Tema: Leitura
Foto: Alex Green
A contação de histórias na infância são ferramentas importantes na aquisição da linguagem oral, das relações afetivas e dos valores da criança. Desenvolvem a imaginação, a criatividade, a capacidade cognitiva e a inteligência emocional. É uma forma real de aproximação entre as pessoas da família e contribui para aumentar o vínculo afetivo, além de favorecer um ambiente de confiança, abertura e de maior contato entre as pessoas, assim como aprender a observar as diferentes linguagens presentes na natureza. É por isso que a Pastoral da Criança incentiva e orienta as famílias sobre a importância de contar histórias, conversar e estimular as crianças, desde o ventre materno. Contar histórias é um jeito que favorece as diferentes linguagens e proporciona muitos benefícios para o desenvolvimento integral das crianças. Saiba mais sobre o assunto na entrevista com a Irmã Veroni Medeiros, Educadora e Assistente Técnica da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Quando os pais devem começar a contar histórias para os bebês e as crianças?
Devemos iniciar a contação de histórias ainda no ventre materno. O tempo de gestação é muito especial para os pais interagirem com o bebê ainda na barriga da mãe. Lembramos aos pais que o período dos 0 aos 6 anos é o que chamamos de primeira infância. É nesse período da vida que acontece o desenvolvimento físico e cognitivo, o amadurecimento do cérebro, o desenvolvimento da fala, a iniciação social e afetiva e ainda o aparecimento das diferentes linguagens.
Como contar uma história infantil de forma criativa?
Programa de rádio Viva a Vida
1542 - 12/04/2021 - Contar histórias favorece as diferentes linguagens na infância
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Existem mil maneiras de contar histórias. Esse momento da história pode ser a hora do banho, um cantinho no sofá da sala, antes da soneca, após o almoço ou mesmo um tempinho antes de dormir. Na contação de histórias é preciso observar as diferentes linguagens, saber fazer caretas, usar o tom de voz dos personagens, mostrar, apontar as imagens e deixar que a criança fale também. Sempre é bom utilizar sons, músicas e apresentar figuras relacionadas à história.
Que tipos de histórias podem gerar insegurança, medo e ansiedade nas crianças?
As crianças sabem muito bem os sentimentos que vivenciam quando escutam uma história e aprendem a lidar com as suas emoções. Ao contar uma história, devemos usar uma linguagem bonita, alegre, de personagens que vivenciam o coletivo, a solidariedade, a amizade. Sempre é bom evitar histórias devoradoras, malvadas, destruidoras, especialmente antes de dormir. Isso gera ansiedade, medo do escuro e insegurança.
Como a Pastoral da Criança colabora para que a ação de contar histórias se torne um hábito familiar?
Irmã Veroni Medeiros
Um jeito especial seria orientar as famílias a como baixar o Aplicativo App Visita Domiciliar para conhecer melhor o material do e-Brinquedos e Brincadeiras, o que ajudaria na contação de histórias e na possibilidade de ampliar o domínio das diferentes linguagens. Os materiais são possíveis de se encontrar dentro de casa, sem qualquer custo, sempre cuidando com a segurança dos materiais para que não machuquem e tragam perigo para a criança. Por exemplo, uma meia enfiada na mão pode se tornar um personagem que você conta a história mexendo com os dedos; uma tampa de panela pode ser o volante de um carro ou de uma nave espacial; um cabo de vassoura ou um galho pode se tornar um cavalinho. Enfim, a criatividade é infinita no mundo mágico da imaginação.
Onde as famílias podem encontrar histórias e material de apoio para contar histórias?
A Pastoral da Criança busca fontes científicas seguras, porque sabe da importância de contar histórias para os bebês e as crianças. Por isso, a Pastoral da Criança disponibiliza o Aplicativo no seu celular para que todas as famílias tenham acesso a esse conhecimento e valorizem a contação de histórias para suas crianças. É só acessar a e-Brinquedos e Brincadeiras no AppVisita Domiciliar.
Leia a entrevista na íntegra: 1542 - Contar histórias favorece as diferentes linguagens na infância (.PDF)
Dra. Zilda
“Não se enganem. Uma gotinha no oceano faz, sim, muita diferença.”
Papa Francisco
"A família deve valorizar a constância no diálogo, no compromisso e na reconciliação, para que a paz seja estabelecida no mundo."