Sabemos que existe uma relação importante entre o cigarro e a covid-19. Por isso, quem fuma faz parte do grupo de risco para o coronavírus, devido ao comprometimento da capacidade pulmonar. Quem fuma tem mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.
E o pior, você sabia que durante a pandemia o consumo de cigarros aumentou quase o dobro? Mas não é só em relação à Covid-19 que o cigarro traz tanto dano. A fumaça do cigarro aumenta as infecções respiratórias agudas, doenças cardíacas e até 14 tipos diferentes de câncer.
A Pastoral da Criança sempre procura orientar para que a gestante não fume; que não se deve fumar dentro de casa, ou em lugares fechados e muito menos perto de crianças. O fumante passivo sofre as mesmas consequências do fumante ativo. Os líderes procuram dar orientações precisas e confiáveis que ajudam as famílias a adotarem comportamentos positivos para se protegerem e protegerem seus filhos. Existe tratamento gratuito no SUS para quem deseja parar de fumar. Então, escolha a vida e a proteção de quem você ama.
Um abraço carinhoso,
Irmã Veneranda da Silva Alencar
Irmãs Missionárias de Santa Teresinha
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança
Esse é o assunto do tema da semana. Acesse aqui, caso não tenha lido ou ouvido ainda.