Tema: Pré-Natal 

hipertensao

Foto: Inspiring

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina do mundo e trouxe inúmeras dificuldades e desafios para a maioria dos países. Além de todos os problemas relacionados com o vírus em si, a pandemia está provocando graves efeitos em muitas outras áreas da saúde, como é o caso do pré-natal. Todos da Pastoral da Criança, em cada município e comunidade, devem lutar pelo direito das gestantes e buscar soluções em rede para que seja possível superar os obstáculos que as gestantes enfrentam para realizar o pré natal. É por meio dele que é possível descobrir se a gestante está com algum problema ou doença e tratar de forma adequada. Um desses problemas é a pressão alta. Quem não se lembra de ter ouvido que alguma mulher, parente ou conhecida, morreu no parto? “Uma boa gestação, com todos os cuidados pré-natal, uma boa alimentação e hábitos saudáveis, é o maior patrimônio que uma mãe passa para o seu filho”, lembra Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança. Saiba mais na entrevista com a médica Dra Janine Reinaldin, que atuam em Curitiba, no Paraná.

O que é hipertensão ou pressão alta?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1544 - 26/04/2021 - Hipertensão arterial na gestante


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

A pressão alta, que também é chamada de pressão arterial, é uma doença do coração e das artérias, dos vasos sanguíneos que levam o sangue para todo o nosso corpo. Quando o coração bate faz uma contração. Ele é um músculo. Então, ele contrai e ele bombeia o sangue para esses vasos sanguíneos. Essa força que o coração faz e a força com que o sangue chega nos vasos sanguíneos é a nossa pressão arterial, aquele primeiro valor de
pressão arterial. O segundo valor da pressão arterial é quando o coração está descansando entre uma batida do coração e outra.

Por que a hipertensão ou pressão alta é diferente na gestante?

Na gestante é um pouquinho diferente. A gente considera hipertensão específica da gestação quando os picos de pressão alta começam após as 20 semanas.

Quais consequências a pressão alta da gestante pode trazer para o bebê?

caroline_dalabona

Janine Reinaldin

Se a pressão alta não for acompanhada nem tratada corretamente existe um risco muito alto de acontecer um parto prematuro, de que esse bebê nasça com baixo peso, de que ele apresente restrição de crescimento, que necessite de UTI, que tenha complicações respiratórias, dependendo do grau de prematuridade da criança.

É possível prevenir a pressão alta na gestação?

O que a gestante pode fazer é principalmente uma alimentação saudável, evitar o excesso de sal, evitar produto enlatado, ultraprocessado, embutido, evitar tempero pronto. Na medida do possível é preciso realizar atividades, caminhada, algum tipo de atividade física e também ficar de olho para ter um ganho de peso adequado durante a gestação.

Leia a entrevista na íntegra: 1544 - Hipertensão arterial na gestante (.PDF) 

 

Dra. Zilda

“Louvo a Deus por você existe e pelos seus gestos de amor verdadeiro, nunca medindo esforços para cada vez mais ajudar as famílias a cuidarem melhor de seus filhos e as gestantes a terem uma gestação saudável.”

Papa Francisco

"Cada criança que se anuncia no ventre de uma mulher constitui uma dádiva, que muda a história de uma família: de um pai e de uma mãe, dos avós e dos irmãozinhos. E esta criança tem necessidade de ser acolhida, amada e cuidada. Sempre!"