1294 primeiras semans de vida cpf1

Os primeiros dias de vida de um bebê podem ser um misto de emoções: o pequeno demanda muita atenção, carinho e cuidado, e muitos pais e mães têm dúvidas e medo de fazer algo errado – especialmente os de primeira viagem. A temperatura da água para o banho, o umbigo que não deve ficar úmido, as vacinas nas datas corretas, o choro que ainda não é identificado. São tantas dúvidas e inquietações que podem deixar as famílias apreensivas nesta fase inicial do bebê em casa.

Uma destas dificuldades diz respeito ao aleitamento materno. Em alguns casos, por exemplo, a criança ainda não aprendeu a fazer a boa pega, o que dificulta a amamentação, pode irritar o bebê pela fome, e deixar a mãe desesperada sem saber o que fazer. “Ela fica nervosa e não consegue ajudar. Como o leite não sai, ele empedra e pode causar rachadura”, explica a enfermeira da coordenação nacional da Pastoral da Criança, Regina Reinaldin. O empedramento e a rachadura dificultam ainda mais a amamentação, e por isso muita gente acaba apelando para o leite de fórmula.

Dra. Zilda

“Essa fase, quando bem vivida pela criança, no meio de sua família e comunidade, aumenta sua capacidade de ser semente forte para a paz e ter vida e vida em abundância”.

Papa Francisco

“Todas as pessoas – verdadeiramente todas – são importantes aos olhos de Deus”.

Mas esse é apenas um dos obstáculos enfrentados pelas famílias. Por este motivo, nos momentos de dúvidas, a participação dos voluntários com orientações é essencial. Em Arenápolis, Mato Grosso, município com cerca de 10 mil habitantes e seis comunidades com a Pastoral da Criança, os líderes têm promovido palestras para que as famílias esclareçam suas dúvidas. A ação acontece sempre durante a Celebração da Vida e conta com a colaboração de profissionais de saúde.

Na comunidade São João Batista, uma parceria foi firmada com o Programa Saúde da Família Vila Rica. No local, agentes de saúde, uma médica e uma enfermeira foram responsáveis por repassar as informações para as famílias sobre como enfrentar os obstáculos e conseguir passar por estes momentos, sem pânico. “As palestras foram direcionadas à ‘Semana do Bebê’ e aos primeiros dias de vida”, conta o voluntário da Pastoral da Criança na comunidade, Danilo Balieiro.

A parceria com o serviço público é um recurso que facilita, inclusive, o esclarecimento de dúvidas que podem atingir até os próprios líderes. A ação realizada em Arenápolis é um exemplo de como essas questões podem ser tratadas. O ideal é contar sempre com a participação dos profissionais de saúde locais – que conhecem a realidade da comunidade – para resolver questões que estão confusas também para eles. Que tal pensar quais são as principais dúvidas que aparecem em sua comunidade e procurar a colaboração de especialistas para saná-las?