincadeiras, ajudam as crianças a se integrarem e criarem novas relações.