Ler histórias variadas para as crianças, dar oportunidade a que elas contem e inventem suas histórias, convidar pais e familiares para contar casos e histórias; que atividade boa para fazerem nas suas comunidades! E para ajudá-los vamos dar algumas ideias de como podemos contar histórias.
Para contar bem uma história, seja com apoio de um livro ou só oralmente, é preciso criar um “clima“ de envolvimento, de encanto. Convidar as crianças, mas respeitar sua vontade de querer ou não ouvir a história. Arrumar um lugar em que todos se sintam confortáveis.
Saber dar às crianças tempo para imaginar, para criar o cenário da história, conhecer os personagens, sentir suas emoções, enfrentar seus desafios, se imaginar como um dos personagens. Os livros e fantoches devem ser colocados em um lugar onde as crianças possam manuseá-los.
Quando a história for contada com livro ou outro material, as crianças precisam estar acomodadas de modo que possam ver bem o material. Precisam também dar tempo a fim de que todas as crianças vejam os desenhos, observem o que está escrito, mesmo que ainda não saibam ler.
Pode ser organizado também o momento do conto, em que pais, avós, familiares, pessoas da comunidade podem contar casos da própria comunidade, bem como histórias que ouviam quando pequenos, ou quaisquer outras histórias para as crianças.
Acompanhe essas e muitas outras dicas e sugestões no e-Brinquedos e Brincadeiras!
O tema desta semana fala mais sobre este assunto. Se não viu ou ouviu, clique aqui.