1665 entrevista planejamento alimentar

 Acervo da Pastoral da Criança

A rotina corrida, os compromissos de trabalho, os afazeres de casa, entre outros compromissos, podem comprometer a forma como nos alimentamos e organizamos nossa alimentação e da nossa família. Muitas vezes é preciso usar de recursos rápidos e não saudáveis para realizar as refeições do dia a dia, como o consumo de alimentos ultraprocessados. Mas comer comida de verdade, saudável, saborosa e, até mesmo, preparada em casa é possível, com planejamento e organização.

Entrevista com: Marcia Moscatelli, nutricionista, especialista em nutrição materno-infantil e grande colaboradora da Pastoral da Criança.

Como deve ser uma alimentação saudável?

marcia moscatelli2

Marcia Moscatelli, nutricionista, especialista em nutrição materno-infantil e grande colaboradora da Pastoral da Criança

Eu acredito que uma alimentação saudável é baseada em comida de verdade, ou seja, os alimentos in natura ou minimamente processados como arroz e feijão, que passaram apenas por um processo de escolha e limpeza antes de serem embalados e vendidos. Acredito que a alimentação também precisa ser variada e contemplar todos os grupos alimentares: os cereais, pães e tubérculos que incluem batata, arroz, mandioca, milho, aveia, trigo, macarrão; o grupo das leguminosas, que inclui todos os tipos de feijão; as carnes e ovos; o grupo dos legumes e verduras; o grupo das frutas; o grupo do leite e derivados e o grupo dos óleos e gorduras. Então, é preciso consumir todos esses alimentos em uma proporção adequada.

O que é um planejamento alimentar?

O planejamento alimentar inclui todas as atividades que a gente precisa fazer antes e depois do consumo das refeições. Definir o que se irá comer; a compra dos alimentos; a preparação das refeições e as atividades de limpeza que são necessárias para que as próximas refeições possam ser preparadas, servidas e apreciadas.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1665 - 21/08/2023 - Planejamento alimentar

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Como deve ser o planejamento de quem quer começar a se alimentar melhor? Por onde começar?

O primeiro passo é definir com antecedência o cardápio da semana. Depois disso, é importante organizar a despensa. Ver o que você já tem em casa e fazer uma lista de compras do que você ainda precisa adquirir. Planejar as compras, por exemplo, o que vai ser comprado no mercado, numa frutaria ou na feira. Depois que você compra é hora de higienizar e armazenar ou até mesmo fazer o pré-preparo e preparo de alguns alimentos para já adiantar para os dias que tiverem mais corridos. É, por exemplo, colocar os legumes como cenoura, rabanete e beterraba já lavados dentro de um pote, imersos em água e depois colocar na geladeira. Isso faz com que esses alimentos fiquem crocantes, não murchem e durem muito mais tempo.

 

Leia a entrevista na íntegra

1665 - 21/08/2023 - Planejamento alimentar (.PDF)  

 

22º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”.

O 2º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela ONU e que deverá ser atingido pelos países participantes até 2030, tem entre suas metas: acabar com a fome, garantir o acesso de todas as pessoas a alimentos nutritivos e suficientes durante todo o ano, acabar com todas as formas de desnutrição e garantir o sistema sustentável de produção de alimentos e práticas agrícolas que aumentem a produtividade, ajudem a manter os ecossistemas e melhorem a qualidade da terra e do solo. As ações da Pastoral da Criança, como o Acompanhamento Nutricional e a Alimentação e Hortas Caseiras buscam assegurar que todos tenham uma alimentação saudável e vida plena.

 

Dra. Zilda

"(...) a Pastoral da Criança quer que as famílias voltem a usar alguns alimentos, que são muito ricos em ferro e que foram deixados de lado como, por exemplo: feijão com arroz, ovos, moela de galinha, fígado, tutano e outras coisas mais; e foram deixadas de lado. Come-se mais pão, mais macarrão, né, alimentos que não têm ferro. Verduras verdes-escuras são muito ricas em ferro. Nós aconselhamos a todas as famílias que voltem a cozinhar feijão, o arroz e esses ingredientes tão ricos que ajudam tanto no desenvolvimento da criança. Um carinhoso abraço pra todos!"

Papa Francisco

"Os nossos estilos de vida e práticas diárias de consumo atingem a dinâmica global e ambiental, mas se aspiramos a uma mudança real, devemos exortar os produtores e consumidores a tomar decisões éticas e sustentáveis e sensibilizar as gerações mais jovens para a importante tarefa que têm de desempenhar para tornar um mundo sem fome uma realidade. Cada um de nós pode contribuir para esta nobre causa, a começar pela nossa vida quotidiana e pelos gestos mais simples.”