Foto: Anvisa
O Dia Nacional do Combate ao Fumo é uma excelente oportunidade para refletir sobre esse problema. Todos precisam fazer a sua parte, mas é necessário iniciativas comunitárias, políticas públicas e maiores investimentos no combate ao fumo.
O vício de fumar encurta a vida do fumante em 12 anos, cerca de 17% dos brasileiros acima dos 15 anos ainda fumam e a pessoa que convive com o fumante (tabagista passivo), apesar de ter escolhido não fumar, tem 30% de chance de desenvolver câncer no pulmão.
As crianças que vivem com tabagista podem contrair infecção respiratória e, com isso, são internadas com mais frequência e têm o crescimento prejudicado.
Devemos cuidar sempre da vida e da saúde, pois a vida é um dom de Deus!
ENTREVISTA COM: Ana Paula Machado, enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, estado do Paraná e coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo
Ana Paula Machado, enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, estado do Paraná e coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo
Qual é o objetivo do Dia Mundial sem Tabaco?
Esse dia em especial é para alertarmos toda a população sobre os riscos de fumar tanto cigarro quanto os dispositivos de entrega de nicotina como os cigarros eletrônicos e também o uso do narguilé, que virou febre em nossa população jovem.
Hoje fala-se muito sobre o cigarro eletrônico. O que é o cigarro eletrônico?
O cigarro eletrônico é um dispositivo com um formato que pode ser de um cigarro convencional ou até mesmo uma caneta, que contém uma bateria e um depósito onde é colocado um líquido concentrado de nicotina que é aquecido e inalado. Esse líquido, além da nicotina, possui ainda produtos solventes como água, propilenoglicol, glicerina e aromatizantes para dar sabor. No Brasil sua venda foi proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA. Sabe-se que em alguns vapes pode haver o equivalente de 50 a 150 cigarros. Esse uso em potencial pode causar falta de ar, febre, tosse, náuseas, vômitos, dor no estômago, diarreia, tontura, palpitação, dor no peito, além do cansaço excessivo.
Programa de rádio Viva a Vida 1653 - 29/05/2023 - Dia mundial sem tabaco
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
E o que é o novo vape de vitaminas?
O novo vape nada mais é do que o dispositivo eletrônico para fumar que, ao invés de ter a nicotina no cartucho, a indústria novamente persuadiu as pessoas dizendo que há vitaminas e outras substâncias como suplementação alimentar, probióticos, enzimas entre outros. Os cigarros eletrônicos como os vapes tentam atrair mais usuários com a promessa que ajude na saúde, inclusive, prometem alta performance e benefícios através da suposta inalação de vitaminas. Não caia nessa armadilha! Há um alerta para que este tipo de vape possa trazer ainda mais riscos e prejuízos para a sua saúde.
O que costuma funcionar para parar de fumar?
Bom, em primeiro lugar, defina um dia para parar de fumar. Na sequência, você precisa planejar para ter alimentos saudáveis para levar à boca no lugar do cigarro. Escovar os dentes quando tiver vontade de fumar ajuda muito. Toda vez que você escova os dentes você tem o compromisso de mantê-los por mais tempo limpos. Aumentar a ingestão de água ajuda muito. Outra dica são os exercícios físicos, importantíssimos, e fazer pelo menos uma caminhada 30 minutos ao dia, se possível. Andar de bicicleta. Ir para a academia. E também tem outras formas de se exercitar como dançar, outras formas de liberar os hormônios do prazer e bem-estar. Cuide da sua saúde mental.
Leia a entrevista na íntegra
1653 - 29/05/2023 - Dia mundial sem tabaco (.PDF)
3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.
A Pastoral da Criança trabalha a fim de mobilizar, motivar, sensibilizar e encorajar os tabagistas a largarem o fumo. Ações educativas, de comunicação, atenção à saúde, junto com o apoio de políticas públicas continuam sendo extremamente importantes para prevenir que iniciem essa prática, principalmente entre crianças, adolescentes, jovens e gestantes.
Dra. Zilda
“Quando a gente se esforça, Deus parece que está mais perto”.
Papa Francisco
"Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados.’’