Para a criança o hábito familiar pela leitura pode gerar benefícios para o desenvolvimento, como o favorecimento de interações sociais mais saudáveis e a redução dos riscos de surgimento de transtornos emocionais, por exemplo.
Na gestação, ao ler para o bebê, período em que a audição está se desenvolvendo e passa a ser estimulado pelos sons de fora da barriga, é muito importante. Após o nascimento, contar histórias para o bebê dormir e conforme for crescendo, poder tocar em livros, sentir a textura, o cheiro, ver figuras grandes, coloridas, e ouvir as histórias através da voz dos pais, familiares e cuidadores, são formas de estimular esse hábito tão saudável.
Ouvir histórias e ter contato com livros, faz parte dos estímulos para o desenvolvimento infantil; em nossas comunidades precisamos incentivar as famílias nas visitas domiciliares sobre a importância dos livros, do hábito da família de ler e contar histórias para a criança. Nas Celebrações da Vida, precisamos disponibilizar livros infantis e fazer leituras e contações de histórias para elas. Nossa presença nas comunidades está ajudando a fazer a diferença na vida de milhares de crianças, gestantes e famílias acompanhadas.
O tema desta semana fala mais sobre este assunto. Se não viu ou ouviu, clique aqui.
Com carinho,
Irmã Veneranda da Silva Alencar
Irmãs Missionárias de Santa Teresinha (IMST)
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança