Tema: Meio ambiente

meioambiente1549

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Nós somos parte da natureza. Precisamos cuidar bem dela, pois se nós a destruímos, prejudicaremos a sua fluidez, e, em breve, sofreremos ainda mais com as consequências das catástrofes naturais: enchentes, tempestades, ciclones etc. Precisamos agir e agir agora. Como? Preservando o Meio Ambiente, começando pela nossa casa, nossa comunidade, nosso país, até atingir todo o planeta! Os Governos têm o seu papel, mas o que vamos tratar nesta matéria é como nós, cidadãos, podemos mudar um modo de vida inadequado já instalado e ter atitudes conscientes que fazem a diferença. Quem abordará o assunto é Sílvio Santana, Presidente da Fundação Grupo Esquel Brasil, ex-membro do Conselho Diretor da Pastoral da Criança e, agora, voluntário. Ele nos ensinará a enxergar em nossa comunidade quais problemas afetam o meio ambiente e como contribuir para saná-los; e quais atitudes básicas devemos adotar no dia a dia, elucidado pela Encíclica do Papa Francisco, “Laudato Si”. Sejamos o exemplo para as futuras gerações. Saiba também como a Pastoral da Criança, por meio do Aplicativo Visita Domiciliar e Nutrição, tem feito seu papel para a preservação do meio ambiente. Leia ou ouça agora a entrevista!

Qual é a importância da preservação do meio ambiente?

Amigos, de certa forma a vida na terra e especialmente a vida humana está em perigo. A ameaça vem da própria sociedade com o modo de vida inadequado que gera degradação do meio ambiente. Vem também de mudanças climáticas causadas pela humanidade. Mas a ameaça maior vem de quem, sem nenhuma consciência, teima em continuar fazendo o que prejudica a vida na terra. É preciso lutar pela vida e lutar pela vida é cuidar e preservar a nossa casa, o meio ambiente.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1549 - 31/05/2021 - Como cuidar do Meio Ambiente


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Quais são as ações que as famílias podem fazer em casa na proteção ao meio ambiente?

No espaço doméstico, no cotidiano das nossas vidas, os chamados 3 R (erres) são uma boa dica. Reutilizar, Reciclar e Reaproveitar. Além disso, reduzir o consumo de água, de energia, tomar banho mais rápido, gastar menos água. Evitar desperdício como lavar o chão, o carro etc. Se você tem condição, por exemplo, na sua casa, tente captar a água da chuva e use essa água para outras finalidades. Ao consumir energia, lembrar de reduzir seu consumo de combustível de automóvel, usar transporte público, tentar dar mais carona, caminhar, usar bicicleta etc. E não jogar lixo. Também é muito importante educar as crianças para que elas também evitem desperdício de tudo, de alimento, de água. E, também, se você puder, plantar árvores, fazer uma horta caseira, são coisas bem práticas, bem simples que podem ajudar muito a melhorar a qualidade ambiental da sua comunidade.

Hoje, fala-se de um novo estilo de vida, que respeite e cuide do meio ambiente. Como fazer isso?

caroline dalabona

 Silvio Santana

De certa maneira, a criação de um novo estilo de vida, a gente tem que fazer no dia a dia. A gente tem que pensar no que está consumindo. Os pais, os adultos, precisam ser exemplos para essas crianças desde cedo, para realizarem atividades junto com seus filhos, junto com a natureza, plantando, colhendo, cuidando e respeitando a natureza, ensinando as crianças de onde vêm os alimentos, de onde vêm os produtos, todas as coisas com as quais elas estão lidando. Pensar junto com elas e aprender com elas também o valor dessas coisas.

O que o aplicativo da Pastoral da Criança está ajudando na preservação do meio ambiente?

O aplicativo da Pastoral, além de acelerar a troca de informações, contribui também para a economia, por exemplo, de papel. E o papel, como todo mundo sabe, vem das florestas, vem do desmatamento. Você tem que produzir celulose etc. De outro lado, reduz o tempo de trabalho das líderes e coordenadoras, não somente no seu local imediato onde você está, mas em toda cadeia que vai para a área, depois vai para a diocese, depois vai para o estado, depois vai para o nacional. Quer dizer, você reduz o gasto, o tempo de trabalho de lideranças, de coordenadores em todos os níveis da Pastoral. Com isso você está reduzindo gastos com energia, com correio, com transporte. Tudo isso ajuda muito na melhoria do ambiente natural e social tanto na família, por exemplo, os líderes agora podem ter um pouco mais de tempo, de repente, do que antes, na sua comunidade em geral. As pessoas podem se dedicar mais a realizar a missão da Pastoral da Criança, perder menos tempo com a transcrição de fichas e de formulários etc. Então, acho que é um avanço importante que a Pastoral fez e que está ajudando, realmente está ajudando, a preservação ambiental.

Leia a entrevista na íntegra: 1549 - Como cuidar do meio ambiente (.PDF) 

 

1111º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.”

1313º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos (*)”

1414º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.”

1515º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Proteger, recuperar e promover o uso sustenta´vel dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustenta´vel as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradac¸a~o da terra e deter a perda de biodiversidade.”

Dra. Zilda

“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.”

Papa Francisco

"“Quando eu olho para a América, e também para minha terra natal, a América do Sul, muitas florestas sendo cortadas se tornaram uma terra que não podem mais dar vida. Esse é o nosso pecado: explorar a Terra e não permitir que ela nos dê aquilo que ela pode nos dar.”"