Foto: Acervo da Pastoral da Criança
A data, instituída pela Lei nº 10.439/2002, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.
A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.
A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireóide ou das suprarrenais. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.
Greicy Kelly Mayer, Técnica de enfermagem que trabalha na cidade de Curitiba, Paraná.
ENTREVISTA COM: Greicy Kelly Mayer, Técnica de enfermagem que trabalha na cidade de Curitiba, Paraná.
Greicy, o que é hipertensão ou pressão alta e por que ela acontece?
A pressão alta, que também é chamada de hipertensão arterial, é uma doença do coração e das artérias. O coração é um músculo que contrai e bombeia o sangue para os vasos sanguíneos, determinando a nossa pressão arterial.
Quais consequências a pressão alta da gestante pode trazer para o bebê?
Se a pressão alta não for acompanhada, nem tratada corretamente, existe um risco muito alto de acontecer um parto prematuro; de que esse bebê nasça com baixo peso; de que ele apresente restrições de crescimento; que necessite de UTI; que tenha complicações respiratórias, dependendo do grau de prematuridade da criança.
Como a realização de um pré-natal de qualidade pode ajudar no monitoramento e no controle da pressão?
Programa de rádio Viva a Vida 1700 - 22/04/2024 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Permite identificar doenças que já estavam no organismo, porém, evoluindo de uma forma silenciosa, como a hipertensão arterial. Seu diagnóstico permite medidas de tratamento que evitam o maior prejuízo à mulher, não só durante a gestação, mas por toda a sua vida. Como é uma gestação de alto risco, a gestante hipertensa tem que ir mais vezes ao serviço de saúde. É aquela em que a vida ou a saúde da mãe têm maiores chances de serem atingidas. Tanto a prevenção da hipertensão, quanto aos cuidados a fim de evitar as complicações da doença, podem ser alcançados quando a gestante realiza um bom pré-natal. Quando a gestante faz um bom pré-natal, ela é orientada sobre uma dieta adequada, sobre a importância das atividades físicas. Quando o diagnóstico de hipertensão é comprovado, a gestante tem acesso a medicações. Se diagnosticada adequadamente, é possível evitar complicações que a gestante pode ter para si e para o seu bebê.
Leia a entrevista na íntegra
1700 - 22/04/2024 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.”
A promoção e proteção da saúde são essenciais para o bem-estar de todos e para o desenvolvimento econômico e social sustentável. Por isso, visitar as famílias acompanhadas; realizar a vigilância nutricional; promover e participar de reuniões e encontros com as famílias; estabelecer a articulação com o Sistema de Saúde e outros métodos, são uma das principais ações dos líderes da Pastoral da Criança.
Dra. Zilda
“Quando você ensina as mãe e famílias a cuidarem melhor dos seus filhos, você está contruindo um mundo melhor, mais justo e fraterno para essas crianças.
Papa Francisco
"A oração é alma da esperança."