Os danos ambientais têm um impacto significativo na saúde das crianças, que são especialmente vulneráveis devido ao estágio de desenvolvimento de seus sistemas imunológico, respiratório e nervoso. A poluição do ar, por exemplo, está associada ao aumento de problemas respiratórios, como asma e bronquite, enquanto a exposição a substâncias tóxicas em solos e águas contaminados pode causar atrasos no desenvolvimento cognitivo e problemas neurológicos. Além disso, as mudanças climáticas agravam a insegurança alimentar e aumentam a incidência de doenças infecciosas, como a dengue e a malária, que afetam desproporcionalmente as populações mais jovens e mais pobres. Por isso, proteger o meio ambiente não é somente uma ação para o benefício das futuras gerações, é também uma necessidade das crianças do presente.
No tema desta semana, vamos conhecer uma importante iniciativa de ativismo ambiental, focada especialmente em dar suporte a lideranças religiosas, como os missionários da pastoral da Criança.
A Iri-Brasil
A Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil (IRI-Brasil) é uma plataforma de apoio às lideranças religiosas para que possam ampliar sua contribuição para a preservação do equilíbrio climático, a conservação e o uso sustentável das florestas e a proteção dos povos indígenas e das comunidades locais.
Líderes da Pastoral da Criança podem usar o conteúdo produzido pela IRI-Brasil para contribuir com a preservação do meio ambiente. Em seu site, a iniciativa disponibiliza guias, banners, cards e vídeos que podem ser compartilhados em redes sociais, grupos de whatsapp e nas paróquias, tanto com autoridades locais, empresários, amigos e famílias acompanhadas. A IRI-Brasil produz, inclusive, um guia específico para comunidades católicas.
Carlos Vicente, Coordenador Nacional da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais da ONU-PNUMA – IRI-Brasil.
ENTREVISTA COM: Carlos Vicente, Coordenador Nacional da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais da ONU-PNUMA – IRI-Brasil.
Carlos Vicente, você poderia nos explicar o que é a IRI BRASIL e qual é a missão dela?
CARLOS VICENTE:
A Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais (IRI Brasil) é um projeto do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas e tem apoio do governo da Noruega e também de algumas outras organizações no Brasil e fora do Brasil. A missão da iniciativa é contribuir para que as lideranças e as comunidades religiosas possam contribuir mais para o cuidado com a natureza, para a preservação das nossas florestas, dos nossos rios, das nossas nascentes, da qualidade do nosso solo, a preservação da qualidade do nosso ar, reduzir a devastação, a poluição e, com isso, preservar as condições que promovem e sustentam a vida de todos nós.
De que maneira a falta de ar puro e água potável afeta a saúde e bem-estar das comunidades?
CARLOS VICENTE:
Respirar ar poluído causa doenças e torna a vida de muitas pessoas um grande sofrimento. Quando nós respiramos a fumaça que vem das queimadas, seja de florestas, seja de pastagens, de resíduos agrícolas, nós estamos respirando gases tóxicos. Estamos também respirando partículas que nós não enxergamos, que vêm junto com a fumaça, e elas causam danos sérios a nossa saúde. Já a água, a água potável, ela é fundamental para a vida. E a falta de acesso à água potável, enche o nosso corpo de agentes causadores de doenças. Ou seja, fornecer água potável, água limpa, para que as pessoas possam beber é um direito humano, é um direito assegurado na constituição mas, infelizmente, isso não está sendo respeitado para muitas pessoas no nosso país.
Carlos Vicente, como está sendo realizada essa Campanha?
CARLOS VICENTE:
A Campanha pelo Direito de Respirar ar Puro e Acesso à Água Potável tem se desenvolvido de forma cooperativa, participativa, com lideranças e organizações religiosas, também organizações de lideranças científicas e organizações que atuam no campo da saúde pública e também no campo socioambiental. A gente criou vários guias que estão disponíveis na internet, nós produzimos cards para que sejam compartilhados nas redes sociais, também pequenos vídeos com informações. E também nós temos várias rádios na Amazônia que estão veiculando mensagens várias vezes ao longo do dia e também temos instalado nas capitais da Amazônia outdoors, aqueles painéis, trazendo a informação para que as pessoas possam discutir, pensar e refletir como todos esses problemas têm uma causa comum: a destruição das florestas. E a outra parte da Campanha é em relação ao problema da falta de acesso à água potável, que muitas famílias sofrem na Amazônia e no Brasil. E nós estamos nessa parte da Campanha divulgando uma solução tecnológica muito eficiente, que é um filtro de nanotecnologia. E também tentando mobilizar a solidariedade das comunidades religiosas e das pessoas em geral para que possam doar filtros e buscando também o diálogo com as autoridades públicas para que possam se comprometer com ações muito concretas para ajudar a reduzir e a evitar esses problemas no futuro.
Padre Dário Bossi, Assessor da Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB.
(MENSAGEM) Padre Dário Bossi, Assessor da Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB.
Padre Dário, quais são as expectativas da CNBB, sobre a Campanha que a IRI BRASIL está realizando com o tema “Direito de respirar ar puro e acesso à água potável?
PADRE DARIO:
A CNBB apoia em cheio a campanha da IRI pelo direito ao ar puro e à água potável. Se tratam de dois direitos essenciais para a vida e é preocupante o quanto ainda hoje, em diversas regiões do Brasil, muita gente não tem esse acesso, seja pela poluição, sobretudo pelas queimadas na região amazônica, queimadas provocadas criminalmente, por grandes atores econômicos que querem adentrar-se na Amazônia, seja pela mudança de clima e pela falta de água. Então, precisamos, urgentemente, como igrejas, de maneira ecumênica e inter-religiosa, se unir pelo que é essencial à vida e que é uma missão cristã, que é a defesa do direito das pessoas, do direito da natureza para uma vida plena.
Programa de rádio Viva a Vida 1733 - 09/12/2024 - Campanha Pelo Direito de Respirar Ar Puro e Acesso à Àgua Potável
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Leia a entrevista na íntegra
1733 - 09/12/2024 - Campanha Pelo Direito de Respirar Ar Puro e Acesso à Àgua Potável
Saiba mais
A importância de preservar o meio ambiente para termos saúde
Biomas brasileiros e defesa da vida
A superação dos líderes em meio à seca no Amazonas
13º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.”
13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima
Dra. Zilda
“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.”
Papa Francisco
“A destruição do meio ambiente é uma ofensa a Deus, um pecado que põe em perigo todos os seres humanos, especialmente os mais vulneráveis”