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Você tem o costume de contar histórias para o seu filho? Esse é um hábito fundamental para despertar nas crianças o interesse pelo universo da literatura. Para isso, você pode escolher um livro infantojuvenil, criar um novo conto e até mesmo, narrar a história da famílias e as ações vividas no dia a dia.
As histórias, sejam elas de ficção ou não, são uma parte importante do desenvolvimento infantil e trazem uma série de benefícios, entre eles: ajudam a estimular a imaginação, a curiosidade, o desenvolvimento da linguagem, da escrita, minimizam a solidão, proporcionam relaxamento e ampliam as conexões cerebrais.
Jair Rangel dos Passos, coordenador da Pastoral da Criança na Diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES), é professor de língua portuguesa, literatura e um entusiasta das histórias. “É por meio das histórias que as crianças se transportam. Quando elas lêem um livro ou uma historinha, elas vivenciam aquele momento, se colocam dentro da história, se tornam um personagem e se emocionam. Nós, adultos, temos de ensinar as crianças a se transportarem para as histórias, é assim que elas vão criar gosto pela literatura. Eu por exemplo, sempre viajo para a China, para dentro da Bíblia, para o passado e o futuro, tudo por meio dos livros”.
Dra. Zilda
“Oriente as famílias que em um lar em que existe amor, respeito e diálogo as crianças crescem mais saudáveis e felizes.”
Papa Francisco
“A família é a comunidade de amor em que cada pessoa aprende a se relacionar com os outros e com o mundo”.
“Hoje eu sinto que cada vez mais as crianças dizem que não gostam de ler, que dá sono, que não sabem as palavras e é chato. Mas a verdade é que elas acham chato porque ainda não se encontram na literatura, ainda não se deixaram levar pelas histórias. Quanto às palavras, temos de pensar, você consegue falar sem palavra? É o mesmo que acontece na literatura. É preciso conhecer a razão pela qual uma palavra existe, de onde ela surgiu, o que significa, para poder ler. Quando meus alunos dizem que eu só falo coisas difíceis, eu respondo que não. Eu falo palavras que ainda não estão no vocabulário deles. Elas não são difíceis, eles só ainda não conhecem e por isso eu levo elas pra dentro da sala de aula, pra minha vida pessoal. Nós temos de apresentar o universo de palavras que existem pras crianças”, comenta o coordenador.
“Incentive as crianças a lerem jornal, revista, avisos, placas, papéis que entregam na rua, o que for. Leia com ela, deixe que ela sente ao seu lado e vá acompanhando. E, lembre-se: as crianças aprendem vendo os outros fazerem. Se os pais lêem, elas vão seguir o exemplo”, afirma Jairo.
Sobre a melhor forma para incentivar esse hábito nos pequenos, o professor comenta: “Quando a criança está começando a ler sozinha, procure um livro com letras maiores, que não seja extenso, dê preferência para histórias curtas como os contos, assim elas não ficam pensando no quanto falta para acabar. Essas são boas políticas para puxar esse interesse nelas”.
4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.
Ouvir, contar e ler histórias são aspectos muito importantes para o desenvolvimento infantil. Por meio da literatura, a criança desenvolve a imaginação, a fala, seu vocabulário e conhece o mundo ao seu redor. A leitura faz parte do 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, que busca garantir que todos tenham uma educação de qualidade.