1322 creche outros assuntos

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), as creches, para crianças de até 3 anos, e pré-escolas, para crianças entre 4 e 5 anos, devem educar, cuidar e proporcionar brincadeiras, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem, personalidade e para a inclusão social da criança.

Desse modo, as creches são a opção mais utilizada pelos pais que precisam trabalhar durante o dia e não tem com quem deixar seus filhos pequenos. Mas, visto que essa é a primeira experiência em termos de “separação” da família, existem muitos aspectos a serem observados e considerados na hora de escolher uma instituição para deixar a criança.

“Sabemos a necessidade das famílias trabalharem para ganhar o pão de cada dia. Muitas mães precisam retornar ao trabalho antes mesmo dos 6 meses e acabam optando pelas creches. Se a instituição for boa, ela beneficia muito na formação da criança, principalmente ensinando o valor da partilha, da solidariedade e do amor ao próximo, o que é muito valioso. Mas, a separação dos pais e da família durante todo o dia é, muitas vezes, pesaroso. Então, nós, como líderes, estamos sempre nas creches, graças a Deus as da nossa comunidade nos acolhem com muita alegria, até mesmo para fazermos a Celebração da Vida, o que nos deixa ver o cuidado deles com a criança e a meta de cada funcionário”, falou a líder Vani Amparo, da Paróquia de São Benedito e Santo Antônio de Jesus (BA).

Confira a entrevista completa da Ir. Veroni Medeiros (assessora técnica da coordenação nacional da Pastoral da Criança) e do Prof. Vital Didonet (especialista em Educação Infantil e Direitos da Criança e assessor da Rede Nacional da Primeira Infância) sobre o que se deve observar em relação às creches.

Leia também:
A inserção das crianças na creche
A situação das creches no Brasil

Entre os aspectos positivos da Educação Infantil, temos: o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança. Mas, também devemos considerar os fatores de risco, como: não levar em conta as características das crianças, limitação das decisões da criança, segregação social e a ruptura com os vínculos e características familiares. Assim sendo, para que esses fatores sejam amenizados, é necessário que a creche trabalhe em conjunto com os pais a e seja vista como um complemento a ação da família e da sociedade.

Também devemos considerar que para a creche cumprir seu papel, ela deve trabalhar com a linguagem familiar e corporal do bebê, socializar, dedicar afeto, procurar ver a criança sob seu ponto de vista, disponibilizar espaços para que as crianças possam usar a criatividade, com jogos e atividades que as deixem livres para escolher, interagir com o ambiente e aprender. Sempre trabalhando em parceria com a família, para que juntos, possam atender às reais necessidades da criança.