1676 entrevista novembro azul

 Acervo da Pastoral da Criança

A Campanha “Novembro Azul” tem o objetivo de alertar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Ministério da Saúde, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

ENTREVISTA COM: Dr. Lucas Ferreira Sant'Ana, Médico Oncologista, Coordenador do OncoCenter do Hospital Dona Helena, de Joinville, Santa Catarina

Como anda a saúde do homem atualmente?

O homem, de forma geral, se cuida muito menos do que a mulher. Ele se expõe mais a riscos. O homem fuma mais, bebe mais, se acidenta mais. Ele procura muito menos a assistência médica, vai menos ao médico e com muito menos frequência ele obedece às recomendações. Quando a gente compara os dois sexos, masculino e feminino, a gente consegue perceber que hoje no Brasil o homem se preocupa muito menos ou cuida muito menos da sua própria saúde do que a mulher.

Quais são as principais causas de morte do homem no Brasil, hoje?

A gente tem principalmente as causas cardiovasculares. Quando eu falo isso eu me refiro ao Infarto e ao AVC, que é o derrame cerebral. A gente tem as causas oncológicas. São cânceres em geral e aí tem câncer do corpo inteiro, câncer de pulmão, câncer de bexiga, câncer de estômago e por aí vai. A gente tem também as doenças pulmonares. É o enfisema, que é causado principalmente pelo tabagismo, mas também tem pneumonias. Essas são as principais causas que vão matar o homem no Brasil.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1676 - 06/11/2023 - Novembro Azul

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tipo de tumor, uma neoplasia maligna que se desenvolve na próstata. A próstata é uma glândula que fica no aparelho reprodutor masculino. E nela é extremamente frequente o desenvolvimento desse câncer. É o câncer mais comum na população masculina e com o passar do tempo, com a idade existe, uma chance cada vez maior que esse tumor se desenvolva nos pacientes do sexo masculino. Por isso, é importante uma ida regular ao médico para que ele possa avaliar a necessidade de pedir exames para investigar se esse câncer está ocorrendo ou não. De novo, quando a gente chega numa fase mais inicial as chances de cura são maiores.

Como é feito o tratamento do câncer de próstata?

O tratamento do câncer de próstata depende de alguns fatores. O principal deles ou um dos principais é em qual fase que eu descobri aquele câncer. Como assim? Quando eu descubro um câncer muito no início, um tumor bem pequenininho, quase sempre só a cirurgia vai resolver. Se eu descubro esse câncer numa fase mais avançada, às vezes, vou precisar lançar mão de cirurgia, de radioterapia. Às vezes, eu também preciso adicionar algumas outras terapias. Têm algumas injeções que eu preciso fazer para reduzir a chance do tumor voltar. E, naqueles casos de câncer muito avançado, que ele já se espalhou, ou que ele já voltou, eu talvez tenha que lançar mão de algumas outras terapias, como quimioterapia. E hoje, existem alguns comprimidos, medicação via oral, que também combate o câncer de próstata. De forma geral, eu posso combater o câncer de próstata com cirurgia, radioterapia, injeções de bloqueio hormonal, quimioterapia e medicações via oral, que são comprimidos.

 

Leia a entrevista na íntegra

1676 - 06/11/2023 - Novembro Azul (.PDF)  

 

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”

A Pastoral da Criança orienta que é preciso aumentar a consciência de que os cuidados com a saúde devem ser constantes e muitos desses cuidados implicam até mesmo em mudanças de hábitos e estilo de vida.

 

Dra. Zilda

“O pai também exerce papel importante para que a criança seja criada num ambiente de amor e fraternidade; precisamos escutá-lo e motivá-lo a abraçar essa sua missão”.

Papa Francisco

"Um objetivo de todos os dias: transmitir um pouco da ternura de Cristo a quem mais precisa.”