Acervo da Pastoral da Criança
Ter contato com a leitura logo na infância é importante para a formação humana. O universo da literatura é mágico e por ele temos acesso à informação, uma vez que pelas histórias e contos conhecemos culturas, hábitos de vida das mais diferentes épocas, e isso favorece as pessoas de todas as idades, e em família, fortalece vínculos e promove a imaginação, criatividade, vocabulário, pensamento crítico, desenvolve a leitura, entre tantos outras contribuições.
Quem ouve muitas histórias quando criança tem mais chances de adquirir o hábito da leitura e, além disso, os benefícios para o desenvolvimento se estendem quando lemos, inventamos e contamos histórias, poesias, parlendas, oferecemos livros para que as crianças possam tocar e olhar.
Para falar sobre este assunto, convidamos Pablo Lopes, carinhosamente chamado pelas crianças de “Tio Pablo”, professor de educação infantil e multiplicador da ação Brinquedos e brincadeiras junto à Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Criança, em Brasília, Distrito Federal e Maria da Conceição, mais conhecida como “Tia Ceiça”, professora de educação infantil e líder da Pastoral da Criança em Sobradinho, Distrito Federal.
Pablo Lopes, carinhosamente chamado pelas crianças de “Tio Pablo”, professor que trabalha com educação Infantil e Multiplicador da Ação Brinquedos e Brincadeiras na comunidade junto à Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Criança, em Brasília, Distrito Federal.
ENTREVISTA COM: Pablo Lopes, carinhosamente chamado pelas crianças de “Tio Pablo”, professor que trabalha com educação Infantil e Multiplicador da Ação Brinquedos e Brincadeiras na comunidade junto à Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Criança, em Brasília, Distrito Federal.
Qual é a importância da leitura desde antes do nascimento?
Algumas pesquisas têm demonstrado que os bebês desde a fase intrauterina já respondem a estímulos, tanto internos como externos, quando já com seu aparelho auditivo formado ouve os sons produzidos pelos órgãos maternos, inclusive as batidas do coração e a voz da mãe. Com isso, fica evidente que já é possível conversar com o bebê, contar histórias, cantar uma canção e fazer carinho através de um toque afetuoso, como passar a mão sobre a barriga e aí perceber a sua reação. Ler para o bebê nessa fase, além de ser uma atitude positiva, se realizada desde muito cedo pode se tornar um hábito para a família e para a criança após o nascimento. Sem falar também que é uma manifestação de afeto, de carinho, atenção e respeito a esse ser que está em pleno desenvolvimento.
Como criar e estimular o gosto pela leitura desde cedo?
É importante proporcionar o contato com livros e diversos portadores de texto, realizar visitas a livrarias e bibliotecas, participar de eventos onde há espaços e momentos de contação de histórias, presentear a criança com livros e estabelecer a leitura como uma rotina diária. Ler para a criança antes dela dormir ali mesmo ao lado da cama é um bom exemplo para se criar o hábito de ouvir e sentir prazer pela leitura. É a valorização da leitura que leva à leitura. Ou seja, esse incentivo servirá de estímulo e irá contribuir para a formação de futuros leitores.
Programa de rádio Viva a Vida 1675 - 30/10/2023 - Importância da leitura para a criança e família
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Como ler para as crianças de forma atrativa, divertida e cativante?
Vários recursos podem ser utilizados para tornar esse momento mais atrativo e divertido e, assim, permitir que a criança crie prazer pela leitura. É interessante que o ambiente seja organizado de forma que aguce a curiosidade e desperte o interesse para esse momento tão especial. Também podemos utilizar recursos sonoros e visuais, dar vida aos personagens, fazer gestos enquanto lê, permitir que as crianças interajam fazendo antecipações por meio do título e inferências durante o enredo. É importante dar ênfase às ilustrações. Em alguns casos utilizar fantoches ou se caracterizar como um personagem da história. De todo modo, os recursos podem tornar o momento mais interessante, mas a falta deles não deve ser obstáculo para que a leitura deixe de acontecer, pois sabemos que o livro por si só já é um grande recurso.
Maria da Conceição, mais conhecida como “Tia Ceiça”. Ela é professora de Educação Infantil e Líder da Pastoral da Criança em Sobradinho, Distrito Federal.
ENTREVISTA COM: Maria da Conceição, mais conhecida como “Tia Ceiça”. Ela é professora de Educação Infantil e Líder da Pastoral da Criança em Sobradinho, Distrito Federal.
Por que ler juntos aproxima pais e filhos?
Ler junto com a criança estreita os laços afetivos, possibilitando momentos de troca, empatia e solidariedade. O momento da leitura é mágico e encantador. Ler para o outro é poder compartilhar o que há de melhor. Ler juntos ajuda a melhorar a relação entre pais e filhos, já que proporciona um ambiente de confiança e prazer.
Como a leitura pode ajudar na saúde mental da criança? O que a leitura ajuda a prevenir?
O acesso descontrolado aos jogos digitais e o uso exagerado da Internet tem causado enormes prejuízos para a saúde física e mental dessa nova geração. Lidar com essa tempestade de estímulos não tem sido uma tarefa fácil para pais e educadores. Com isso, é necessário retomarmos o que hoje já podemos chamar de antigos hábitos e costumes. Simplesmente, o ato de ler. Sentir a satisfação de escolher um livro, tocá-lo, avaliar o seu peso, o cheiro, folheá-lo e sentar para ler, ou ouvir alguém lendo para você. Seria como um momento de desintoxicação desse mundo digital. É importante que nossas crianças leiam e se deliciem com o prazer da leitura. No momento em que estão lendo, são transportadas para um mundo de leveza, paz e alegria, que é justamente o que desejamos para elas. Com certeza, o hábito da leitura pode contribuir para o equilíbrio mental e a prevenção de várias neuroses e psicoses futuras.
O que escolher para ler com as crianças de acordo com a idade? O que o livro infantil precisa conter?
Na escolha do que será lido, também é preciso levar em consideração o nível de desenvolvimento cognitivo e a fase etária em que a criança se encontra. Isso é de grande relevância para atender as expectativas da criança e fazer com que alguns objetivos sejam alcançados. Os bebês de 0 a 2 anos estão em uma fase sensorial, por esse motivo, é importante que o livro seja interativo, contendo mais imagens, texturas, cores e formas, inclusive, produzir sons. O material deve ser bem diversificado, livros de borracha, pano, plástico, entre outros. Uma vez que os livros são considerados como brinquedos e precisam estar ao alcance das mãos do bebê. A partir dos 2 anos há uma evolução para a compreensão da função do livro, até manusear o material com maior habilidade e cuidado. Os livros contêm mais imagens do que texto e estão compostos de frases curtas e expositivas. As histórias também devem ser curtas e com poucos personagens. Já as crianças de 4 a 5 anos conseguem assimilar boa parte das histórias que ouvem. Elas se encantam com os contos de fadas ou enredos lúdicos e elaborados. Os livros para essa fase etária também devem conter imagens, pois ajudam a prenderem a atenção. Ah, os textos também devem ser escritos com letras caixa alta com a finalidade de introduzirem as crianças no mundo da alfabetização.
Leia a entrevista na íntegra
1675 - 30/10/2023 - Importância da leitura para a criança e família (.PDF)
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”
As lideranças e coordenações da Pastoral da Criança orientam as famílias sobre a importância de contar histórias e ler em voz alta para as crianças, pois é um momento de intimidade entre mãe e filho, de atenção e amor.
Dra. Zilda
“Os primeiros anos de vida são os principais para que a criança adquira valores culturais e se transforme em semente de paz”.
Papa Francisco
“A educação é sobretudo uma questão de amor e responsabilidade que se transmite, ao longo do tempo, de geração em geração”