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Os benefícios da leitura durante a primeira infância vão muito além da alfabetização. Ler para uma criança pequena é essencial para desenvolver elementos fundamentais para a aprendizagem, como imaginação, atenção e memória.
No Brasil, uma a cada quatro crianças não tem livro infantil ou de figuras em casa. A pesquisa foi divulgada pelo Ministério da Saúde. A estimulação do hábito da leitura é um dever das escolas, dos pais, e pode ser incentivada pelos líderes da Pastoral da Criança, especialmente os brinquedistas.
Importância da leitura para a criança e família
Despertar o interesse pela leitura é essencial
E como incentivar a leitura em famílias que não têm esse hábito?
Conversamos com a capacitadora da Ação Brinquedos e Brincadeiras da Pastoral da Criança Maria Paula da Silva Prado, que conhece na prática a resistência que os líderes enfrentam por parte das famílias desacostumadas com a leitura dentro de casa. Vale a pena conferir a seguir a entrevista e as dicas da capacitadora.
Para quem quiser se aprofundar ainda mais, na capacitação Brinquedos e Brincadeiras há várias orientações sobre o hábito da leitura. Clique aqui para acessar.
Nossa equipe também preparou uma lista com cinco dicas certeiras para estimular o hábito da leitura na primeira infância. Compartilhe com as famílias acompanhadas.
Cinco dicas para incentivar a leitura durante a primeira infância:
1- Leia para a criança
A principal maneira de incentivar a criança a desenvolver o hábito da leitura é lendo com ela. A companhia dos pais, além de dar o exemplo, pode tornar o momento divertido. Você pode fazer vozes, imitações e até sair completamente do roteiro do livro. O importante é que esse seja um momento especial para vocês. E se a criança não estiver interessada em um determinado dia, tudo bem. No dia seguinte você tenta de novo. É importante que a leitura seja prazerosa.
2- Crie o cantinho da leitura
Escolha um lugar da casa para ler e para guardar os livros. É importante que eles estejam ao alcance da criança. Assim, seu filho pode escolher o livro que deseja ler. Essa autonomia deixa as crianças mais motivadas e facilita a criação e a manutenção do hábito da leitura.
3- Escolha livros adequados para a idade
Cada idade desperta interesses diferentes na criança. Busque oferecer livros adequados. Assim, você vai evitar que ela perca o interesse se a leitura estiver muito difícil ou muito chata. Também é importante variar o assunto, dar opções diferentes. Se a criança quiser escolher o livro, melhor ainda.
4- Ofereça livros no banho
Livros de banho costumam ser maleáveis e praticamente indestrutíveis, feitos especialmente para o manuseio embaixo d’água. Costumam ter pouco texto e muitas figuras. Além de deixar o banho mais divertido (e mais fácil), são um aliado a mais na criação do hábito da leitura.
5- Leve livros nos passeios
Ao sair de casa com crianças pequenas, muitos pais acabam dando celulares e tablets a elas nos trajetos (ônibus, carros, etc) ou em momentos de espera (restaurantes e rodoviárias, por exemplo). Apesar de parecer funcionar inicialmente, essa estratégia deixa as crianças mais nervosas e irritadas com o passar do tempo. A dica é tentar primeiro oferecer um livro. A criança pode se entreter com a ajuda dos pais ou até mesmo sozinha. Além de acalmá-la, você estimula um hábito saudável. Uma tarde na praça ou no parque em família pode ficar ainda mais divertida.
Sobre o tema “Como incentivar a leitura na infância” confira, a seguir, a entrevista da semana, extraída do Programa de rádio Viva a Viva, da Pastoral da Criança.
Maria Paula da Silva Prado, capacitadora da Ação Brinquedos e Brincadeiras da Pastoral da Criança do Paraná e membro do Conselho Fiscal
ENTREVISTA COM: Maria Paula da Silva Prado, capacitadora da Ação Brinquedos e Brincadeiras da Pastoral da Criança do Paraná e membro do Conselho Fiscal.
Maria Paula, qual é a importância de ler histórias para o bebê?
MARIA PAULA:
Para o bebê, devemos ler histórias que tenham figuras, que sejam coloridas, e, se possível, que os personagens se movimentem, como os fantoches, por exemplo. Na família ou nas escolas de educação infantil, histórias são sempre um momento de encantamento para as crianças. É importante que, após fazer a leitura, sejam mostrados os personagens, dizer o nome da história, deixar o bebê manusear os materiais utilizados. Ler histórias para as crianças pequenas, como os bebês, por exemplo, podem ajudá-las a ter prazer e tomar gosto pela leitura. E, nas demais fases da sua vida, elas vão precisar desse contato que tiveram com os livros, com as leituras, que vão ficando armazenados nas suas memórias.
Muitas famílias não têm o costume de ler para as crianças ou dizem que têm pouca leitura. Maria Paula, como estimular as famílias a perderem essa timidez e começar a ler para as crianças?
MARIA PAULA:
As crianças ficam felizes em partilhar esses momentos em família. Elas não estão preocupadas se os pais sabem ler ou não. Pais com pouca leitura podem ler para as crianças da forma que sabem. Outra ideia é levá-las à biblioteca e livrarias. Essas iniciativas podem ajudar a estimular na criança o gosto pelo livro e, consequentemente, o gosto pela leitura.
Programa de rádio Viva a Vida 1727 - 28/10/2024 - Como incentivar a leitura na infância
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Maria Paula, que tipo de história é importante ler para as crianças?
MARIA PAULA:
É importante ler para elas conteúdo positivo, de bem, que ensine valores, princípios que contribuem no processo de formação da personalidade. Histórias com moral, como, por exemplo, as fábulas. Estas também vão ajudar a ampliar a imaginação, a concentração, na formação do caráter, ampliar o seu repertório cultural, além de desenvolver o seu vocabulário. E elas podem ser visuais, verbais, orais, audiovisuais, revistas, embalagens, brinquedos. Enfim, existem variadas possibilidades para ampliar a aprendizagem dos pequenos por meio da leitura e da contação de histórias.
Leia a entrevista na íntegra
1727 - 28/10/2024 - Como incentivar a leitura na infância(.PDF)
4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Educação de qualidade”.
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
4.2 Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário
Dra. Zilda
“Os primeiros anos de vida são os principais para que a criança adquira valores culturais e se transforme em semente de paz”.
Papa Francisco
“Um bom livro abre a mente, estimula o coração, treina para a vida."