A anemia é uma doença que aparece por causa da falta de ferro no organismo. Essa doença é conhecida também como “sangue fraco”, porque ela deixa as pessoas desanimadas, cansadas, pálidas e com mais facilidade para pegar doenças.
A anemia atinge principalmente as gestantes e as crianças. A gente sabe que durante a gestação tudo o que o bebê precisa para se formar e crescer bem vem do sangue da mãe. Se a mulher está desnutrida durante a gestação o bebê tem maior risco de nascer com baixo peso e até de morrer nos primeiros dias de vida.
Para evitar que isso aconteça a gestante precisa comer alimentos ricos em ferro e também receber o suplemento de ferro que é distribuído gratuitamente na Unidade Básica de Saúde. Para evitar a anemia precisamos comer alimentos ricos em ferro como carne, ovos e legumes. Os bebês também devem receber suplementação de ferro até completar dois anos de idade.
Os líderes comunitários da Pastoral da Criança procuram colaborar na promoção de uma alimentação infantil saudável e adequada, na prática do aleitamento materno e na introdução, em tempo oportuno, da alimentação complementar. Os líderes estimulam também o cultivo de uma horta caseira.
Com carinho,
Irmã Veneranda da Silva Alencar
Irmãs Missionárias de Santa Teresinha (IMST)
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança
Esse é o assunto do tema semanal. Caso não tenha lido e ouvido, clique aqui!