Fotos: Pixabay
O verão traz a vontade de brincar ao ar livre, passear e viajar com a família e brincar sem parar com os amigos. “Eu gosto muito do verão, porque dá para aproveitar muito mais, brincar muito mais e também, sair de casa para passear. Nesses dias eu gosto de ir na piscina, ir para a praia e brincar na água, mergulhando e pulando onda”, conta Henrique Kozur (8 anos), de Curitiba (PR).
É isso mesmo Henrique, o Sol aliado ao período de férias escolares, é sinônimo de muita diversão. Contudo, é necessário redobrar a atenção e cuidar da saúde dos pequenos.
“Como mãe eu confesso que tenho um pouco de medo de deixar ele no Sol, principalmente por conta do câncer de pele, mas sei que a vitamina D é muito importante para saúde e por isso, sempre que possível, deixo ele brincar ao ar livre. Ainda mais no verão, em que o calor e a oportunidade de brincar com água, deixa tudo mais divertido. Por isso, ensinamos ele mesmo a se cuidar antes de expor ao Sol, usando sempre boné e protetor solar”, relata Erica dos Santos, mãe do Henrique.
Dra. Zilda
"A criança precisa brincar para se entreter, para aprender, para ser mais generosa e saber emprestar. É esse exemplo de troca que ajuda as crianças a serem respeitosas, solidárias e desenvolverem todos os seus sentido."
Papa Francisco
"Cada um de vocês têm uma caixa com um tesouro dentro. O trabalho de cada um é abrir a caixa e tirar este tesouro, fazê-lo crescer, dar e receber com os demais".
Perfeito Erica! O segredo de brincar no Sol é se proteger e tomar alguns cuidados básicos, como: respeitar o melhor horário para tomar Sol, que é antes das 10 horas da manhã e após às 16 horas; aplicar protetor solar sempre que for sair e repetir a aplicação no decorrer do dia ou após entrar em contato com a água ou suar; usar chapéus e bonés, que ajudam a proteger as zonas do corpo que são mais afetadas pela exposição solar; se manter hidratado, tomando (e oferecendo as crianças) água regularmente e é claro, achar uma sombra para descansar periodicamente da exposição solar.
“Eu sempre peço para a minha mãe ou o meu pai passarem protetor solar e também uso boné”, afirma Henrique. “A minha dica é se cuidar e aproveitar para brincar de amarelinha, bets e muitas coisas legais, chamando os amigos e os primos para brincarem junto”, conclui.
3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.
O brincar é essencial para as crianças, permitindo que elas desenvolvam inúmeras habilidades. Tal ação, aliada ao ar livre e a exposição benéfica ao sol, contribui para a saúde dos pequenos, ajudando a promover o bem-estar e a vida saudável.