Eu acredito e há vários estudos que demonstram isso, que a violência contra as mulheres está bastante enraizada em nossa sociedade e tem como pano de fundo as desigualdades de gênero num cenário de uma sociedade extremamente machista e discriminatória em relação à mulher.
E isso tem se tornado mais evidente, porque também as mulheres têm estado dispostas a falarem mais sobre isso e a procurarem ajuda. E, nesse sentido, esse panorama da violência passa a ser mais conhecido, mas na verdade, sempre existiu.
Constantemente o Papa Francisco tem expressado o valor da mulher para o mundo atual e na frase do Papa, temos uma reflexão referente a colocação da Professora Iracilda: “As mulheres têm muito a dizer-nos na sociedade atual. Às vezes somos demasiado machistas, e não deixamos espaço à mulher. Mas a mulher sabe ver as coisas com olhos diferentes dos homens” (Papa Francisco – 18 de Janeiro de 2015, na Universidade de São Tomás, em Manila, Filipinas Encontro com os jovens).
A sociedade como um todo precisa desenvolver e implementar políticas públicas considerando interseções entre diferentes grupos e necessidades.
Caso ainda não tenha lido nem escutado o tema desta semana, clique aqui!