1745 entrevista campanha da fraternidade 2025Imagem: Unicef

A Campanha da Fraternidade 2025 tem o tema Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), convidando a refletir sobre a urgência do cuidado com a Casa Comum e a promoção da ecologia integral.

A escolha do tema está inserida no contexto dos 10 anos de promulgação da Encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco; dos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco; e do ano da COP-30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro, no Pará.

Esta é a nona vez que a campanha aborda a temática ambiental, com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025).

Objetivo Geral da CF 2025

Promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.

Objetivos Específicos

  • Reconhecer as ações da Encíclica ‘Laudato Si’ e do Sínodo da Amazônia;
  • denunciar os impactos negativos do estilo de vida atual no planeta;
  • identificar as causas da crise climática e as “falsas soluções”;
  • valorizar o “Evangelho da Criação” e a Aliança universal;
  • assumir o compromisso com a conversão integral;
  • viver as propostas do Ano Jubilar em novas relações;
  • promover a ecologia integral como eixo transversal cristão;
  • apoiar pastorais e movimentos socioambientais em articulação;
  • estimular mudanças no modelo econômico destrutivo;
  • defender vítimas de desastres naturais e crimes ambientais;
  • celebrar 10 anos da ‘Laudato Si’ com avanços nas temáticas abordadas.

Na entrevista do Tema da Semana, falamos com o Padre Jean Poul Hansen, assessor de campanhas da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Padre Jean Poul explicou o que é a ecologia integral e como cada um pode contribuir com o cuidado da Casa Comum. Também ouvimos os depoimentos do presidente e da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, e do coordenador estadual do Pará, que explicam como a Pastoral e seus líderes podem ajudar nos objetivos da Campanha da Fraternidade 2025.

Saiba mais

Campanha da Fraternidade 2025: conheça o tema, a identidade visual e a oração

Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2025

Encíclica ‘Laudato Si’ (texto)

Encíclica ‘Laudato Si’ (vídeo)

Campanha pelo direito de respirar ar puro e acesso à água potável

Como reduzir o impacto dos seus hábitos no meio ambiente

 

1745 entrevistado campanha da fraternidade 2025

Padre Jean Poul Hansen, assessor de campanhas da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

ENTREVISTA COM: Padre Jean Poul Hansen, assessor de campanhas da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Padre Jean Poul, o que é a ecologia integral?

PE JEAN POUL:

Ecologia é um conceito relativamente novo, porém já passou por algumas evoluções. Nós já falamos na doutrina social da Igreja de ecologia criacional, de ecologia ambiental, depois de ecologia humana. Já falamos também de ecologia verde, ecologia cultural e ecologia econômica. O conceito, porém, de ecologia integral é canonizado pelo Papa Francisco na encíclica "Laudato Si'. E a melhor expressão desse conceito de ecologia integral aparece na querida Amazônia, quando o Papa diz: “nesta casa comum, a Terra, o planeta Terra, tudo está interligado”. As coisas não estão separadas, estão todas elas interligadas. Por isso, não nos basta uma ecologia verde, que cuide das matas, que cuide das plantas. Não nos basta uma ecologia ambiental, que cuide dos rios e dos animais, nem mesmo se ela for também uma ecologia humana, que cuida do ser humano como a principal criatura, a imagem e a semelhança de Deus. É preciso uma ecologia integral. E o que é que significa ecologia integral? Um cuidado com o planeta, a casa comum, a Terra, mas também com todos os seus habitantes, com todos os seres vivos que a habitam e com todas as relações que se travam entre os habitantes da casa comum. E com ela. Esse é o conceito de ecologia integral.

Padre Jean Poul, quais são os principais desafios ambientais que impedem as populações de viverem em uma ecologia integral?

PE JEAN POUL:

O grande desafio que nos impede de viver uma ecologia integral é o individualismo que se expressa no consumismo. Nós, hoje, olhamos para o planeta e para os recursos que ele nos oferece como se a Terra fosse um grande reservatório de infinitos recursos que nós extraímos ao nosso bel prazer para saciar o nosso individualismo consumista. E a Terra não é esse recurso, esse conjunto infindável de recursos. A Terra está nos mostrando com as suas reações que os recursos acabam, que os recursos se revoltam contra nós. Nós precisamos vencer o consumismo. Nós precisamos vencer o individualismo. Nós precisamos perceber que nós vivemos com pouco, que nós não precisamos de tanto, que nós não precisamos solapar o planeta com tanta veemência para vivermos dignamente. E nessa vitória sobre o consumismo, nós precisamos considerar os outros. Aqueles que menos têm são os que mais sofrem com os desastres climáticos. São nossos irmãos. São pessoas como nós. Por isso, nos esforcemos na quaresma, e em toda a nossa vida, para vencer esses dois pecados que se expressam depois como pecados ecológicos, o individualismo e o consumismo.

Padre Jean Poul, qual é a sua mensagem para a Campanha da Fraternidade 2025?

PE JEAN POUL:

São Francisco de Assis há 800 anos, em 1.225, já com os estigmas de Cristo no seu corpo, praticamente cego, vivendo na extrema pobreza, com muitas dores e convivendo com ratos e outros animais peçonhentos, compõe o Cântico das Criaturas. Dizendo “Louvado sejas meu Senhor pelo irmão sol, pela irmã lua, pelo irmão vento, pelas estrelas, pelo ar, pelo tempo. Louvado sejas meu Senhor por tudo”. E no final de sua vida, Francisco chega a dizer “Louvado sejas, meu Senhor, pela minha irmã, a morte corporal”. A grande mensagem desta Campanha da Fraternidade ressoa como um eco do Cântico das Criaturas de Francisco de Assis. Nós também devemos ser capazes de, nas mais diversas situações da nossa vida, ver como Deus vê a criação, ver que tudo é muito bom e louvar o criador por toda obra que nasceu de suas mãos. Quando nós louvamos a Deus, nós reconhecemos que não somos deuses. Quando nós louvamos a Deus pela criação, nós reconhecemos que a criação é Dele e não nossa e que nós precisamos cultivar e guardar, conservar a criação para que as futuras gerações a conheçam, para que as futuras gerações vivam dos seus préstimos. Para que as futuras gerações dêem glória a Deus por tudo o que Ele fez e nós conservamos e guardamos e transmitimos a essas futuras gerações. Eu desejo a você uma abençoada Campanha da Fraternidade 2025. Que você faça a experiência da conversão integral, contemplando nesta conversão a conversão ecológica. E que tal na sua próxima confissão você cuidar no exame de consciência de apontar os seus pecados contra a ecologia integral?

1745 testemunho campanha da fraternidade 2025

Eduardo dos Santos Soares, Coordenador Estadual da Pastoral da Criança do estado do Pará.

(TESTEMUNHO) Eduardo dos Santos Soares, Coordenador Estadual da Pastoral da Criança do estado do Pará.

Eduardo, na sua opinião, como a Pastoral da Criança pode colaborar com a Campanha da Fraternidade 2025?

EDUARDO:

A Pastoral da Criança já vem contribuindo quando ela se propõe a trabalhar uma alimentação saudável, o incentivo à horta caseira, quando ela trabalha a questão de saúde na sua integralidade. E tudo isso tem a ver com a questão climática também, porque a gente sabe que esses impactos climáticos têm a ver com a falta de cuidado que nós temos encontrado com a questão do lixo, com questão de saneamento, com questão de desmatamento. E a Pastoral da Criança, dentro da comunidade, ela é um espaço educativo para que as famílias possam de fato também compreender esse cenário e, ao mesmo tempo, contribuir para que tudo isso que vem afetando os rios e matas e também impactando nas áreas urbanas possa ser de fato trabalhado no dia a dia das pessoas.

 

 

Programa de rádio Viva a Vida 1745 - 03/03/2025 - Campanha da Fraternidade 2025

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Leia a entrevista na íntegra

1745 - 03/03/2025 - Campanha da Fraternidade 2025

 

1613º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.”

13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.

1515º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade

Dra. Zilda

“O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem para oferecer. Deste modo, fortalece-se o tecido que sustenta a ação e cada um sente que é uma célula de transformação do país”.

Papa Francisco

“Devemos agir com responsabilidade e considerando bem o impacto das nossas ações no curto e no longo prazo. Com efeito, são os pobres que sofrem o pior impacto da crise climática. Como demonstra a atual situação, os pobres são os mais vulneráveis aos furacões, à seca, às inundações e aos outros eventos climáticos extremos”.