Campanha pelo acesso imediato da Primeira Dose do Antibiótico é assunto na Semana Estadual do Bebê, no Ceará, que iniciou no dia 21 de setembro. Com o slogan “Proteger e Cuidar do Bebê é Obrigação de Todos Nós”, o evento, que segue até o dia 26 de setembro, tem como objetivo mobilizar os diferentes setores da sociedade – famílias, governo, setor privado e não governamental, acerca da importância do proteger e cuidar do bebê, para construção de uma sociedade mais desenvolvida e menos violenta.

 

 

Na abertura do evento, na Assembleia Legislativa, foi realizada uma audiência pública para discutir “A Importância do Primeiro Ano de Vida” com a participação do professor da UFC e diretor técnico do Iprede, Dr. Álvaro Madeiro Leite. No segundo momento houve um debate com a Repi, Rede Não Bata Eduque, Rede Creche para Todos e Fundação Abrinq acerca do papel das Redes no contexto da Primeira Infância. 

Já no dia 22, às 9 horas, na Secretaria de Saúde do Estado, no Auditório Waldir Arcoverde, acontece o Lançamento da Campanha “Antibiótico – 1ª dose imediata”, em parceria com a Pastoral da Criança e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSSEMS). Ainda durante a manhã acontece o lançamento do “Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê”, publicação elaborada em parceria com a Editora Globo, UNICEF e Ministério da Saúde. Outra ação que merece destaque acontece no dia 23, durante toda a manhã, no Abrigo Ta Júlia e na Creche do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) com o desenvolvimento de atividades lúdicas para as crianças que vivem nestes espaços. As atividades seguem ao longo da semana (confira programação logo abaixo).

 

Primeira infância

A atenção em torno da primeira infância está relacionada à necessidade do cuidar infantil ainda no período da gestação. Está comprovado cientificamente que o cérebro muda muito na primeira infância e se reorganiza, dependendo dos estímulos que recebe. É nesta fase da vida que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem, afirmam especialistas.

A primeira infância é definida como o período compreendido desde o nascimento até os 6 anos de idade. Entretanto, o Comitê dos Direitos da Criança, em seu Comentário Geral nº 7, recomenda que os países definam como a primeira infância o período compreendido desde o nascimento até os 8 anos, como forma de incluir, em nível global, todas as crianças até a transição para a escola. Ao investir na primeira infância e assegurar às crianças o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade, promove-se a redução das desigualdades.

 

Histórico

A Semana do Bebê foi criada originalmente em Canela - RS há onze anos para incentivar políticas públicas em prol da primeira infância. Em 2010, o UNICEF sistematizou e divulgou a experiência de Canela para todo o Brasil. No Ceará, esta semana foi regulamentada através da Lei Nº 14.841, de 28/12/2010, significando um avanço e compromisso da esfera pública com o desenvolvimento integral da criança e o engajamento do Governo do Estado na Rede Estadual da Primeira Infância- REPI-CE.

 

Instituições que compõem o Grupo Gestor da Repi

Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), da Educação Básica (Seduc) e da Saúde (Sesa), APDMCE; ONG Catavento, Comissão da Infância e da Adolescência da Assembléia Legislativa (CIA), Conselho Estadual de Educação (CEE), Instituto da Infância (Ifan), Instituto Stela Naspolini (ISN), Iprede, Pastoral da Criança, Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) e Unicef.