meioambiente1549

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O cigarro pode desencadear cerca de 50 doenças diferentes, dentre elas vários tipos de câncer. Portanto, o seu uso não oferece nenhum benefício ao organismo, só malefícios, e as pessoas precisam se conscientizar disso. Por isso, precisamos divulgar as campanhas antifumo e repassar para as famílias os locais de tratamento que podem ser identificados por meio do número 136, do Disque Saúde. Para falar sobre o assunto, entrevistarmos Dom Sérgio da Rocha, Cardeal Arcebispo de São
Salvador da Bahia e Primaz do Brasil; e a Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, Regina Reinaldin, que fazem um alerta sobre o aumento dos riscos do tabagismo em tempos de pandemia.

caroline dalabona

Dom Sergio da Rocha

ENTREVISTA COM: Dom Sergio da Rocha, Cardeal Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil.

Que fatores favorecem o crescimento ou aumento dos fumantes neste período de pandemia?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1561 - 23/08/2021 - Combate ao fumo


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Dentre os fatores que têm favorecido o crescimento ou o aumento dos fumantes nesse tempo da pandemia estão as preocupações, as tensões, angústia, ansiedade perante à Covid-19. Isto é, o risco do contágio, a preocupação com as reações se for contagiado, com o tratamento da saúde; os problemas econômicos, como o desemprego que tem se agravado por causa da pandemia; a perda de pessoas queridas, vítimas da própria pandemia. Infelizmente, fumar não vai resolver, pelo contrário, pode até agravar os problemas que a pessoa está sentindo.

Por que o tabagismo é um potencial fator de risco e agravante para a Covid-19?

O tabagismo traz grandes prejuízos para a saúde. Fumar não faz bem, nem para aquele que fuma, nem para as pessoas que estiverem expostas à fumaça do cigarro. O fumo é prejudicial para a saúde, pode afetar os pulmões, o coração, vários órgãos, tornando-se um fator de risco para várias enfermidades. E a Covid afeta também o organismo de um modo geral com muitos sintomas, mas atingindo especialmente os pulmões, a função respiratória. Por isso, o fumo eleva ainda mais o risco de complicações para quem contrai a Covid-19. Fumar, ser fumante, é fator de risco. Se a pessoa que contrai a Covid-19 é fumante, o risco de complicações torna-se ainda maior.

caroline dalabona

Regina Reinaldin

ENTREVISTA COM: Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

E a pessoa que decide parar de fumar, onde pode buscar ajuda?

Pode buscar o tratamento completo que está disponível no SUS. Vai de aconselhamento até o uso de medicamentos. O tabagista terá acesso à informações, reuniões de apoio, consultas para acompanhamento da saúde e acompanhamento psicológico, se necessário. As informações sobre os locais de atendimento e horários disponíveis de tratamento podem ser encontrados nas Unidades Básicas de Saúde e em hospitais próximos de casa ou do trabalho. Para saber mais, Disque Saúde 136.

Leia a entrevista na íntegra: 1561 - Tabagismo é um potencial fator de risco também para a Covid-19 (.PDF) 

 

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”

A Pastoral da Criança tem como objetivo levar vida em abundância para todas as crianças. Esse trabalho começa já na gestação pelo cuidado da saúde da gestante que afeta diretamente a saúde do bebê. Um bom acompanhamento com pré-natal, cuidados nutricionais, psicológicos e familiares garantem oportunidades de desenvolvimento para a criança que está por vir.

Dra. Zilda

“A Pastoral da Criança tem essa missão de ser fermento na massa, para levar esse país para frente, onde todos tenham seus direitos garantidos e cumpram os seus deveres”

Papa Francisco

"Lembremo-nos sempre: somente quando se é capaz de compartilhar é que se enriquece de verdade; tudo aquilo que se compartilha se multiplica! A medida da grandeza de uma sociedade é dada pelo modo como esta trata os mais necessitados, que não têm outra coisa que não sua pobreza!