Foto: Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia
O mês de outubro traz o alerta para os cuidados com o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, o câncer de mama. Para cuidar bem de nossas crianças, não podemos esquecer da prevenção da saúde de suas principais cuidadoras – as mães.
Em 2024, o objetivo da Campanha Outubro Rosa do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é motivar e informar a população para as ações de controle e o cuidado integral, com foco na prevenção e na detecção precoce.
O líder da Pastoral da Criança pode trazer esse tema na visita domiciliar e na celebração da vida, ajudando as famílias a receberem informações corretas sobre o câncer de mama. Então, líder, vamos falar sobre isso?
Saiba como ser um voluntário da Pastoral da Criança
Saiba como doar para Pastoral da Criança e ajudar milhares de crianças em todo o país
O que é o câncer de mama?
É um tumor resultante da multiplicação de células anormais da mama. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem rapidamente; outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início.
O que causa o câncer de mama?
Não há uma única causa. Fatores hormonais, ambientais, comportamentais e genéticos aumentam o risco de desenvolver a doença. O risco aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.
Sinais e sintomas suspeitos
- Caroço (nódulo) fixo, endurecido e geralmente não dói. É a principal manifestação da doença.
- Pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
- Alterações no bico do peito (mamilo).
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
- Pele da mama vermelha ou parecida com casca de laranja.
Veja a seguir os principais mitos e verdades sobre o câncer de mama.
Assista ao vídeo: como podemos nos proteger do câncer de mama
Deise Ramos, enfermeira que trabalha em Campo Largo, Paraná.
ENTREVISTA COM: Deise Ramos, enfermeira que trabalha em Campo Largo, Paraná.
Existem muitas verdades e também muitos mitos sobre o câncer de mama. Deise, você poderia responder se são verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações:
✘ “- Se eu fizer o autoexame regularmente não preciso de outros exames.?
Isso é falso, porque o chamado caroço no seio não é o único sinal de câncer de mama. Além disso, nem sempre o nódulo é palpável, depende da localização e da extensão dessa formação. Muitos tumores só são detectados com o auxílio da mamografia.
✔ “- Amamentar ajuda a prevenir o câncer de mama.”
Essa afirmação é verdadeira. Isso se dá por dois fatores: o primeiro é que enquanto produzem leite, as células mamárias se multiplicam menos, reduzindo o risco de desenvolver a doença. E o segundo aspecto é que a amamentação reduz o número de ciclos menstruais e, consequentemente, a exposição a certos hormônios, como o estrogênio, que podem estar ligados ao surgimento de tumores. Quanto mais tempo durar a amamentação, menos tempo a mulher estará exposta a esses fatores de risco.
✘ “- Ninguém na minha família teve ou tem câncer de mama. Por isso, não corro risco de desenvolver a doença.”
Isso é falso. De acordo com o Inca – o Instituto Nacional de Câncer – apenas 5 a 10% dos casos de câncer estão relacionados a fatores hereditários, ou seja, as medidas preventivas e os cuidados com estilo de vida são fundamentais para qualquer pessoa.
✘ “- Todo caroço no seio é câncer de mama.”
É falso. O chamado caroço no seio não é o único sinal de câncer de mama. Além disso, nem sempre o nódulo é palpável. Depende da localização e da extensão dessa formação. Os nódulos podem se desenvolver por fatores hormonais, por exemplo, que nada tem a ver com a presença de um tumor canceroso. Outro mito frequente em relação aos nódulos é de que apenas os caroços mais firmes e difíceis de se movimentar significam câncer. Isso não tem qualquer base científica. Por isso, a recomendação é que toda alteração seja investigada por um médico. Os especialistas em ginecologia, mastologia e cirurgia oncológica são os mais indicados para realizar essa avaliação. Muitos tumores só são detectados com o auxílio da mamografia. O ideal é que todas as mulheres, sobretudo, a partir dos 40 anos, façam o autoexame todos os meses, e visitem o médico e façam uma mamografia por ano. No Brasil, há uma lei federal que garante esse direito.
✔ “- Mulheres mais idosas têm mais chance de desenvolver o câncer de mama.”
Verdade. As estatísticas mostram que a idade avançada é um dos fatores de risco para o câncer de mama. Segundo a Organização Americana de Câncer de Mama, dois em cada três casos ocorrem em mulheres acima dos 55 anos. Mas isso não significa que não se deve agir preventivamente antes dessa idade. Ao contrário, quanto mais cedo, melhor.
✘ “- Desodorantes podem causar câncer de mama.”
Falso. Quem defende essa teoria a justifica explicando que a pele da axila absorve componentes químicos que se alojam nas células mamárias. Apesar de já haver evidências desta hipótese, a axila realmente absorve componentes como o alumínio que se concentram nas mamas, mas ainda não existe uma comprovação científica de que isso possa levar ao desenvolvimento do câncer.
Programa de rádio Viva a Vida 1723 - 30/09/2024 - Outubro Rosa
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
✔ “- Atividades físicas ajudam prevenir ou retardar o câncer de mama.”
É verdade. A prática regular de atividades físicas, pelo menos 150 minutos por semana, traz benefícios para saúde em geral, a curto e a longo prazo, e ajuda a prevenir uma série de problemas crônicos e agudos. No que diz respeito ao câncer de mama, a obesidade e o sedentarismo estão fortemente ligados ao risco de desenvolvimento da doença.
✔ “- O câncer de mama pode ter cura.”
Sim, é verdade. Quanto mais cedo a doença for identificada, maiores serão as chances de cura. Por isso, existe tanto empenho em torno da conscientização do diagnóstico precoce, como ocorre na campanha do Outubro Rosa. No entanto, é sempre fundamental levar em conta que cada pessoa é única e a evolução da doença também. Os avanços em cirurgia oncológica e as estratégias terapêuticas garantem altos índices de sucesso. Nos casos mais avançados, a medicina dispõe de recursos que resultam no controle da doença e em ganho na qualidade de vida.
Leia a entrevista na íntegra
1723 - 30/09/2024 - Outubro Rosa
Assista ao vídeo: como podemos nos proteger do câncer de mama
3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Boa saúde e bem-estar”
ODS 3.4 Até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar.
Dra. Zilda
"É sempre a arte e a técnica de multiplicar o saber e a solidariedade com muito carinho, porque é isso que todos precisam".
Papa Francisco
“Não devemos nunca assustar-nos com as dificuldades, somos capazes de as superar todas: só é preciso tempo para a compreender, inteligência para procurar o caminho e coragem para avançar, mas nunca assustar-se."